sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

AME/RJ - REUNIÃO DE OFICIAIS - ATO CÍVICO - DECISÃO

Ontem, no curso da reunião de Oficiais realizada na Associação dos Militares Estaduais do Rio de Janeiro – AME-RJ, centenas de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, decidiram pela realização um ato cívico, ordeiro e pacífico, no próximo domingo às 10:00 horas, na orla da zona sul da cidade do Rio de Janeiro.
Estiveram presentes 19 (dezenove) Coronéis de Polícia da Ativa; inúmeros Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Policiais Militares; além de centenas de Oficiais Superiores, Intermediários e Subalternos das Instituições Militares Estaduais.
O ato será realizado em trajes civis e tem como objetivo demonstrar a insatisfação dos Militares Estaduais pela não concessão de reajustes salariais dignos e ainda, conscientizar o cidadão fluminense que a sua participação e apoio é indispensável para que possamos alcançar a Segurança Pública que precisamos e merecemos.
Nenhum prejuízo à Sociedade Fluminense resultará desse ato cívico, para o qual inclusive os Militares Estaduais levaram seus familiares.
A família Policial Militar e a família Bombeiro Militar, os heróis sociais que arriscam a vida em defesa da sociedade fluminense, clamando por cidadania, através de salários dignos e de adequadas condições de trabalho.
Os Oficiais presentes ratificaram o apoio integral aos dignos Comandantes Gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares que tanto tem lutado pela obtenção da cidadania dos seus subordinados.
Além de decidirem pela realização do ato cívico no dia 27 de janeiro de 2.008, na orla de Ipanema, os Oficiais decidiram pela realização de uma nova reunião na AME/RJ, no dia 29 de janeiro de 2.008, para avaliação do ato cívico realizado e ainda, para delibararem e decidirem a respeito dos próximos passos da mobilização, diante das negociações institucionais em curso com o Governo Estadual.
Rogamos à Deus que o Governo Estadual se sensibilize sobre a necessidade imperiosa de darmos dignidade e cidadania aos Policiais Militares e aos Bombeiros Militares.
O cidadão brasileiro - Militar de Polícia e Bombeiro Militar – lutando por sua dignidade e pela sua condição plena de cidadão.
A reunião ocorreu em clima de ordem, o que pode ser comprovado pela mídia presente.


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORREGEDOR INTERNO

33 comentários:

Anônimo disse...

Foi com orgulho que participamos, mais uma vez, de tão importante movimento. Sabemos que estamos envolvidos num processo contínuo: O RESGATE DA CIDADANIA DO MILITAR ESTADUAL (PM e Bombeiro) - o HERÓI SOCIAL que defende a sociedade por menos de R$ 30,00 ao dia; entregando sua própria vida em defesa desta.
É com esta vibração, aliada a razão, que nos orgulhamos de fazer parte desta assembléia; doravante nominada, metaforicamente, como "OS 300 DE SPARTA".

JUNTOS SOMOS FORTES (e com a sociedade ao nosso lado SOMOS INVENCÍVEIS)!


Turma 76

Anônimo disse...

Cel Paúl,

Parabéns pela iniciativa e coragem.
Se ao menos não tivéssemos aumento, mas houvesse um escalonamento vertical onde pudessemos ver um CEL ganhando o equivalente a um juiz, promotor ou delegado, de 1ª, poderíamos sonhar e almejar o progresso na corporação. Mas nem isso temos.
Temos uma das zonas de maior intensidade de combate urbano do mundo, só comparável a áreas oficialmente em guerra no Oriente Médio, e o 1º, 2º ou 3º pior salário do Brasil. O RJ é a 2ª maior economia do país, com um PIB da ordem de 70 bilhões de dólares, equivalente ao Chile. Se nos separássemos do Brasil, seríamos a 45ª economia do planeta, e integrantes da OPEP. Se formos estudar comparativamente, sem dúvida, considerando os riscos, a carga horária, e o número real de policiais mortos e feridos devemos ser os mais mal recompensados do planeta. Eis o início de todas os problemas. E ainda somos responsáveis, 24X7, in loco, pela vida e liberdade de milhões de cidadãos.

Respeitosamente,

Major PM Cajueiro

Ten BM Lauro disse...

Parabéns aos nobres Coronéis PM que assumiram essa importante responsabilidade e parabéns também às centenas de Oficiais PM e BM que lá estiveram nos dias 24 e 22 de janeiro!
A PMERJ, o CBMERJ e o Povo Fluminense agradecem!
Urra, Ten BM Lauro!

Anônimo disse...

Coronél,não seria melhor a PROPOSTA vincular o SOLDO DO PM COM O SÁLARIO MÍNIMO??O que acha???

Anônimo disse...

Coronel,
finalmente eles demonstraram medo . Sua exoneraçâo por um motivo mentiroso só demonstra o acerto do nosso curso de ação . Não esmoreça pois o senhor sempre terá o reconhecimento que importa : o dos seus homens .

Anônimo disse...

Olá!
Gostaria de saber se estavam presentes na reunião os praças da PMERJ, pois verdadeiramente são eles que sofrem com todo este desgoverno (Alguém já viu CEL ou outro oficial andar em VTR caindo aos pedaços ou empurrando alguma ue não pega? Alguém já viu CEL deixando a família de lado para bancar um "bico"? Alguém já viu CEL puxando a frente? Salvo exceções é claro. Somos nós praças que estamos sofrendo com um péssimo salário e ainda assistimos oficiais comendo "melhorados" na hora do almoço. Somos nós os praças que ficamos de fora de uma reunião que, em tese, seria para decidir nossas pretensões, mas que, por palavras proferidas por um dos coronéis ali presente foi deixado bem claro que os praças serviriam só para número "Nós vamos decidir tudo e depois abriremos para os praças. Eles vão fazer o que mandarmos." (CEL Fialho). Pois bem. Não farei nada o que mandarem, não sou seu empregado e muito menos seu ‘cupixa’, quer ganhar como autoridade policial? Faça concurso para Delegado. A verdade é uma só. Estamos "Policiais Militares (praças) e Policiais Civis (Insp. Invest etc) em meio a uma guerra de égo dos delegados e alguns oficiais, que só estão vendo seu pirão e resto pode explodir. Querem que os praças participem? Então coloque em meio ao pleito nossos verdadeiros interesses, tais como: Fim desse RDPM arcaico e draconiano, fim dos Ranchos, que só servem para os oficiais. Mudanças em nossas escalas assim como o retorno dos adidos (nossa escala é horrível por falta de efetivo, mas todos os dias mandam policiais para outros órgãos).
Parem de pensar que somos idiotas, pois há muito provamos que não somos. Fazem uma reunião, onde só se discutem interesses do oficialato, e nós os praças, onde ficamos? Chega de ser massa de manobra.
Dignidade, mas também respeito àqueles que verdadeiramente estão todos os dias dando a cara para bater.

Anônimo disse...

Cel. Sei que acaba de ser exonerado da corregedoria, talvez nem tenha tempo para pensar numa resposta...mas ainda continuo achando que o melhor para o Rio, para o Brasil, seria a unificação das polícias tornando-se um todos civis, nos moldes dos EUA. O que o sr acha?

Anônimo disse...

Prezado Cel. Paúl
É inaceitável que um comentário verdadeiro o leve a perder o cargo de corregedor.
Sabemos das dificuldades que realmente passam esses policiais, não só com o salário rídículo, como também com os serviços que lhes são destinados.
Hcpm,Ppms sem médicos para dar o mínimo que é a saúde física e mental do policial e seus dependentes.
O setor administrativo que deveria ter funcionários capacitados, é ocupado por policiais que deveriam estar nas ruas, com isso há várias lacunas que não seram cobertas nunca.
Cel sou admiradora da sua coragem, alguém tem que começar pra melhorar.

Anônimo disse...

Meus repeitos ao Sr. Cel PM PAUL,
com certeza um dos melhores ou talvez Corregedor até agora.
Sou agente da CInt. e tenho orgulho do serviço realizado, não esta contaminada, por isso me sinto a vontade de teclar, é uma penâ perdemos a Chefia deste ilustre trabalhador, Cel Assad é linha dura, mas espero que não esqueça, que seus subordinados são as engrenagens desta UPJM.
Sgt PM

Anônimo disse...

Prezado Cel Pm Paúl, venho através do presente externar meu orgulho de ser militar e ver que ainda existem "Homens" de respeito que defendem nossas briosas Polícias Militares do Brasil; com sua atitude ilustre Cel Paúl dignifica cada vez mais nossa dura, mas gratificante missão que é comandar homens, deixo um verdadeiro abraço e solidarizo com a causa defendida ai na PMERJ que é uma causa nacional, pois as Polícias Militares não podem carregar os desmandos do passado, e estou em pé e a ordem aqui no Espírito Santo para auxiliar no que puder e se for solicitado, sou o Cap PM Rogério, forte abraço.

Anônimo disse...

Cel, estou mt emocionado ao ver que na policia existe uma pessoa como o senhor, q luta pelo beneficio de toda a corporacao e ainda inclui nossa corporacao (bombeiros) em suas lutas. minha classe tem sido mt desunida, não consigo imaginar como em um ato publico desse, nós bombeiros, reunimos tao pouco gente, e aqueles q se reunem sempre sofrem consequencias administrativas como essa que o senhor sofreu hoje. minha corporacao tem lutado por concurso publico, o que dificultará ainda mais nosso aumento. estamos cansados de recebermos ajustes inflacionários, queremos dar condicoes dignas para nossos filhos e esposas. Agradeco ao senhor por nos incluir nessa luta e saiba que nossa fraca expressao é devido a falta de apoio de nosssos chefes. Obrigado e que Deus abencoe a vida do senhor

Anônimo disse...

senhor cel paul é com pesar que recebo a noticia da sua exoneraçao. mas fico feliz em saber que existe oficial como o senhor na corporaçao. pena que onde trabalho existe uma quadrilha formada por oficiais coruptos.

Anônimo disse...

sou policial militar de brasila e veja o quanto e nescessario uma postura maior em relação as salários da policia, o governo quer tampa o buraco com uma peneira, estamos na luta com todos os policias do rio; um grande abraço

Anônimo disse...

sou paulista e não estamos melhor do que o rio,conheço pouco o estado,sei que não é pobre, hoje estava conversando com meu irm~~ao que é PM e o assunto foi brasilia que um nucleo só e fechado,as diferenças se existe são só duas classes que vive no lugar.
e não produz na quantidade que gasta,sepode pagar o salario e vantagens que é comum,porquie os nosssos estados que são ricos não podem pagar?
o senhor está de parabens pela atitude assim tivesse mais coroneis independente da função corregedor ou não o que importa é a policia que em sociedade moderna é a primeira atitude dos governantes.

Anônimo disse...

Meus repeitos ao Sr. Cel PM PAUL,
Moro nos EUA, mas como cidadão brasileiro estou sempre lendo noticiários no Brasil. Estou indignado com a sua exoneração do cargo de corregedor em função da participação na realização do ato cívico..."Que país é esse???"...Os salários dos policiais no Brasil é uma VERGONHA...Felicidades e sucesso...

Anônimo disse...

Parabéns pela sua iniciativa e coragem.
Eu sou um cidadão comum q pago todos os impostos e me sinto indefeso e triste em saber que a POLICIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO é mal remunerada.

Sua frase diz tudo:

"POLICIAL MAL REMUNERADO É PRESA FÁCIL PARA A CORRUPIÇÃO"

TENHO CERTEZA Q A SOCIEDADE ESTARÁ AO SEU LADO E SEU NOME NUNCA ESQUECIDO.

PARABÉNS!!!

Leonardo Allevato disse...

Prezado Cel. Paul,

Parabéns pela coragem de se colocar a frente de tão nobre manifestação. Às vésperas de sua aposentadoria, poderias omitir-se e aguardar para ver "no que daria" tudo isso. Bravamente arriscaste seu cargo por militares que buscam apenas sua condição plena de cidãdão.
Sua passagem pela briosa certamente será marcada por esse ato heróico e atos heróicos são uma caracterísitica dos bravos!!

Ten Allevato

Anônimo disse...

Realmente só falta voltarmos a ditadura, pois não aceito tal afastamento do Sr.claro que sabemos que isso existe.Como não sou militar e sim esposa de um,posso dar meu depoimento sem ser exonerada. Vamos começar pelo fato do dinheiro que sai todo mes dos contracheques para o nosso hospital e não chega até ele e olha que sei que fosse usado(não desviado desde governos anteriores)seria uma unidade de 1 mundo e podendo contratar civis para fazer trabalhos que praças que poderiam estar nas ruas em sua verdadeira ocupação e sem falar nos dias de folgas.Folgass essas usadas para colocar em "serviços extras"sem remuneraçãoe sem hora de saida,sem alimentação, sem condução até o setor de trabalho,sem agua,sem muitas vezes o rádio na cabine que fica no alto do morro. E aí vai a pergunta porque ninguem se preocupa de que jeito o pm retorna a sua casa, se de onibus morre rápido, de carro falta gasolina e agora vem esse vale transporte que deveria ser dado para todos ao mesmo tempo pois se formos ver que é pela distância percorrida ou pelo perigo dos caminhos que os policias passam até chegar ao trabalho todos deveriam ter os mesmos direitos e dignidade para trabalhar pois já vi meu marido varias vezes ter que consertar sua viatura de trabalho porque se não trabalharia a pé e eu que não tenho tanto conhecimento de administração sei que deveria ter um setor que funcionasse para manutenção de viatura só que é usada até não ter conserto, não o porque de uma atitude e falta de organização dessas. Agradeço a oportunidade e conte com todas as esposas que adiministram suas casas e maridos que voltam pra suas famílias com o estress e o humor em desalinho e administram isso como ninguem. um abraço.

Anônimo disse...

Prezado Cel. Paúl
Infelizmente moro longe e não posso participar de manifestações como a de hoje.
Sei perfeitamente que uma andorinha não faz verão, porém se outros coronéis tivessem a mesma postura do sr. os praças teriam motivação para enfrentar tantas atribulações.
Sou esposa de um policial, me orgulho muito de sua profissão, servir a sociedade deveria ser obrigação não só da PM e do corpo de bombeiros, e com salários mediocres, condições de trabalho precárias. Policiais tiram serviço nas ruas sem ter acesso a banheiro, água para beber e se não bastasse o lanche que chega para eles nesse calor absurdo, é um sanduíche que no verão, já está estragado e um refresco quente.
ELES NÃO MERECEM!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Bom dia Cel. Fico honrado em ver sua postura diante dessa guerra que parece ser injusta pra uns mas pra maioria é digna de considerações. Tenho observado nos últimos 20 anos, esse ensaio de tornar mais seguro nosso Estado do Rio de Janeiro. Verdadeiramente sabemos que o mau uso da politicagem tem causado sérios prejuízos principalmente na area da segurança pública. Pessoas desonestas, comprometidos com as irregularidades, mas sempre querem descontar no grupo que nada tem haver com o problema. A PM e o BM sempre tem demonstrado sua competência no "Servir e Protejer" a população. É obvio que nem sempre o policial pode estar presente quando um delinquente ataca ou mesmo um bombeiro pode apagar uma chama que iniciou a alguns km de distância, afinal de conta só DEUS tem esse poder de estar em todo lugar ao mesmo tempo. Finalizando, quero externar minha satisfação pelo empenho de V Sª nessa batalha, que possamos derrotar esse inimigo e melhorar essa situação revertendo-a para melhor. SUCESSOS.

Anônimo disse...

Prezados Camaradas Cariócas,
Entendo ser o momento de nos unirmos, todos os militares brasileiros, quer federais, quer estaduais,para que juntos e coesos, possamos obter o pleiteado pelas forças armadas, que é a equiparação salarial à dos ministros do supremo tribunal federal...e daí seguir o princípio adotado pelo poder judiciário, que parece-me o mais lógico, prático e que venha a atender indistintamente, todos nós militares: das FFAA, PPMM e BBMM de todos os estados brasileiros!!!
Pensem nisso e juntem-se ao movimento previsto pelas FFAA para o próximo dia 31/01/2008!!!
Separadamente seremos poucos e muito dispersos, porém todos juntos, seremos, com certeza, imbatíveis e colocaremos todos os governantes: federal e estaduais Contra a Parede!!!
Militares Unidos Jamais Serão Vencidos!!!

Pedro Gomes disse...

Sou praça de Natal/RN e fico feliz em saber que oficial de tamanha reputação se interesse com a melhoria da instituição. São de pessoas como o senhor que precisamos sempre.

Felizmente, aqui em Natal/RN, também, temos no oficialato quem procura melhorar a PMRN. Poucos, mas já é um começo!

Fiquei sabendo deste blog através do G1 (globo), onde descreve uma, possível, exoneração de vossa senhoria por causa de uma opinião sua postada neste blog, a qual fala da ligação salário x corrupção !!!

Concordo com o senhor e, digo ainda mais, acrescentaria também a ligação "Educação (Superior) x Corrupção x PM (qualidade) !"

Não sei qual o seu posicionamento quanto esta ligação, mas, caso o senhor fizer uma análise detalhada, ela, na minha opinião, é muito realista!

Enfim... Parabéns, mais uma vez, pelo blog e por sua pessoa gostar de expressar o que pensa!

Anônimo disse...

Cel. Paúl
Em 10 anos de serviço prestado á nossa corporação nunca me senti tão orgulhoso de ser o que sou:POLICIAL MILITAR.Quero deixar claro que sou o que sou por opção e não por FALTA de opçao,amo o que faço e tento fazer da melhor forma possível.
Lhe agradeço do fundo do meu coração de ter despertado em mim um sentimento há muito tempo adormecido.Grandes feitos inician- se com "um primeiro passo" e foi dado pelo Senhor!OBRIGADO DEUS LHE ABENÇOE -UNIÃO É TUDO!

Anônimo disse...

Caro Cel. Paúl, apesar de não morar no Grande Rio ,acompanhei o desenrolar de todo o processo que levou a sua exoneração E aqui neste espaço , posso comentar assim como a colega esposa de outro praça sem correr o risco de ser punida . Venho por meio deste comentário dizer que me solidarizo com o senhor e me orgulho de ainda saber que existem Coronéis que tem postura e lutam pela classe militar .É muito fácil ir aos jornais e acusar o militar de corrupção , de mau comportamento , conduta imprópria e não olhar o que leva isto ...é lamentável ver no Brasil um governo que "diz" querer moralizar sem ter nenhuma moral pra isto ....mais lamentável ainda e ver uma "democracia" tão parecida com a antiga ditadura , onde alguém merece algum tipo de punição por expressar aquilo que pensa ( e o que é uma verdade!!)Lamentável ver este retrocesso ...Hoje em dia sofro muito em ver o quanto meu marido vestiu a camisa da coorporação e como se decepciona em ver que não há valor o tanto que já doou ...
Caros colegas ....a hora de fazer algo é agora !!!!!Tenho certeza que muitas outras esposas apoiariam o movimento !
Que Deus o abençoe Cel . e que não tenha sido em vão tudo isso! Nós te apoiamos!

Anônimo disse...

Cel Paúl,

Dou-lhe minhas congratulações pela sua postura diante do Desgoverno a que, aparentemente, está entregue a Segurança Pública do Rio de Janeiro.A PM já não podia ficar inerte. Jamais, em tempo algum, deveria ser "insubordinação" dizer uma cristalina verdade. Policiais mal remunerados são, sim, alvos mais fáceis pra corrupção.
Já é uma postura comum dos Governos Estaduais, quando são confrontados com a Verdade, bradarem a plenos pulmões que não será permitida a "insubordinação" e passarem à caça às bruxas e "exonerações"... Não há novidade nisso.
O que há de novo é a conscientização da Tropa, como um corpo, de que já não é mais possível aceitar o descaso, o descompromisso e a quebra de promessas feitas pelo Governo sob a pena da Instituição PM ruir e com ela a Sociedade Carioca. Os Governos passam e a PM fica.
Não é hora de comandar. É hora de liderar. Toda a Tropa conta com isso.
O que fazemos em vida ecoa na eternidade! Seja forte.

Anônimo disse...

Estou orgulhoso por pertencer a uma Instituição bicentenária que é a PMMG. Aqui em Minas estamos torcendo para um desfecho favorável e pacífico do impasse surgido. Devemos lutar por nossos ideais e pelo bem da sociedade brasileira. A política brasileira está permeada de homens corruptos que somente prezam ao próprio bem estar. Como Instituição temos problemas sim, que poderiam ser solucionados com uma atenção maior dos nossos governantes. O Secretário é somente um, e a Polícia Militar são vários. Juntos somos mais fortes, e unidos com a sociedade seremos invencíveis.

Anônimo disse...

CORONEL, PARABÉNS.
SEI QUE SOU UMA GOTA NO OCEANO, UM SIMPLES SOLDADO DE POLÍCIA QUE MESMO FORMADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA ME SENTIA UM NADA EM UMA CORPORAÇÃO QUE NÃO PRESTIGIA SEUS INTEGRANTES, SEMPRE VIA O OFICIALATO COMO OS DONOS DA INSTITUIÇÃO E QUE SE ESTIVESSE BOM PARA ELES, QUE SE DANE O RESTANTE, MAIS HOJE TENHO OGULHO DE FAZER PARTE DA BRIOSA, POIS SEI QUE TEMOS LÍDERES COMO O SENHOR, PARA LUTAR EM PROL DO INTERESSE EM GERAL. MUITO OBRIGADO EM MUDAR MINHA OPNIÃO SOBRE A INSTITUIÇÃO QUE SIRVO. ESTAMOS JUNTOS E MISTURADO.

Anônimo disse...

Caro cel Paúl
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo por sua importante e oportuna participação neste movimento que visa a correçõa nos parcos salários da nossa querida PMERJ.
Participei e observei com muita atenção das últimas reuniões da AME e hoje com muita emoção fui colocar uma flor no cemitério simbólico que criamos na praia de Copacabana.
Em lutas por reivindicação para melhores salários, prticipei de várias,(pois sou da turma de Asp. de 1967 e em 08/03 proximo completo 43 anos de praça)e em todas nunca me refutei a comparecer independente de qualquer risco que isso importasse.
Como disse acima, observei atentamente o desenrolar dos acontecimentos e com minha pequena experiência gostaria de alem de saudá-lo mais uma vez, chamar sua atenção para alguns detalhes que reputo como importantes, necessarios e passiveis de uma avaliação para o futuro.
1) Em todas as reuniões, foi dada muito pouca importância ou até mesmo algum destaque a presença de inúmeros oficiais reformados presentes.Lembro que um numero representativo destes oficiais ganham satisfatoriamente bem (é o meu caso), pois conseguiram graças a legilação vigente na época se reformarem com relativa comodidade salarial, e desta forma seria mais comodo que em vez de participarem, ficassem em suas casas comodamente aguardando o desfecho deste entreveiro.
Lembro tambem que os oficiais da ativa de hoje seram os oficiais da reserva de amanhã.
2) É lamentavel, e ai digo que sempre foi assim, a pouqissima ou quase nenhuma participação dos oficiais do Corpo de Bombeiros e dos oficiais do quadro de saúde das duas corporações, que infelizmente não emprestam suas colaborações em tão importante movimento.
3) Tambem noto que as praças, por ignorarem ou esterem pouco informadas, vivem dizendo que os "coroneis" estão lutando em causa própria, esquecendo que nossos vencimentos são vinculados a um "escalonamento".Isto tem que ser mais difundido no meio deles.
4) Lamentavel tambem, a meu ver,foi a pequena participação da oficialidade (ativos e inativos), pois tivessemos atingido o número de 600 participantes em uma das reuniões, para mim este número é muito pequeno diante da magnitude e motivação do movimento.
Caro Paúl, tenha-me como um aliado seu, use-me sempre que precisar e creia que minhas críticas não são contra voce, mas para alertá-lo e colocá-lo mais capaz ainda de vencer esta luta.
Ivan Santos Leal Cel PM Ref.

Anônimo disse...

Prezado Coronel,
Parabéns pela atitude e postura o policial militar tem que dar um basta nessa costumeira atitude de insultos a moral e conduta dos que se arriscam por salários indgnos de sua bravura. Se o Governo não sabe honrar seus guerreiros. Que estes se façam respeitar! Uma pena os que "roeram" a corda, abaixando a cabeça mais uma vez ao desprestígio com que o militar é tratado nesse Estado.

Anônimo disse...

Sob o título "UMA LÓGICA CÍNICA DA PM", o Ten-Cel. Ivan Bastos assinou em 17/07/95, no Jornal O Globo, um artigo que serve para o momento atual. Vale a pena consultar os arquivos. (Sou pensionista da PM-RJ).

Anônimo disse...

Só queremos saber quando será o próximo ato de manifestação para lotar-mos as ruas do Rio, em uma causa comum, se a população estiver a nosso favor, não há governador que resista.

Anônimo disse...

A próxima manifestação deve ser GRANDE, não só com os militares da ativa, mas aposentados, da reserva e mais. Com seus familiares , amigos ...Lembraremos quantos somos e quantos VOTOS somos. Pois no fim isso tudo é só isso POLÍTICA! Ou alguem acredita que a substituição do comando da PM foi pela manifestação?

Anônimo disse...

A HIERARQUIA E A DICIPLINA PODE SER DESENVOLVIDA SEM ESSE RDPM COVARDE,QUE MASSACRA O PRAÇA HA QUASE 200 ANOS,É HORA DE MUDAR TAMBÉM ESSE RDPM ARCAICO E SERMOS VERDADEIRAMENTE PROFICIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA,ASSIM ACREDITAREMOS NA UNIÃO DOS PRAÇAS E OFICIAIS,AÍ SIM SEREMOS FORTE.E SÓ MOSTRAREMOS NOSSA FORÇA,SE O CBMERJ E A PMERJ CRUZAR OS BRAÇOS,E ELES SENTIREM NA PELE QUE PRECISAM DESSAS DUAS HONROSA INSTITUIÇÕES.