quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O RIO CADA VEZ MAIS SEGURO DE BELTRAME.



G1.
PM confirma três mortos em troca de tiros no subúrbio.
Troca de tiros onde um suspeito morreu teria motivado a ação.Quinto veículo foi encontrado na localidade conhecida como Bin Laden.
O comandante do 9º BPM (Rocha Miranda), Edvaldo Camelo, confirmou no início da noite desta quarta-feira (30), que três homens morreram durante uma troca de tiros no Morro da Pedreira, na Pavuna, subúrbio do Rio. Segundo ele, a morte de um dos homens durante esta troca de tiros teria motivado a ação de criminosos, que incendiaram cinco ônibus no local.
Os outros dois homens, que também seriam criminosos, foram levados baleados para o Hospital Carlos Chagas, onde chegaram mortos. Os policiais que participaram do confronto foram até a unidade e confirmaram a participação deles no tiroteio.
A Polícia Militar confirmou que um total de cinco ônibus foram incendiados nesta quarta-feira (30). A informação inicial era de que quatro veículos haviam sido queimados, mas um quinto carro foi encontrado na localidade conhecida como Bin Laden.
Policiais do batalhão foram até o local, mas, segundo os agentes, não haveria feridos. A polícia enviou o blindado da corporação - caveirão - para o local.
O Metrô Rio informou que reforçou a segurança na estação de Engenheiro Rubens Paiva, que fica próximo ao local onde os ônibus foram incendiados.
JORNAL EXTRA:
Publicada em 30/12/2009 às 18:13
Ônibus são incendiados em Costa Barros, na Zona Norte do RioGustavo Goulart e Arquivo
O Globo
RIO - Cinco ônibus foram incendiados por moradores do Morro da Pedreira, em Costa Barros, Zona Norte do Rio, no fim da manhã desta quarta-feira. Os veículos foram atacados na Avenida Martin Luther King, antiga Automóvel Club. Não houve feridos. Os ônibus ainda estão sendo retirados do local, e o trânsito ficou complicado na Avenida Brasil. O motivo dos ataques foi uma operação policial ocorrida mais cedo no morro, onde três homens foram mortos. Uma metralhadora também foi apreendida durante a ação da polícia, que levou a arma para a delegacia de Rocha Miranda.
Os policiais foram à comunidade investigar uma denúncia sobre a existência de carros roubados. Dois traficantes baleados durante o tiroteio foram socorridos no Hospital Carlos Chagas, mas não resistiram. O teceiro bandido morreu ainda dentro da favela. Dois dos ônibus incendiados eram da Viação Pavunence, linha 687 (Méier-Pavuna); outro era da Viação Real, linha 778 (Penha-Madureira); um quarto ônibus era empresa Flores, linha 715 (Jardim Redentor-Cascadura); e o último da empresa Ering, linha 942 (Penha-Pavuna).
No dia primeiro deste mês,
bandidos incendiaram um ônibus da linha 127 (Rodoviária- Copacabana), da Viação Real, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, no trecho entre as ruas Rainha Elizabeth e Joaquim Nabuco. A ação foi uma represália à ocupação do morro Pavão-Pavãozinho para a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
Em outubro,
traficantes atearam fogo num ônibus da empresa União, na favela Nova Jerusalém, em Gramacho , Baixada Fluminense. Segundo policiais do 15º BPM (Duque de Caxias), homens armados com pistolas e granadas cercaram o coletivo e mandaram os passageiros, motorista e trocador descerem. O crime teria sido uma retaliação à morte de dois bandidos durante uma troca de tiros com PMs na Favela da Geruza. Uma criança foi atingida por uma bala perdida no confronto.
Um mês antes,
quatro bandidos sequestraram um ônibus da viação Paranapuan e colocaram fogo no veículo, na Maré. O ataque aconteceu na Linha Amarela, próximo à entrada da Vila do João. O motorista foi obrigado a dirigir, com uma pistola apontada para sua cabeça, até o interior da Vila dos Pinheiros, onde o ônibus foi incendiado. Segundo a P2, as prisões e apreensões constantes ocorridas nas comunidades do Complexo da Maré podem ter provocado a represália do tráfico.
JORNAL DO BRASIL:
Traficantes incendeiam cinco ônibus na Zona Norte
Antonio Puga, JB Online
RIO - Traficantes do morro da Pedreira, em Costa Barros, incendiaram quarta-feira cinco ônibus na Avenida Martin Luther King, antiga Automóvel Club. A ação foi uma resposta à morte de três criminosos que trocaram tiros com policiais militares do 9º BPM (Rocha Miranda). No local, a polícia encontrou uma metralhadora e drogas.
Segundo o comandante do batalhão, coronel Edvaldo Camelo, os policiais investigavam denúncia de que havia carros roubados na favela. Uma das viaturas teria sido alvo de disparos feitos pelo marginais. Na troca de tiros, dois deles teriam sido atingidos. Levados para o Hospital Carlos Chagas, não resistiram aos ferimentos. Um terceiro morreu no interior da favela.
Para vingar a morte dos comparsas, os bandidos começaram a incendiar os ônibus que passavam ali. Os passageiros eram retirados com violência pelos criminosos, que ameaçavam a todo instante queimá-los juntos com os veículos. Um motorista e um cobrador tiveram as roupas molhadas com gasolina, mas os bandidos mandaram que ambos fugissem.
Tensão
Segundo o comandante do 9º BPM (Rocha Miranda), coronel Edvaldo Camelo, as operações naquela área são constantes, assim como os confrontos com traficantes do complexo da Pedreira. O militar negou que a ação dos traficantes tenha sido ocasionada pela morte de uma moradora da área.
– Não temos informação sobre essa pessoa. Entramos em contato com os hospitais da região e não há qualquer registro de mulher baleada – afirmou.
Durante toda a tarde, o clima foi de tensão, e diversas viaturas do batalhão de Rocha Miranda, inclusive um blindando, percorreram ruas da comunidade na tentativa de capturar o resto do grupo de traficantes. Os ônibus incendiados eram da Viação Pavunense, Viação Real, empresa Flores, e o último da Ering.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: