terça-feira, 25 de janeiro de 2011

UPPs: DOIS ANOS DEPOIS INVERDADES COMEÇAM A SE DESMANCHAR.

GLOBO BAIRROS:
Asfalto sem paz

Dois anos depois da inauguração, em dezembro de 2008, da primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio, a do Morro Santa Marta, em Botafogo, o governo do estado vê consolidada a conquista de seu objetivo: a região permanece controlada. Contudo, o impacto na segurança nos bairros do entorno está longe de ser o que a sociedade esperava.
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que, na área do 2 BPM (Botafogo), os índices de criminalidade oscilaram, entre janeiro e outubro de 2008 e o mesmo período de 2010. Com algumas exceções, as atuais taxas estão quase na mesma ordem que as dos meses que precederam a ocupação. Agora, com um agravante. Os assaltos a residências cresceram 62,5%, comparando os dez primeiros meses de 2008 (em novembro daquele ano começaram as ações para expulsar os traficantes) com os de 2010. Além deste, outros dois tipos de roubo aumentaram: a estabelecimentos comerciais (36,5%) e em ônibus (16,9%).
Na comparação dos períodos, tiveram queda furto e roubo de veículos (17,9% e 38,9%, respectivamente) e roubo a transeuntes (7,6%). Sem confrontos no Santa Marta, os autos de resistência zeraram na área da 10 DP (Botafogo). Apesar de os bandidos continuarem agindo na região, houve diminuição dos registros de atividade policial. Entre janeiro e outubro de 2008 e igual período de 2010, aconteceram menos prisões, menos recuperação de veículos e menos apreensões de drogas e de armas. Para a presidente da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo (Amab), Regina Chiaradia, a segurança nos oito bairros da região só vai melhorar se o efetivo do batalhão aumentar e o Morro Santo Amaro, na Glória, também receber uma UPP.
Cerca de 400 policiais estão lotados no 2 BPM e, na região, há 238.895 moradores, segundo o IBGE. Com isso, a proporção é de um policial para cada 597 pessoas. Já no morro, são cerca de seis mil moradores e uma UPP com 123 homens: lá, não falta policiamento. A taxa é de um para cada 49 pessoas. Satisfeita com a pacificação, a comunidade também cobra mais atenção do governo — mas em outras áreas que não a segurança. Hoje, o Santa Marta comemora os frutos gerados com a chegada da UPP.
Confira a reportagem na íntegra em O Globo - Zona Sul desta quinta-feira.
Siga o Bairros.com no Twitter: @Bairrospontocom
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Anônimo disse...

Chinês escapa de tiros
após reagir a assalto em Copacabana

Estrangeiro arrancou com o carro e disparos foram feitos em direção ao veículo

Após fugir de uma tentativa de assalto na tarde desta terça-feira (25) na avenida Nossa Senhora de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, um chinês escapou por pouco de ser baleado.

Segundo a Polícia Militar, bandidos tentaram roubar o Corolla do estrangeiro. Ele, no entanto, arrancou com o veículo.

Logo em seguida, foram feitos disparos em direção ao carro, mas nenhum deles atingiu o Corolla. Os criminosos fugiram

É a segunda ocorrencia policial na zona sul esta semana. A primeira foi o arrastão na altura do posto 10 em Ipanema no Domingo, evento que foi ignorado pela mídia e pelo governo estadual.

Anônimo disse...

ATENÇÃO COMPANHEIROS VEJAM QUE NOTA INTERESSANTE.
ENVIADO,PELO SUB-TENENTE CLÓVIS DE OLIVEIRA.

MEUS CAROS COMPANHEIROS DE LUTA PELA APROVACÃO DA PEC 300.
O DIA 20/01/2011 POSSO DIZER QUE FOI MEU DIA DE SORTE,COMPARECI NO ESCRITÓRIO DO VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA Dr MICHEL TEMMER,MA PRAÇA DO PAN AMERICANO,BAIRRO PINHEIROS EM SÃO PAULO,AFIM DE SOLICITAR UMA AUDIÊNCIA COM O VICE PRESIDENTE DA REPÚBLICA,PARA TODOS OS REPRESENTANTESDE ASSOCIAÇÕES DE POLICIAIS DE TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS E,NO MOMENTO EM QUE CONVERSAVA COM O CHEFE DO ESCRITÓRIO,Dr AMON, CHEGA O Dr MICHEL TEMMER.
APÓS CUMPRIMENTA-LO,EXPLIQUEI O MOTIVO DA VISITA,ENTÃO O VICE-PRESIDENTE DISSE QUE NÃO PRECISAVA MARCAR AUDIÊNCIA,POIS NA SEGUNDA FEIRA DIA 24/01/2011,IRÍA FALAR COM O PRESIDENTE DA CÂMARA DEPUTADO MARCO MAIA PAR RESOLVER O PROBLEMA DA PEC 300,NO DIA 15 DE FEV. DE 2011,DATA DO FIM DO RECESSO.
SALIENTOU AINDA O SUB-TEN CLOVIS OLIVEIRA QUE O ENCONTRO FOI CASUAL E OPORTUNO.
MEUS PARABENS CLOVIS DE OLIVEIRA POR ESTAR NO LUGAR CERTO NA HORA CERTA.