sábado, 5 de janeiro de 2008

ASSOCIAÇÃO DE PERITOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

APERJ – É TEMPO DE REFLEXÃO.

Notícia extraída do site da Associação dos Peritos do Estado do Rio de Janeiro:
http://www.aperjperitosoficiais.org.br/site/

Mais um ano termina e, nós peritos, continuamos na mesma situação.
A falta de recursos e de gestão adequados persistem.
Os salários continuam aviltados.
Iniciamos o ano fazendo um levantamento detalhado das condições da perícia criminal e médico legal em todo o estado. Elaboramos um extenso relatório acerca da realidade da perícia oficial, que foi amplamente divulgado pela imprensa e encaminhado a todas as autoridades competentes, dando nossa colaboração para a sociedade e para o governo recém eleito. Dessa forma, mostramos os equívocos gerenciais que vinham sendo cometidos em relação aos órgãos periciais.
O governo, em contrapartida, iniciou obras emergenciais para um novo IML, ainda não concluídas e com nova previsão para o término no primeiro trimestre de 2008. A este respeito, esforçamo-nos para colaborar com a nossa experiência, solicitamos documentos e cronogramas e fomos olvidados ou talvez mal interpretados. Constatamos que não faz parte da cultura gerencial dos nossos administradores esse tipo de atuação participativa.
Somente o Secretário de Segurança nos deu a devida atenção. Sensível às demandas da perícia forneceu equipamentos (máquinas fotográficas, computadores e impressoras multifuncionais) e aprovou cursos de capacitação inéditos, organizado pelos peritos e destinado aos peritos. O mesmo será implementado junto com a Acadepol no ano vindouro.
Ao sentirmos a blindagem que existia em relação às nossas justas reivindicações, incitamos um amplo debate com os representantes dos delegados, onde participaram outros representantes da sociedade organizada. Deste último encontro, destacamos as seguintes conclusões:
1. Todos os debatedores, incluindo os representantes dos delegados, consideraram ser fundamental a reestruturação da perícia oficial, tendo como gestor da instituição um perito oficial;
2. É também unânime a necessidade de uma consideração especial por parte do governo do estado em relação à questão salarial dos peritos no Rio de Janeiro.
Iniciaremos o próximo ano apresentando ao governo este novo patamar de entendimento, prosseguindo na nossa luta pela autonomia.
Muito caminhamos e nos dedicamos. E assim continuaremos.
Desejamos a todos um Natal de paz e um ano novo de grandes conquistas.
Que Deus ilumine a nossa mente e a das nossas autoridades, fazendo-nos entender a oportunidade ímpar que está posta, de colocarmos o nosso estado na vanguarda da justiça e da segurança, configurando uma perícia de excelência no estado do Rio de Janeiro.
Elcio Costa
Presidente da APERJ




Para mudar a insegurança pública, obrigatoriamente, precisamos mudar os processos improdutivos.

Insistir em processos ineficazes significa condenar a todos nós, cidadãos, patrocinadores do estado, a nunca sermos beneficiários de serviços públicos de qualidade.

A autonomia da perícia precisa ser avaliada e decidida com urgência.

Tal autonomia é indispensavel inclusive como mecanismo de controle da atividade policial.

O Perito precisa ser independente.

E nunca é demais lembrar que essa independência já é fato na maioria dos estados brasileiros

Basta de repetirmos o que está dando errado!


ACERTAR É HUMANO!


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: