quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

1999-2009: REFLEXÕES SOBRE UMA DÉCADA NA SEGURANÇA - GPAE x UPP - ANA PAULA MIRANDA.

JORNAL EXTRA:
BLOG CASOS DE POLÍCIA E SEGURANÇA.
1999-2009: reflexões sobre uma década na segurança
GPAE x UPP

Enviado por Ana Paula Miranda.
29.12.2009
O ano de 2009 está terminando e já se tornou comum o hábito da retrospectiva, que geralmente se refere apenas ao que aconteceu no ano. Em 2010 teremos uma nova década, o que tem gerado uma série de especulações sobre as possibilidades de desenvolvimento para o país e para o estado do Rio, mas até o momento não vi nenhuma avaliação sobre o balanço dos últimos dez anos na área de segurança pública.
O noticiário tem dado grande destaque à implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), como se fossem uma grande novidade na área de segurança, esquecendo que o ano de 1999 foi marcado pela implantação do Projeto Mutirão da Paz, na favela conhecida como Pereirão, em Laranjeiras, que foi concebido como uma intervenção policial que atenderia às demandas locais por meio da mobilização das Secretarias de Trabalho, Educação, Saúde, Justiça, Meio Ambiente, Ação Social, Esporte e Lazer, bem como da Defensoria Pública, DETRAN, FAETEC, Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDCS) e a participação da sociedade civil, representada principalmente pela ONG Viva Rio e a Associação de Moradores de Laranjeiras. Na época a região era constantemente palco de confrontos relacionados ao tráfico de drogas, hoje a área tornou-se famosa pela existência da Pousada Favelinha, referência para os turistas estrangeiros. Veja:
www.favelinha.com/po/index.php
O projeto se tornou a base para a implantação do Grupo de Policiamento em Áreas Especiais (GPAE), em setembro de 2000, no Cantagalo/Pavão/Pavãozinho, cujo fundamento eram os princípios do policiamento comunitário orientado para a administração dos problemas. O que interessa agora é ressaltar que quase dez anos depois as favelas localizadas na Zona Sul da cidade do Rio são tratadas como laboratórios de políticas de segurança sem que se tenha clareza do quanto as UPP diferem do GPAE. Até o momento não se pode avaliar se estamos fazendo mais do mesmo...
Enquanto isso o que acontece nas outras áreas da cidade?
A falta de estudos sobre as UPP não permite a comparação entre as duas experiências no momento, mas pode ficar o alerta. Será que nos próximos dez anos não estaremos (re) inaugurando projetos na mesma região?
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: