quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

E CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ" (JOÃO 8:32)

São 01:30 horas, madrugada do dia 30 de janeiro de 2.008 e sei que não conseguirei dormir, o corpo tem o seu próprio tempo para voltar ao equilíbrio fisiológico, o que ainda demorará a acontecer, diante dos últimos acontecimentos.
Aliás, todos que viveram esse dia 29 de janeiro de 2.008, na Associação dos Militares Estaduais do Rio de Janeiro – AME/RJ, também enfrentarão esse problema, a insônia.
Os Coronéis com mais de 34 (trinta) e quatro anos de serviço policial militar e os jovens Tenentes que ainda não tinham experimentado essa situação.
Os inativos.
Os Militares de Polícia e os Bombeiros Militares.
Todos nós teremos dificuldades para encontro o sono.
A calma da madrugada, apesar de coexistir com a escuridão que amedronta alguns, também trás consigo a paz da solidão.
E quando estamos sós, isolados do mundo, costumamos refletir sobre o dia e sobre a vida.
O dia que acabou foi histórico para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, um dia de grandes vitórias e de derrotas amargas, dolorosas ao extremo.
O que aconteceu na AME/RJ está nos sites online e amanhã estampará todas as manchetes dos jornais do Brasil, portanto agora não vou abordar o que aconteceu no antigo Clube dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares.
Não tenho dúvidas, apesar de todo esforço que tem sido feito para que os fatos sejam deturpados, a verdade começará a surgir.
E não tratarei da exoneração do nosso Comandante Geral – Coronel Ubiratan Angelo de Oliveira e nem do nosso Chefe do Estado Maior – Coronel Samuel Dias Dionísio.
Apenas, amigo Ubiratan, nesse momento de tanta dor, me permita corrigir uma frase que você disse para mim hoje:
“Nós permitimos que os inimigos vencessem!”
Meu amigo, eu estava certo, os inimigos não poderiam nos vencer e não venceram, os “amigos” é que pensam que nos venceram, pensam.
Nesse instante, prefiro voltar no tempo e falar sobre o Coronel Francisco Carlos Vivas, atual Diretor Geral de Pessoal da Polícia Militar, meu amigo há mais de 31 (trinta e um) anos.
Na verdade, um irmão que eu pude escolher ao longo da vida e como a vida tem me permitido escolher irmãos.
Irmãos que não param de surgir a cada dia.
Em uma das muitas crises enfrentadas ao longo desse processo, Vivas disse que nós alcançaríamos os nossos objetivos, pelo fato de DEUS ESTAR NO COMANDO!
Meu irmão Vivas, eu nunca tive dúvidas, mas hoje tive todas as certezas.
A força das suas orações nos fortaleceu e nos orientou.
Nesse momento, eu quero falar da verdade, começar a falar algumas verdades e esse é o momento ideal quando esse blog está sendo lido por todo o Brasil.
O surgimento de um Grupo de Coronéis de Polícia reivindicando cidadania para o Militar de Polícia, através de salários dignos e de adequadas condições de trabalho, foi um fato inesperado, com o qual ninguém contava.
Nos últimos anos, com as devidas exceções, os Coronéis esqueceram os Soldados, esqueceram que não existem líderes sem liderados.
Esqueceram que não existem líderes sem legitimidade.
Tinham esquecido que a base de toda Instituição Militar é o Soldado, o responsável pela atividade fim – o representante da Instituição Militar junto ao povo.
O Soldado é o herói social!
Os Soldados foram transformados em números, em registros gerais, que eram deslocados de um lado para o outro, nas escalas de serviço.
O tempo passou e os Tenentes também viraram apenas números.
Os Coronéis esqueceram que eles precisavam de viaturas, de armamento, de equipamentos e acima de tudo de cidadania, o que só se consegue com salários dignos – a justa contrapartida para heróis que arriscam a sua vida em defesa da sociedade.
Os Coronéis permitiram que Soldados ganhassem menos de R$ 30,00 (trinta reais) por dia para arriscar à vida.
E como DEUS ESTÁ NO COMANDO, não foi apenas o Grupo de Coronéis que se lembrou do Soldado, um grupo numericamente muito maior de Oficiais e Praças também se lembrou do Soldado.
Ordeiramente e pacificamente, disciplinados e respeitando à hierarquia, os Coronéis produziram documentos e concederam entrevistas à mídia, informando ao povo fluminense as mazelas institucionais.
Coronéis que não se calam!
Ordeiramente e pacificamente, disciplinados e respeitando à hierarquia, o outro grupo realizava atos cívicos nas ruas dessa cidade maravilhosa, sem causar qualquer transtorno à população.
Inclusive doaram sangue no Hemorio, ajudando ao povo fluminense e simbolizando o sacrifício diário desses heróis sociais.
No domingo, os dois grupos caminharam pela orla da zona sul, ordeira e pacificamente.
Bandeira Nacional, Hino Nacional e Canções Militares.
O povo aplaudiu!
A sociedade fluminense começava a fazer a sua parte, o que certamente fará cada vez mais.
Tudo dentro da ordem, na mais completa legalidade e nos acusam.
Exoneram nosso Comandante Geral e exoneram o nosso Chefe do Estado Maior Geral.
Como eles poderiam impedir um ato cívico ordeiro e pacífico, praticado por cidadãos brasileiros, desarmados.
Deveriam nos ameaçar?
Deveriam nos exonerar?
Deveriam nos punir?
E o que fariam com a legalidade, a transformariam em arbitrariedade.
A lei é para todos ou não?
Autoridades nos ameaçam e parece que estamos voltando no tempo, um tempo de repressão, um tempo onde a liberdade de expressão foi calada e onde os direitos individuais foram suprimidos.
Eu não quero voltar a esse tempo, não importa a roupagem que a opressão vista, fardas ou ternos.
Alegam insubordinação, onde só existiu civismo e idealismo.
E claro, eles sabem o que é insubordinação, mas mesmo assim transfiguram os fatos.
Transformam um parágrafo inteiro de um de meus artigos em uma única frase – exaustivamente repetida na mídia - e espalham que o Corregedor Interno estaria defendendo maus policiais.
Porém, esqueceram que DEUS ESTÁ NO COMANDO e que o autor desse blog foi o Corregedor que mais tempo permaneceu na função, publicando mais de 8.000 (oito mil) soluções, dentre procedimentos apuratórios, recursos administrativos e processos administrativos disciplinares.
Mesmo perdendo efetivo de Oficiais Relatores, sendo que dentre os que saíram, 3 (três) Majores e um Capitão foram trabalhar fora da Polícia Militar, nessa evasão que ninguém consegue parar.
Assessoramos 2 (dois) Comandantes Gerais que excluíram mais de 550 (quinhentos e cinqüenta) integrantes da Polícia Militar que praticaram desvios de conduta.
Nesse período foram inauguradas mais 2 (duas) Delegacias de Polícia Judiciária Militar (Baixada Fluminense e Zona Oeste), dobrando a operacionalidade correcional.
Foi criado o Gabinete Geral de Assuntos Internos, uma ampliação da área correcional.
Foi criado o 1º Curso de Assuntos Internos do Brasil, para Oficiais e Praças.
Foi criado o Programa de Controle de Disparos de Armas de Fogo de Policiais Militares em Serviço.
Tudo fruto do esforço dos Oficiais e dos Praças da Corregedoria Interna.
Obviamente, eu não compactuo com ilegalidades.
Reclamaram da soltura dos Policiais Militares do 3º BPM que se apropriaram indevidamente de cervejas e de refrigerantes, divulgaram isso aos 4 (quatro) cantos, embora soubessem que eles obrigatoriamente – por força de regulamento – deveriam ser soltos da prisão administrativa.
Embora soubessem que eles não estavam em estado de flagrância, tanto que não foram autuados.
Embora soubessem que não existiam fundamentos legais para solicitar a prisão preventiva, clamaram que o fariam, produziram decretos enfraquecendo a autoridade do Comandante Geral e do Corregedor e avocaram os autos para a Corregedoria Geral Unificada.
Agora se calam, não tem o que dizer diante da declaração do FISCAL DA LEI, o Ministério Público da AJMERJ – o Promotor Sidnei Rosa, que investiga o caso, que disse não pretender requerer à Justiça a prisão preventiva dos Policiais Militares, uma vez que não há indícios que mostrem a necessidade da medida. (Globo Online).
E para não duvidar da inteligência de ninguém, não vou explicar a velha estratégia de escolher um integrante de um grupo para transformá-lo em líder, derrubá-lo e enfraquecer o grupo.
Isso é primário demais e eu fui vítima de várias frituras e “possíveis exonerações”.
Primeiro, o EXTRA me exonerou por ser líder dos Coronéis Barbonos.
Depois, seria exonerado em razão de ter intimado o Diretor de um filme, quando a intimação, como a lei determina, foi um ato do Encarregado do IPM.
Diretor que foi aconselhado a não depor.
Esse IPM que foi instaurado para apurar a participação de atores nas instruções do BOPE, entre outros fatos, será solucionado pelo próximo Corregedor Interno a ser nomeado pelo novo Comandante Geral.
Eu li todo o IPM e as conclusões obtidas, porém em razão dos meus princípios éticos e do meu dever funcional, não posso comentar o resultado da apuração, mas sei o que está nos autos.
Finalmente, eu fui exonerado, talvez por ser um Corregedor que protege os maus integrantes da Polícia Militar ou por exercer a minha cidadania.
Quem sabe por possuir um blog, o que deve ser um crime, que ainda desconheço em razão de minhas limitações intelectuais.
Talvez, quem sabe, por eu ter dito a verdade:
O Soldado – o herói social por excelência – mal pago e sem as condições de trabalho, está desmotivado, fisicamente desgastado pelo segundo emprego, desestabilizado emocionalmente e se transforma em uma “presa” fácil para os corruptos ativos de cada esquina.
E isso incomodou muita gente.
A quem interessa um Militar de Polícia mal pago, “presa” fácil para os corruptos ativos de cada esquina?
Ao povo fluminense certamente não!
E antes que pensem em mais represálias, por favor, leiam o Decreto nº 41.140, de 23 de janeiro de 2.008.
http://celprpaul.blogspot.com/2008/01/decreto-n-41140-de-23-de-janeiro-de.html
E não esqueçam a frase do Coronel Vivas, um dos muitos irmãos que eu pude escolher ao longo da vida:
“DEUS ESTÁ NO COMANDO”.
Entretanto, como sei que sou o alvo preferencial, já fui orientado pelo meu advogado e peço principalmente aos membros do Judiciário e aos membros do Ministério Público, que conhecem o meu trabalho, que tenham olhos e ouvidos atentos.
Por derradeiro, ratifico publicamente que só acreditarei que o Coronel Pitta aceitou ser Comandante Geral e que o Coronel David aceitou ser Chefe do Estado Maior, quando ouvir isso deles.
Eu os conheço há mais de 30 (trinta) anos e me reservo o direito de conceder a eles o benefício da dúvida.

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO

52 comentários:

Anônimo disse...

Grande Cel.Paúl quero dizer, dentro das minhas limitações, que tenho orgulho de ser um soldado, não por que ganho 1.000,00 reais por mês, mas por saber que ainda existem homens com ideais na PMERJ, uma vez eu estava no trabalho, minhas esposa me ligou, a light tinha cortado a luz da minha casa por falda de pagamento entrei no banheiro do quartel chorei e pedi a Deus que um dia isso mudasse...cheguei em casa, dormimos no escuro fez muito calor esse dia...no outro dia meu pai pagou a conta, a vida continuou...
são essas história que um policial militar merece ter? é assim que eu vou garantir os direitas da minha sociedade? é assim que vou me orgulhar de ser policial militar? é claro que não!
estou orgulhoso agora exatamente 4 horas da manhã sem sono, mas tendo a certesa que tenho repesentantes intitucionais em que eu acredito e confio.
SD PM ..... jontos somos fortes

Anônimo disse...

...""" Quando a ordem é injusta, a desordem é já um princípio de justiça!" Romain Rolland

de um Bombeiro militar que compartilha com o senhor as palavras aqui escritas.....

Unknown disse...

Ilmo. Sr. Cel. Paul, quero parabeniza-lo por sua postura no tempo que esteve a frente da Cintpm, demostrando ser não um oficial de boa Indole, e sim, um ser Humano exemplar. Quero parabeniza-lo também pela atitude corajosa de encabeçar este movimento de luta por melhores concições de serviço e melhores salários, o que realmente, com os meus parcos conhecimentos, não vejos nenhuma ilegalidade ou insubordinação. Tenho certeza que o pensamento da tropa, a qual faço parte apóia esta iniciativa, e como vc mesmo disse, Deus esta conosco, pois nosso objetivo é justo e digno, grande abraço e omgratulações. Juntos Somos Fortes.

Anônimo disse...

Caro Sr. Cel Paul!!!
Em meus quase dez anos de serviço sempre questionei a inércia dos comandantes desta corporação em virtude do estado de penúria que a PMERJ está enfrentando, seja pelos salários irrisórios que recebemos, seja pela falta de equipamentos e meios para enfrentar o crime em nosso estado, seja pelas escalas aviltantes que nossos policiais são obrigados a concorrer. Sou um jovem Capitão da PM e devido a minha idade sou um contestador por exelência, porém desde os últimos meses nesta corporação comecei a vislumbrar líderes aos quais pretendo me espelhar pelo resto de minha vida, seja na PM ou fora dela. Homens como o Sr. que abriram mão da privacidade, de postos de destaque na corporação, de estar do lado dos mais fortes, para aderir a uma luta por ideal. Acho que não se trata apenas de salário, esta luta já busca algo muito maior que é a dignidade da nossa quase bicentenário corporação. Nenhum governante estadual tem o direito de querer conduzir a nossa corporação, Eles apenas podem criair suas políticas de segurança para que nós façamos ela acontecer, nós SOMOS a POLICIA MILITAR e eles ESTÂO governantes. Daqui há três anos eles sairão e a corporação ficará a disposição dos desvaneios de outro louco engravatado que nada sabe da PM e de segurança pública. Coronel para não ser cansativo gostaria de lhe dizer que DEUS ESTÁ NO COMANDO e que daqui para a frente nossos Comandantes que aderiram a este propósito tem todo o respaldo da oficialidade e certamente de toda a tropa para tomar os rumos, custe o que custar. Calro que na polícia não há espaço para traidores pois se aprendi alguma coisa na PM é que precisamos ser "SUJEITO HOMEM" o que infelizmente o SR. CEL PITTA E O SR. CEL DAVID demonstraram não ser.

Parabéns a todos os Coronéis que se engajaram nesta luta e a todos os outros oficiais e praças por fazer marco em nossa corporação!!!


JUNTOS SOMOS CADA VEZ MAIS FORTE E CONTRA A FORÇA NÂO HÁ RESISTÊNCIA.

Anônimo disse...

E agora? É ou nao é traidor?

Anônimo disse...

Sr Cel Paúl! Apesar do pouco tempo sob seu Comando, gostaria de ratificar a minha admiração, respeito e consideração. Que foi um enorme aprendizado estar sob suas ordens. Dizer-lhe também, que quem sairá perdendo, com certeza, será a nossa sociedade e que "JUNTOS SOMOS FORTES"!.

HIRAN QUINTANILHA - TEN PM

Anônimo disse...

Cel Paúl,

Como esposa de um policial militar posso muito bem descrever o que passamos enquantos nossos maridos arriscam sua vidas na rua. Sentimos MEDO, porque sabemos que esta luta é desigual. Sentimos PENA, porque sabemos que muitas vezes a sociedade não lhes dá o valor que merecido. Sentimos RAIVA, porque sabemos que é tanto esforço, é tanto risco de vida pra no fim do mês receberem um salário de fome!!!!

Realmente do jeito que está não dá pra continuar.

Exonerar o Cel Ubiratan e o Cel Samuel foi um erro pior ainda. Duas pessoas dignas. Reias comandantes que pensam nos seus comandados.

Cel Paúl, que Deus continue a o iluminar e que possamos continuar nesta caminhada pela coinstrução de Uma PM mais digna. Porque todos nós cidadãos cariocas merecemos. JUNTOS SOMOS FORTES!!!!

Anônimo disse...

Quer ter a certeza que DEUS ESTÁ NO COMANDO?
Leia o Salmos 139 e terás.
Após 10 anos no CBMERJ, já havia desistido da carreira pela falta de retorno financeiro pelo que faço todos os dias de serviço.
Enquanto participo de 4 ocorrências envolvendo salvamento de pessoas, ganhando pouco mais de 1000,00, vejo políticos envolvidos em fraudes de mais de 100 milhões. (uniforme fantasma).

Anônimo disse...

Se o amigo acima teve a luz cortada, eu tive a água cortada pela CEDAE. Tive que esconder esse acontecimento de minhas duas filhas, de vergonha. Ainda tenho esperanças.

Anônimo disse...

Coronel Paulo, sou Sd da PMDF, não posso expressar o meu sentimento diante do que está acontecendo no RJ, é ao mesmo tempo um sentimento de orgulho e despreso. Orgulho porque nunca imaginei que oficiais um dia se uniriam em favor da PM, despreso pelos nossos governantes. Você sabe que a realidade de Brasília é outra, a questão salarial aqui ainda é um problema, mas bem distante do vivido pelos nossos irmãos do RJ e de outros Estados. Quisera aqui que os oficiais tivessem os mesmos pensamentos que os do RJ, muitos aqui se acovardam por uma gratificação, por um cargo de 4 anos, pensam apenas em si mesmos, nunca no bem maior que é PM. Todos aqui em brasilia estão orgulhosos pelo modo com que os oficiais estão agindo aí no RJ, e ´por isso mesmo, acreditem, com um pouco de inveja, pois tudo que sonhamos aqui é que a PM se una, para só assim fazer uma instituição realmente forte. Os PMs de Brasília torcem pela vitória dos irmãos do Rio de Janeiro. Força

Anônimo disse...

Sr. Cel Paul,(seja forte)
"INCLINA, ó Deus, os teus ouvidos à minha oração, e não te escondas da minha súplica.
2 Atende-me, e ouve-me; lamento na minha queixa, e faço ruído,
3 Pelo clamor do inimigo e por causa da opressão do ímpio; pois lançam sobre mim a iniqüidade, e com furor me odeiam.
4 O meu coração está dolorido dentro de mim, e terrores da morte caíram sobre mim.
5 Temor e tremor vieram sobre mim; e o horror me cobriu.
6 Assim eu disse: Oh! quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em descanso.
7 Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto. (Selá.)
8 Apressar-me-ia a escapar da fúria do vento e da tempestade.
9 Despedaça, Senhor, e divide as suas línguas, pois tenho visto violência e contenda na cidade.
10 De dia e de noite a cercam sobre os seus muros; iniqüidade e malícia estão no meio dela.
11 Maldade há dentro dela; astúcia e engano não se apartam das suas ruas.
12 Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido.
13 Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo.
14 Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus.
15 A morte os assalte, e vivos desçam ao inferno; porque há maldade nas suas habitações e no meio deles.
16 Eu, porém, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará.
17 De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.
18 Livrou em paz a minha alma da peleja que havia contra mim; pois havia muitos comigo.
19 Deus ouvirá, e os afligirá. Aquele que preside desde a antiguidade (Selá), porque não há neles nenhuma mudança, e portanto não temem a Deus.
20 Tal homem pôs as suas mãos naqueles que têm paz com ele; quebrou a sua aliança.
21 As palavras da sua boca eram mais macias do que a manteiga, mas havia guerra no seu coração: as suas palavras eram mais brandas do que o azeite; contudo, eram espadas desembainhadas.
22 Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.
23 Mas tu, ó Deus, os farás descer ao poço da perdição; homens de sangue e de fraude não viverão metade dos seus dias; mas eu em ti confiarei."
"DEUS ESTA NO COMANDO"
CB JERCIO

Anônimo disse...

JUNTOS SOMOS FORTES.

SOU UM BOMBEIRO MILITAR, E LAMENTO PELOS NOSSOS CEL. NÃO ESTAREM NESTA LUTA. QUERO REGISTRAR AQUI TODO MEU APREÇO PELO SENHOR E DIZER QUE VERDADEIRAMENTE DEUS ESTA NO COMANDO E ELE NÃO VAI DEIXAR BARATO ESTAS CALUNIAS. CONTNUE ACREDITANDO EM SEUS IDEAIS ESTAMOS CARENTES DE PESSOAS QUE NÃO SE DEIXAM INTIMIDAR MEDIANTE AMEAÇAS E EXONERAÇÕES. CONTINUE ACREDITANDO QUE "JUNTOS SOMOS FORTES" COM A AJUDA DE DEUS.

Anônimo disse...

Obrigado por exaltar o soldado da Polícia Militar e reconhecendo o valor desses homens. Eu sou o Policial Militar que as elites do Rio de Janeiro desejam; aquele que não faz segurança; não aceita "arrego"; não atua nos transportes alternativos; não é miliciano, mas miliciano da Policia Militar; e vive do salário; mora no subúrbio em uma casa de 50m² e as margens de favelas; não tem carro e utiliza apenas o transporte público. Viu! Eu sobrevivo e não sou feliz!
Guardo na lembrança e com tristeza os combates nas favelas, onde lutei com os companheiros apenas para cumprir a missão e sobreviver.

Obrigado "Guerreiro".

Sgt PM Silva.

Anônimo disse...

Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais, braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção

Vem, vamos embora que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora não espera acontecer

Pelos campos a fome em grandes plantações
Pelas ruas marchando indecisos cordões
ainda fazem da flor seu mais forte refrão
e acreditam nas flores vencendo o canhão

Há soldados armados, amados ou não
Quase todos perdidos de armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam a antiga lição
de morrer pela pátria e viver sem razão

Nas escolas, nas ruas, campos construções
Somos todos soldados armados ou não
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais, braços dados ou não

Os amores na mente, as flores no chão
A certeza na frente, a história na mão
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Aprendendo e ensinando uma nova lição

Fernanda disse...

Sou esposa de policial militar acidentado em serviço graças as péssimas condições das viaturas e da má administração. Instituições necessitam de grandes homens para criar grandes homens, e hoje acredito que o senhor Coronel Paulo Ricardo Paúl seja um formador de grandes homens, e que será sempre lembrado por esse diferencial a luta pode ser ardua mais a vitória não tardia, que DEUS SEMPRE TE ILUMINE.

Anônimo disse...

CEL PAUL,
BASTA DA FILOSOFIA SEM ÉTICA !Do "deixa a vida me levar", porque somos do tempo DO "QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER".OS CHEFES SÓ SE AFIRMAM PELO EXEMPLO.
SER O CMTE GERAL É CARGO POLÍTICO.PORÉM, SER POLICIAL É ESCOLHA PESSOAL, ABNEGAÇÃO E VOCAÇÃO!DEUS ILUMINE VOSSAS DECISÕES...

Anônimo disse...

Caro Coronel Paúl, apesar de não ser morador da cidade do Rio de Janeiro, estando aqui nas Alterosas, no belo (e molhado)Estado de Minas Gerais, acompanho atentamente os acontecimentos no Rio de Janeiro. Como ex-militar do Exército, sendo minha última lotação junto ao Batalhão de Forças Especiais (B FEsp), que desistiu da farda exatamente por conta dos baixos salários e condições de trabalho lamentáveis, vejo com preocupação o descaso das ditas "Autoridades" Federais e Estaduais com as nossas Forças de Segurança. Nossas Forças Armadas estão sucateadas, com equipamentos obsoletos (o FAL faz 40 anos de uso este ano, por exemplo..., com 40% de nossa Força Aérea sem condições de empenho, com nossa Marinha faltando usar botes à remos e canoas. Nossos Policiais Militares, arriscando suas vidas por um salário vergonhoso, equipamentos e condições medíocres, enquanto políticos se preocupam única e exclusivamente com a próxima eleição afim de não perderem as tetas nas quais engordam à tripa forra. Não somente a PMRJ merece nossa admiração e respeito, assim como todas as Policias Militares de nosso País, assim como os Militares de nossas Forças Armada, já que somos (e me incluo, apesar de hoje ser civil, atendo o chamado da Pátria a qualquer momento) os verdadeiros defensores da Democracia e da Liberdade. Se dependermos de políticos, o Brasil se tornará uma nova Mendelín, já que segurança pública, ao que parece, não rende voto, por isto, é tão negligenciada pelos nosso ditos governantes. Minha admiração e respeito ao Sr., Coronel. SELVA !!! FORÇAS ESPECIAIS !!!BRASIL ACIMA DE TUDO !!!

Anônimo disse...

Caro Coronel Paúl, apesar de não ser morador da cidade do Rio de Janeiro, estando aqui nas Alterosas, no belo (e molhado)Estado de Minas Gerais, acompanho atentamente os acontecimentos no Rio de Janeiro. Como ex-militar do Exército, sendo minha última lotação junto ao Batalhão de Forças Especiais (B FEsp), que desistiu da farda exatamente por conta dos baixos salários e condições de trabalho lamentáveis, vejo com preocupação o descaso das ditas "Autoridades" Federais e Estaduais com as nossas Forças de Segurança. Nossas Forças Armadas estão sucateadas, com equipamentos obsoletos (o FAL faz 40 anos de uso este ano, por exemplo..., com 40% de nossa Força Aérea sem condições de empenho, com nossa Marinha faltando usar botes à remos e canoas. Nossos Policiais Militares, arriscando suas vidas por um salário vergonhoso, equipamentos e condições medíocres, enquanto políticos se preocupam única e exclusivamente com a próxima eleição afim de não perderem as tetas nas quais engordam à tripa forra. Não somente a PMRJ merece nossa admiração e respeito, assim como todas as Policias Militares de nosso País, assim como os Militares de nossas Forças Armada, já que somos (e me incluo, apesar de hoje ser civil, atendo o chamado da Pátria a qualquer momento) os verdadeiros defensores da Democracia e da Liberdade. Se dependermos de políticos, o Brasil se tornará uma nova Mendelín, já que segurança pública, ao que parece, não rende voto, por isto, é tão negligenciada pelos nosso ditos governantes. Minha admiração e respeito ao Sr., Coronel. SELVA !!! FORÇAS ESPECIAIS !!!BRASIL ACIMA DE TUDO !!!

J. S. Lopes disse...

Prezado Coronel Paúl,

sou civil e venho apenas deixar registrado meu apoio à iniciativa dos coronéis. Entendo que não pedem mais do que serem reconhecidos como brasileiros com cidadania plena.

Sou escritor (em vias de profissionalização) e há dez anos estudo o movimento militar de 64 (não o regime de exceção que se instalou a seguir).

Concordo integralmente com suas palavras: também não gostaria de viver outro momento de repressão, nem de fardados, nem de engravatados.

Mas devo dizer que já é passada a hora de os militares brasileiros se fazerem ouvir pela sociedade, tanto no que diz respeito às suas demandas funcionais, quanto às questões mais gerais relacionadas à condução de nossa política de segurança pública.

Parabéns e vida longa aos Barbonos!

J. S. Lopes

Anônimo disse...

SGT PM Silva não só as elites desejam, mas toda a sociedade tem esse sentimento.

Anônimo disse...

VALEU CEL. ESTAMOS JUNTOS NESTA LUTA.
O SENHOR NOSSO DEUS ESTA CONTIGO POR ONDE ANDARES,NÃO TEMAS NEM TE ASSOMBRES POIS EU O SENHOR TEU DEUS SOU CONTIGO PARA TE LIVRAR E SALVAR.
FICA FIRME SÓ OS JUSTOS PERMANECERÃO.

Anônimo disse...

Bom dia Comandante!

Gostaria de falar pro Sr. que depois desses poucos 12 anos de serviços prestados a PMERJ, eu nunca trabalhei com pessoa mais digna; trabalhadora; verdadeira e acima de tudo humana. Acho que tão cedo não vou me esquecer, como inclusive repeto à vários que convivem comigo, daquela frase que o Sr. falava nas reuniões da CIntPM: "Viemos a esse mundo para sermos felizes!" e é isso que peço ao Sr para o senhor se lembrar...

"Viemos a esse mundo para sermos felizes!!!"

O senhor fez o certo! E é isso que importa. Nada melhor do que estarmos em PAZ com nossa consciência.

PAZ; SAÙDE; SUCESSO e FÉ!

Muito Obrigado!

CB PM IGOR.

Anônimo disse...

Cel. Paúl

Como mais uma esposa de policial militar, venho aqui manifestar o meu apoio. Venho oferecer como sugestão uma manifestação feita pelos familiares dos policiais: não nos sujeitamos ao regulamento, não estaremos sujeitos a covardias pelo simples ato de protestar. Espero, de verdade, que o direito de protesto não seja retirado de vocês, mas de qualquer forma não me envergonharia, pelo contrário, sentirei muito orgulho de protestar em nome do meu marido e muitos amigos por um salário decente, COERENTE com a função. Não é que os salários de outras categorias devam ser reduzidos, mas a VIDA não tem preço, muito menos vale 847 reais.

Juntos somos fortes!
Forte abraço, Juliana S. Guedes

julianasguedes@ig.com.br

Anônimo disse...

Caro amigo, não se sinta só, estamos juntos nesse ideal de uma Policia Militar melhor.
Não se deixe derrotar por "opressores", que querem serciar os DIREITOS CONSTITUCIONAIS de "todos", pois o Policial Militar vem do povo, do seio da sociedade e dela vem o braço "Forte" a "Coragem" e o "Grito de Liberdade" estamos juntos irmão.

Pracinha disse...

Coronel, é um absurdo imenso proibir policiais de fazerem um ato cívico, legal e ordeiro por melhoria salarial e de condições de trabalho. Infelizmente, estamos vendo que a Repressão e a Ditadura voltaram, e voltaram contra os profissionais da segurança, a quem querem proibir de reivindicar qualquer coisa. Subverteram os valores, somos proibidos de expor nossas opiniões, de expor a verdade sobre a segurança pública. Sabe por quê? Eles têm medo da verdade vir à tona. Não desistam, continuem a luta!

Anônimo disse...

Sr Cel Paul,
admiro muito seu trabalho e o "guerreiro" que o senhor está demonstrando ser. Parabéns!!! O sr está dando um banho de moral, de lealdade ao Comando e a Instituição Policial Militar. Deus está convosco! Ele reconhece e valoriza cada lágrima derramada pelo justo. Não temas, Deus não deixará que o Sr seja envergonhado. "mil cairão ao teu lado, dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido"... "Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele o fará"... Parabéns Coronel!
SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS?

Anônimo disse...

Caro Cel Paúl, hj posso dizer que estou de alma lavada,apesar de triste pela nossa Briosa, pelo que a política e os políticos fizeram com ela, mas saiba Comandante, o Senhor é um vencedor,lutou o bom combate,cumpriu sua missão!O Senhor deixa a PM Para se tornar Líder!Líder que busca uma PM melhor, com melhores salários, melhores condições de vida!Estamos juntos nessa luta!Exoneraram nossos Chefes mas quem perdeu não foi só a PMERJ!Perde a população do RJ, perde a Segurança Pública, não temos vencedores,temos traidores que JAMAIS vão conseguir viver com isso em sua consciência!Nunca serão LÍDERES como o Sr. é NUNCA terá o nosso apoio pq lhes faltam, dignidade, hombridade, coragem, vergonha na cara e acima de tudo competência!Parabéns pelo ser humano que és e por nos liderar nessa luta.
JUNTOS SOMOS FORTES!
SDS TRICOLORES!

Anônimo disse...

Venho hoje,agracece-lhe.Sou sgt Bombeiro, e posso com muito orgulho dizer que estive junto de homens de honra na passeata por reivindicação por melhores salários e condições de trabalho p/ todos os Pms e Bms do RJ.MUito obrigado sr cel Paúl,obrigado por mostra-me o caminho certo,honesto e digno que devemos seguir na nossa jornada.Que Deus esteja contigo. E mais uma vez , muito "obrigado".

Anônimo disse...

Caro Cel Ricardo Paul,
Conheço sua luta e dignidade.
Chegará o dia em que o arrependimento acometerá aos que desistiram da luta.
Não desista. Transforme as dificuldades vividas em força para batalhas vindouras.
Tenha a certeza que não está só nesta luta.
Todos queremos uma Polícia melhor, para a sociedade e para os Policiais que também fazem parte desta sociedade.
Coragem e força.

Anônimo disse...

Caro Cel Paúl, demonstro mais uma vez minha admiração. Aqui na Polícia Civil, jamais vi um delegado suplantar suas vaidades, colocar uma titularidade em risco em função do bem estar da classe policial. O Sr. merece todo o meu carinho e o meu respeito e saiba que não está sozinho, que eu peço a Deus que te abençoe e te proteja de todo o mal que possam lançar contra ti. O policial militar é o primeiro a chegar em todas as horas, merece respeito e valor. Não se sinta traído se por vaidade um homem voltou atrás na palavra proferida. A palavra de Deus diz que devemos assumir o prejuízo que Ele nos dará em dobro. Pobre de quem volta atrás em suas palavras, pois dele também será cobrado em dobro. Fique em paz!!! O Sr. é um homem de verdade!

Unknown disse...

Cel Paul, é com grande satisfação que vejo tudo que tem acontecido ultimamente na PMERJ, pois ver meu marido Ten Cel Ricardo Pacheco ao lado do meu ex-comandante de Cia liderar um movimento que está revolucionando a PM é simplesmente maravilhoso. Porque falar é muito fácil, mas daí fazer o q voces fizeram é quase impossivel. Voces estão a cada dia mais, se mostrando grandes homens, pq ficar atras de mesas em gabinetes só reclamando da vida e do salário, não leva nenhuma Instituição à lugar algum ou falar e não fazer nada é para covardes. Conte comigo e minha familia para estar ao seu lado em qualquer manifestação a favor da nossa PMERJ. São homens como o sr que fazem valer a pena lutar pela nossa Policia Militar, porque ao contrário do q o Sec de Segurança diz, o policial militar é digno d aumento sim, pois dar a vida por 750,00 p/mês é amar muito o q faz. Vamos todos juntos com nossos familiares pra rua, fazer todas as passeatas possíveis p/sermos ouvidos e respeitados.SER POLICIAL É SOBRE TUDO UMA RAZÃO DE SER, É ENFRENTAR A MORTE, MOSTRAR-SE FORTE NO QUE ACONTECER. Sgt Ana Barbosa e família.

Anônimo disse...

Coronel Paul, sou um sd pm, saiba que o Srº está dando força e esperança para essa tropa aguerrida, que se arrasta para tentar manter a segurança publica em ordem, pois todos escutam falar mais nós que estamos dentro da corporação sabemos que realmente ser policial é sobre tudo uma razão de ser, mas, ser guerreiro pois nossa luta é diaria.
Mas graças a DEUS temos oficiais como o senhor a frente de nossa corporação.Queremos o que nos prometeram mais Saibam que ao menos o que os senhores fizeram por nós já valeu para que nós os praças tenhamos orgulho de vestir essa farda e poder lutar juntos, contra qualquer obstaculo para que a PMERJ seja exaltada.

Anônimo disse...

Caro companheiro Cel Paúl.
A madrugada deixou de ser solitária, pois estávamos unidos por corações e mentes após sairmos da AME/RJ. Conforme vc mesmo diz, muitos tiveram a insônia como companheira e esta companhia nos fez refletir.
E quanto mais analiso, avalio, critico as ações que foram praticadas, mais me convenço de sua legalidade e, principalmente, legitimidade.
O companheiro está certíssimo: a VERDADE triunfará no final, isso é inexorável.

JUNTOS SOMOS FORTES!


Turma 76

Anônimo disse...

"QUANDO O JUSTO GOVERNA, O POVO SE ALEGRA." (Pr. 29:2)
CEL PAUL, QUEREMOS AQUI EXTERNAR O NOSSO TOTAL APOIO NESTE MOVIMENTO CIVICO E DEMOCRATA EM BUSCA DE UMA POLÍCIA JUSTA E VERDADEIRA.
POIS, MESMO QUE A JUSTIÇA DOS HOMENS NOS CONDENEM POR LUTAR PELA NOSSA DIGNIDADE ACREDITAMOS NA JUSTIÇA DAQUELE QUE ESTÁ NO CONTROLE, SENHOR JESUS.
CAIAM MIL AO TEU LADO, E DEZ MIL, A TUA DIREITA; TU NÃO SERÁS ATINGIDO.
DEUS É O ÚNICO QUE NUNCA NOS DECEPCIONARÁ, POIS, O A BÍBLIA DIZ QUE AINDA QUE O HOMEM SEJA INFIEL, DEUS CONTINUA FIEL. ( II Tim 2:13).
NO MEIO DE 12 APÓSTOLOS HAVIA UM TRAIDOR, QUANTOS HÃO DE EXISTIR NO MEIO DE 39.000.

SD CUSTÓDIO / SD GUIMARÃES

Anônimo disse...

É um erro a entrega dos cargos pelos outros Coronéis do movimento. Não poderia existir um melhor momento do que o carnaval para tanto a Polícia Militar como a Polícia Civil iniciarem uma operação padrão nos moldes da que é feita pela Polícia Federal no aeroportos, causando um grande embaraço ao governo. Tolerância zero para todos os delitos, principalmente nos arredores da Sapucaí. Que qualuer delito que aconteça o indivíduo seja conduzido à delegacia na presença da Autoridade Policial. Fechem todos os pontos de jogo do bicho... Tolerância zero para ver até aonde o governo está comprometido com a causa policial

Anônimo disse...

Obrigado a todos os Coronéis PM que, colocaram sua carreira, acima do bem estar da Corporação, assim como todos os Oficiais que acreditão nas praças, Obrigado pelos meus filhos, nunca vi ato de tal bravura nos meus 23 anos de PMERJ, não tenham duvidas senhores Oficiais; esteremos a disposição e ordens. Sgt S - DPJM

Anônimo disse...

Coronel Paúl,
Com mais de vinte anos na PM, já fui comandado por excelentes Oficiais,já comandei excelentes praças, que sou. Tive o prazer em conhecê-lo, num PAD e afirmei ao Encarregado, "HOMEM DE BEM, ESSE CEL PM". Agora tenho certeza disso.
A luta não será em vão.
Um Abraço, continue forte, pois juntos somos.

Anônimo disse...

Grande Cel. Paul
Na condição de bombeiro militar do RJ, me sinto orgulhoso em ter uma pessoa como o senhor à frente das nossas reivindicações. Gostaria muito de ter no CBMERJ coronéis atuantes como o senhor, e que não ficassem apenas na "sombra" da PMERJ, esperando o "circo pegar fogo" e depois, colher os frutos das reivindicações.
Que Deus o ilumine e lhe dê forças.
Um grande abraço!!

Anônimo disse...

Sr. Cel Paul,
solidarizo com a sua luta. Sou esposa de membro da PMERJ e sei o quanto sofremos para nos manter num nível de vida possível. Sou professora do Estado e infelizmente nosso sindicato aceitou um aumento de menos de R$10,00 e como receberam cargos de confiança, a luta esvaziou-se. Sinceramente, o nosso governador não tem a mínima noção do que está acontecendo, e o secretário de seg pouco liga, com seu salário de delegado federal, para as mazelas dos nosso policiais. O problema é que resolveram fazer da policia, uma politica. Se os comandantes fossem escolhidos pelos seus méritos,e não pelos "contatos" tenho certeza que a corporação seria bem mais feliz.Pois é cel., nessas condições eu me pergunto para que serve a nossa tão proclamada "democracia" se ainda os demagogos e incapacitados dominam áreas de extrema importância para vida do cidadão, inclusive garantido pela nossa Constituição. O que mais me incomoda é saber que nossos "líderes", parecem desconhcer leis e o pior, o próprio regulamento da corporação, endossado por oficiais militares traidores dos ideais. Tomara que essa tempestade passe logo e que todos os problemas possam ser resolvidos, excluíndo esses homens que se dizem oficiais militares e que não passam de politicos de péssima estirpe.
Abraços e "juntos somos fortes"!
Que Deus esteja com vocês!

prataserviços disse...

Sr. Cel Paul, Parabéns pela sua dignidade e respeito por seus comandados, tentando dar voz aqueles que somente são ouvidos por seus próprios companheiros e familiares durante o árduo serviço, seja ele dentro de viaturas nas madrugadas do Rio de Janeiro seja ele no policiamnto ordinário, nos PPCs nas favelas ou em qualquer serviço Policial Militar,. esse comportamento nos dá fôlego para vibrar esta Bandeira e elevar o nosso canto do Policial Militar.

Anônimo disse...

Parabéns Cel. Paúl pela coragem do movimento!!!! Sou Policial Civil e corroboro em gênero, nº e grau o comentário de meu colega (30 de Janeiro de 2008 14:54). Queríamos nós ter superiores preocupados com nossa situação salarial, tão ruim como as de vcs.
Vida longa e sucesso ao movimento!!!

Anônimo disse...

ESTÁ CANÇAÕ É PARA OS VERDADEIROS HERÓIS DA PMERJ,QUE RENUNCIAM AOS CARGOS DE COMANDO DE UNIDADES.CORONEL MAIS UMA VEZ PARABÉNS POR SUA ATITUDE,CARATER, DIGNIDADE, HONESTIDADE EM SUAS PALAVRAS E POR ACREDITAR EM DEUS.QUE O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO O PROTEJA SEMPRE COM AOS DEMAIS,ESPERO QUE AS ATITUDES TOMADAS PELOS SENHORES SEJAM BEM GUARDADAS NAS CABEÇAS DOS OFICIAIS MAIS JOVENS, QUE MUITAS VEZAES TAMBÉM SÃO MALTRATADOS POR ALGUNS CORONEIS QUE SÃO TRAIDORES, POIS O CERTO ERA QUE TODOS OS CEL DE COMANDO DE BATALHÕES SOLICITASSEM A SUA EXONERAÇÃO, POIS ESTÃO NESTES COMANDOS POR NOMEAÇÃO DO CEL UBIRATAN, MAS SABEMOS MUITO BEM QUE MUITOS SEMPRE FORAM DO OUTRO LADO SEMPRE QUERENDO MAMAR NAS TETAS DO GOVERNO ELES JUNTAMENTE COM O PITTA SÃO OS VERDADEIROS TRAIDORES DA SOCIEDADE FLUMINENSE.QUANTO AO IPM DO FILME ESPERO QUE O NOVO CORREGEDOR DENUNCIE TODOS OS ENVOLVIDOS AO MP PARA QUE SEJAM PUNIDOS CONFORME A LEI,NÃO PRECISA O SENHOR RELATAR EM SSEU BLOG,MAS SEI QUE O FINAL NÃO É BOM PARA MUITA GENTE GRAUDA,SÓ ESPERO QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA INCLUSIVE A PUNIÇÃO DO PINHEIRO NETO QUE SABIA DE TUDO E AINDA MANDOU EMBORA O CAPITÃO QUE QUERIA FALAR A VERDADE,AMEAÇOU O MESMO DE PRISÃO E TUDO.ESTES SÃO OS TARIDORES DA PMERJ , MAS QUE ACABAM TENDO VALOR.

CARA PRETA

Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais, braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção

Vem, vamos embora que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora não espera acontecer

Pelos campos a fome em grandes plantações
Pelas ruas marchando indecisos cordões
ainda fazem da flor seu mais forte refrão
e acreditam nas flores vencendo o canhão

Há soldados armados, amados ou não
Quase todos perdidos de armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam a antiga lição
de morrer pela pátria e viver sem razão

Nas escolas, nas ruas, campos construções
Somos todos soldados armados ou não
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais, braços dados ou não

Os amores na mente, as flores no chão
A certeza na frente, a história na mão
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Aprendendo e ensinando uma nova lição

JOÃO DO MEIER

Anônimo disse...

Sinto que os ventos não sopram a nosso favor, mas poderíamos em mais um esforço, mesmo que o derradeiro, expor aos jornais e em todos os meios de comunicação a diferença de tratamento dada a polícia federal, que incomodou o país todo em sua greve e a nossa polícia que não fez mal a ninguém.

Vamos mostrar ao povo o quanto protegem a polícia federal, que é muito menos importante que a nossa e nunca assume ocorrências na hora em que a onça bebe água, e o quanto maltratam a nós.

Juntos fomos fortes. Cairemos de pé.

Anônimo disse...

PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA


No sermão mais famoso de Jesus, o Sermão da Montanha, encontramos este versículo: "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus".

Todos que procuram viver de acordo com a Palavra de Deus, por amor à justiça sofrerão perseguição. Aqueles que conservam os padrões divinos da verdade, da justiça e da pureza e que, ao mesmo tempo, se recusam a transigir com a presente sociedade pecaminosa e com o modo de vida dos crentes mornos sofrerão impopularidade, rejeição e críticas. O mundo lhes moverá perseguição e oposição e, as vezes, da parte de membros da igreja professa. Ao experimentar tal sofrimento, o cristão deve regozijar-se, porque Deus outorga a maior bênção àqueles que sofrem mais. O cristão deve precaver-se da tentação de transigir quanto à vontade de Deus, a fim de evitar a vergonha, a ridicularização, o constrangimento, ou algum prejuízo."Ter fome e sede de justiça não é fazer justiça com as próprias mãos, mas confiar, esperar e viver princípios de Deus todos os dias. E isso não significa ficar de braços cruzados. Sozinhos não poderemos resolver os casos de injustiça, opressão, maldade e desigualdade que atingem tantas pessoas ao nosso redor. Mas, ao agir corretamente, ao interferir e lutar para que a justiça seja feita, tal esforço se somará ao de tantos outros que amam a Deus e buscam a justiça. Se a justiça de Deus já alcançou em Cristo Jesus nossas vidas, é hora de mostrar com nossa conduta a justiça que Deus requer do governo, das instituições e das pessoas". Os princípios do reino de Deus nunca mudam: "Todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições". A promessa aos que enfrentam e suportam perseguições por causa da justiça é que dos tais é o reino dos céus. Na Escritura Sagrada, encontramos citações a respeito da paixão de Deus pela justiça: "Deus defende a causa do órfão e da viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e roupa". (Deuteronômio 10:18). "Abre a tua boca a favor do mundo, pelo direito de todos os que se acham em desolação. Abre a tua boca, julga retamente e faze justiça aos pobres e necessitados". (Provérbios 31:8-9). A negligência e a omissão social por parte dos governantes têm atingido grande parte da sociedade. Devemos denunciar as mazelas, para corrigir as injustiças, resgatar a dignidade da pessoa humana e abrir a boca por aqueles que não têm esperança pela transformação das estruturas injustas, sejam elas sociais, religiosas, econômicas ou políticas. Bravo Cel PAÚL, quero parabenizá-lo por este ato de coragem e por estar envolvido nesta causa por melhores salário e condições de trabalho em favor da família policial militar da qual tenho orgulho de pertencer. Não é tempo para desertar ou se entregar. Quem desiste é covarde e se esquece que Deus reina: "No Senhor me refugio". O direito vencerá, porque o Senhor dos Exércitos reina, ama a justiça e fará o bem prevalecer. Não podemos desistir. Temos que lutar!

Anônimo disse...

Grande oficial !

A familia policial militar de todo o Brasil está ao seu lado! PODEMOS NOS MANIFESTAR SIM, ordeira e pacificamente para que a população que juramos defender não sofra e fique do nosso lado,o Sr. é um homem de muita coragem, afinal nós vivemos a ditadura dos governantes, ou seja, os papéis se inverteram.
Paz para o senhor e que Deus lhe dê força para a missão que o senhor acaba de abraçar.

O GRITO DOS OPRIMIDOS E SUFOCADOS!

Anônimo disse...

"E MUITO MELHOR ARRISCAR COISAS GRANDIOSAS, ALCANÇAR TRIUNFOS E GLÓRIAS, MESMO EXPONDO-SE À DERROTA, DO QUE FORMAR FILA COM OS POBRES DE ESPÍRITO, QUE NEM GOZAM MUITO, NEM SOFREM MUITO, PORQUE VIVEM NESSA PENUMBRA CINZENTA QUE NÃO CONHECE VITÓRIA NEM DERROTA"(THEODORO ROOSEVELT)

...CORAGEM É ROMPER OS GRILHÕES DA PASSIVIDADE QUE ABRIGAM OS APÁTICOS E OS MEDDÍOCRES: É FAZER AFIRMAÇÕES CONSIDERADAS SACRÍLEGAS, COMO FEZ GALILEU GALILEI,SABENDO QUE SEU GESTO CONDUZI-LO-IA Á CONDENAÇÃO; É TER OPINIÃO PRÓPRIA E EMITI-LA SEM RECEO DE DESAGRADAR DE DESAGRADAR O CHEFE QUE PENSA DE MODO DIFERENTE; É NÃO TER MEDO DE SE COMPROMETER COM UMA NOVA ORDENS DE IDÉIAS OU COMPORTAMENTOS ALHEIOS AO GRUPO DO QUAL SE FAZ PARTE: É ENFRENTAR COM ALTIVEZ OS OLHARES DESDENHOSOS DOS CONSTRUTORES DA ROTINA ESTÉRIL OU INFECUNDA. CORAGEM É REPELIR O MEDO DE COMPROMETER-SE POR RECEIO DE VER AFASTADO DO HORIZONTE OBJETIVOS A SEREM CONQUISTADOS PELA CUMPLICIDADE SEM GLÓRIA E SEM VALOR. OS FRACOS NÃO SE COMPROMETEM, É CERTO; PERMANECEM ENTRETANTO, COMS EUS SENTIMENTOS INFENSOS ÀS VIRTUDES, POIS QUE EM VIDA NÃO OUSAM EXPOR-SE A BONS OU MAUS SUCESSOS; NADA ARRISCAM; NÃO VÃO A LUTA; SÃO TÍBIOS E CARENTES DE EMOÇÃO; ESQUECEM QUE SÃO ESPELHOS A REFLETIR NEGATIVAS IMAGENS. COMO TAL, NÃO AVALIAM OS MALEFÍCIOS QUE ESPARGEM DIANTE DE OLHARES ÁVIDOS DOS JOVENS QUE SE INICIAM NA CARREIRA.

FORÇA CEL PAÚL

RICARDO GARCIA disse...

Sr Cel...
Eu sempre disse...que ser Comandante é facil, qualquer um de nos pode ser, pois somos obrigados a obedece-los, porem o mais dificil é ser um Lider, pois nos o eguimos de coração pois sabemos que sempre ira nos proteger...e infelizmente o estou conhecendo agora, queria ter tido mais tempo ao lado de um Lider...
Quanto as covardias..não ligue...isso passa...dizia ...Mandela.."podemos perdoar, mas esquecer ..nunca"....
Eu fui tranferido 15 vezes em um ano só pelo fato de ter escrito um livro (Fui o primeiro a faze-lo) ( O Direito de Não ter Direitos A vida de Um Policial Militar)..foi o maximo que puderam fazer...e continuo a lutar pela dignidade e o respeito dessa profissão que amo...
Sou Aquele Sargento ...como foi dito em uma das reunioes..o piao que tambem pode dar um Xeque -Mate
Os Meus respeitos e a minha força ao Sr
Ricardo Garcia
SGT PM (Com Muito Orgulho)

Anônimo disse...

CAIAM MIL AO TEU LADO,
E DEZ MIL A TUA DIREITA,
TU NÃO SERÁS ATINGIDO. (SL. 91:7)

CEL PAÚL, QUEREMOS AQUI EXTERNAR O NOSSO APOIO A ESTE MOVIMENTO CIVICO E DEMOCRATA, ACREDITAMOS NAQUELE QUE ESTÁ NO CONTROLE.
POIS, AINDA QUE O HOMEM SEJA INFIEL, DEUS PERMANECE FIEL (II TM. 2:13).

ERAM 12 APÓTOLOS, ENTRE ESTES 1 TRAIDOR. SOMOS 39.000 QUANTOS MAIS TRAIDORES SE REVELARÃO?

ESTAMOS JUNTOS NESSA LUTA!!!

QUANDO O JUSTO GOVERNA,
O POVO SE ALEGRA. (Pr. 29:2)

Anônimo disse...

CAIAM MIL AO TEU LADO,
E DEZ MIL A TUA DIREITA,
TU NÃO SERÁS ATINGIDO. (SL. 91:7)

CEL PAÚL, QUEREMOS AQUI EXTERNAR O NOSSO APOIO A ESTE MOVIMENTO CIVICO E DEMOCRATA, ACREDITAMOS NAQUELE QUE ESTÁ NO CONTROLE.
POIS, AINDA QUE O HOMEM SEJA INFIEL, DEUS PERMANECE FIEL (II TM. 2:13).

ERAM 12 APÓTOLOS, ENTRE ESTES 1 TRAIDOR. SOMOS 39.000 QUANTOS MAIS TRAIDORES SE REVELARÃO?

ESTAMOS JUNTOS NESSA LUTA!!!

QUANDO O JUSTO GOVERNA,
O POVO SE ALEGRA. (Pr. 29:2)

Anônimo disse...

juntos somos fortes,
juntos somos fortes,
juntos somos fortes,
juntos somos fortes,
juntos somos fortes,
juntos somos fortes,
juntos somos fortes,
juntos somos fortes,
juntos somos fortes,
juntos somos fortes,
juntos somos fortes,
juntos somos fortes,
juntos somos fortes,
juntos somos fortes,
juntos somos fortes,
De mais corenéis juntem-se a nós,
praças juntem-se a este movimento,
vamos mostrar a todos que não é um movimento qualquer nem tão pouco tolo.

Anônimo disse...

GRANDE HOMEM, GRANDE CORONEL,GRANDE PESSOA IDEALIZADORA DE UM DIREITO AO PROXIMO,SOU UM SD DA PMPE E PASSEI A SER MAIS UM ADMIRADOR DE SEUS IDEAIS,PENA QUE TEM QUE SER ASSIM, QUANDO SE TEM PESSOAS COM BOAS INTENÇÕES EM PROL DE UMA TROPA, DE UM COLETIVO, SEMPRE CHEGA ALGUEM PRA CORTAR A CORRENTE.MAS...NÃO DESISTA,ESTAREI SEMPRE TORCENDO PELOS NOSSOS IRMÃOS PMS DE TODO BRASIL, FORÇA!! AQUI NÃO É MUITO DIFERENTE!! GRANDE ABRAÇO!

A NOSSA UNIÃO,A NOSSA FORÇA!! ISSO FARÁ A DIFERENÇA!

" DEUS ESTAR NO COMANDO "

Anônimo disse...

Parabens pela atitude em representar a corporação(PMRJ).Movimento esse que ficará marcado na história desta instituição. Heróis anonimos.CAVEIRA!!!