terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O RIO NA RETAGUARDA DA SEGURANÇA PÚBLICA: CABRAL AINDA NÃO REGULAMENTOU A AUTONOMIA PARA A PERÍCIA CRIMINAL.

JORNAL O DIA:
Autonomia para peritos
O local (a cena) do crime é do perito. O chefe da Polícia Civil do estado, Allan Turnowski, apontou como uma das causas do não esclarecimento dos homicídios a falta da preservação do local do crime. A abordagem das ciências forenses com relação ao homicídio começa com a análise do local. São peritos nas mais diversas profissões/especializações e os médicos legistas acionados em áreas como acidentes de trânsito, balística forense, engenharia legal, informática, genética forense (DNA) e meio ambiente, entre outras. Na Medicina Legal, temos exames de lesões corporais, sexologia, necropsia, toxicologia e odontologia.
Os peritos integram os órgãos de segurança, em sua atividade investigativo-científica. Diferentemente dos policiais, cuja função se alicerça na suspeita e na acusação, os juízes de Direito e peritos se baseiam na imparcialidade de aferição das provas. Onde não há autonomia, são mal remunerados e a maioria, no nosso estado, tem de bom o excelente preparo.
O despreparo dos agentes da autoridade no Brasil, o baixo nível de escolaridade do cidadão médio, o número de peritos insuficiente e políticas que desprestigiam a autonomia administrativa, patrimonial, técnica e funcional deste segmento, colabora com o fato de o local de crime ser criminosamente desfeito.
O presidente Lula, sensível, em 17 de setembro, sancionou lei que determina “no exercício da atividade de perícia oficial de natureza criminal, é assegurado autonomia técnica, científica e funcional, exigido concurso público, com formação acadêmica específica, para o provimento do cargo de perito oficial.”
Os peritos do Rio de Janeiro esperam do governador a regulamentação, já ocorrida em 14 estados.
Roger Ancillotti
Médico legista e ex-diretor do IML
O Rio além de pagar os piores salários do país para a área da segurança pública, ainda é o mais atrasado na operacionalização do sistema.
Independência da perícia JÁ!
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: