terça-feira, 22 de dezembro de 2009

TRÊS ANOS E MEIO SE PASSARAM, QUAIS AS CONCLUSÕES DAS INVESTIGAÇÕES DO BOPE?

O GLOBO - 09 DE MAIO DE 2006.
O BOPE VAI INVESTIGAR.
O campo das idéias é terreno de lutas que freqüentemente apresenta ruidosas batalhas entre contendores, movidos por convicções que se apresentam como bússola orientadora de suas inclinações. Muitas vezes, os provocadores de uma discussão, da qual se é inevitável enfrentar, esperam que se lhes mova campanha difamadora, com intuito de faturarem com a agressão, expondo-se vítimas da injúria.
Todavia, analisar-lhes as idéias, e apontar paradoxos e incongruências no que dizem ou promovem, é fato legítimo, pois a discussão do pensamento é sempre preferível ante fazê-lo sobre o pensador.
Assim, na hipótese de lançar anátema sobre os autores do livro “A Elite da Tropa”, obra que pretende, segundo os escritores, revelar, na forma de ficção, toda sorte de violações cometidas pelos integrantes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) durante um período de sua existência, convém analisar-lhes os objetivos explicitados; avaliar, também, o meio escolhido e projetar os resultados possíveis do empreendimento.
Vejamos:
Na entrevista concedida ao jornal O GLOBO do dia 28 de abril — aliás, espetacular espaço de duas páginas completas — os autores se permitem não apenas adiantar trechos do livro, mas radiografar o Bope, fazendo uma descrição crítica de sua “atuação equivocada”, ideologizada e formadora de uma mentalidade, ora causa, ora conseqüência, da identificação do grupo como “tropa de guerra”. E reforçam, deixando claro que se trata de um apanhado de “histórias reais que teriam acontecido”, misturadas, “alteradas e recombinadas”, recolhidas das “experiências de dois dos autores” e colegas não citados.
A entrevista se dedica, também, a apresentá-los com suas credenciais, e aí ficamos sabendo que dois são capitães da PM, que serviram, ao longo de vários anos, no Bope, comandando tropa nas operações de intervenção, em áreas de forte presença do narcotráfico. O outro, sociólogo que experimentou atuar diretamente na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, no final da década de noventa e início de dois mil.
Embora o livro não seja anunciado como produto de trabalho científico, com os rigores que lhes seriam exigidos, caso tivesse tal pretensão, subliminarmente é apresentado como tal, pois, conhecido como “especialista em segurança pública”, célebre pesquisador de renome internacional que não arriscaria sua credibilidade em exposições “achistas”, levianas, o professor, co-autor (da obra), ao declarar que “O Bope é...” e não apenas “O Livro é...”, naturalmente empresta chancela de autoridade no conhecimento de fatos, apresentados por ficção na literatura supra-real.
E então, ao garantirem que tudo está difuso e misturado, a fim de se impedir a identificação das pessoas, promovem um incômodo que aos poucos se acentua no leitor mais atento, porque, com efeito, aquilo que inicialmente parece algo positivo, com ares de posicionamento ético, e digno de aplausos de aprovação, estanca em perguntas que são absolutamente óbvias: “Será que os dois capitães assistiram a quaisquer daquelas coisas horrendas? Será que não são eles mesmos os criminosos? A confissão escamoteada e remunerada (o livro deverá render muito) os isenta dos crimes que podem ter cometido?"
( * )
Ora, se tudo isso for verdade, há débitos com a lei que precisam ser resgatados. Não será a publicação do livro escandaloso que lhes promoverá redenção. Irá render-lhes, certamente, consagração e festejos nos meios intelectuais, mas a injustiça se apresentará ainda mais desafiadora; afinal, que dizer aos familiares das vítimas? Como lhes explicar que criminosos por ação ou omissão estão vindo a público expor as imolações e o assassínio de seus parentes e ainda irão lucrar muito com isso?
É bem certo que ninguém é obrigado a produzir prova contra si, e não creio que os dois policiais escritores se apresentem ao Ministério Público voluntariamente, nem mesmo para delação premiada. Caberá ao Bope colaborar para a elucidação dos fatos, desmisturando-os, descombinando-os e descobrindo-lhes autoria, para que “léxico e sintaxe”, como nas palavras do erudito sociólogo, não sirvam somente para escandalizar uns e enriquecer outros. Para isso, o Batalhão espera contar com a colaboração dos próprios autores e já adotou providências iniciando a recuperação dos registros das intervenções dos dois oficiais, durante todo o período que estiveram entre seus “homens de preto”.
E, por fim, há algo que eles podem fazer para não amargar a perda da respeitabilidade. Algo que não afastará, certamente, as sombras do passado que talvez incomodem os capitães, como “demônios do não esquecimento”, os quais buscam exorcizar na catarse remunerada. Basta que façam doação de tudo que arrecadarem com a venda do livro às famílias que tiveram parentes mortos no período que eles serviram ao Bope. As Ongs dedicadas aos direitos humanos podem ajudar a encontrá-las.
Talvez, assim, “A Elite da Tropa” poderá ser compreendida como obra séria, e não como irresponsável, mas estratégica alavanca para visibilidade de candidatos, num ano eleitoral.
MARIO SERGIO DE BRITO DUARTE é comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
"O Globo", em 9 de Maio de 2006.
( * ) Eu adotei a mesma linha de raciocínio de Mário Sérgio, quando escrevi artigos a respeito do livro, assim como, quando encaminhei documento para o Ministério Público da AJMERJ.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

19 comentários:

LOBÃO disse...

Sempre me debati sobre grupo elitizado de polícia militar, onde seus integrante se auto julgam superiores fisicamente, mentalmente e profissionalmente aos demais servidores da Polícia Militar.Adoto o seguinte dogma,s e são bons, considerados invencíveis que enfretem e combatem os criminosos sozinhos sem apoio ou auxílio dos demais cmpanheiros de corporação. O que não deve é a tática do abuso de autoridade, da coação, da intimidação ás demais pessoas, mesmo em missão. Por outro lado, adoto igualmente o enfrentamento, ou seja, "olho por olho, dente por dente, sangue por sangue", pr essas razões não admito enfrentamentos inúteis, egocêntricos, visando demonstrar um falso poder . Sempor digo, na frente do magistrado esse poder desmedido cai por terra, porconseguinte, toda a polícia deveria ter igual preparo técnico e não apenas meia duzias de "rambos" ,que imaginam serem ser superiores. Para mim, o unico ser superior é Deus, mas ninguém. Lamento dizer, ninguém tem mais medo de lobo mau, pois respeita=se aquele que deve ser respeitado como os policiais militares de unidades com menos holofotes.

Anônimo disse...

Lobão para de falar besteira.Niguém do BOPE se acha isso ou aquilo meu caro.Entretanto Sr. Lobão,os Policiais Militares do BOPE realmente recebem mais treinamentos que os outros colegas da PMERJ,como também ocorre em outras partes do MUNDO Sr.lobinho.
È melhor chamar o Sr. de LOBINHO o que acha?hahahahahahahahahahahhahaha

Anônimo disse...

Prezado Cel. Paul,meu nome é Jorge Martins,sou morador do Meier e não policial Militar.Desta forma gostaria de saber do Sr.quem era o comandante geral da PMERJ na epoca do lançamento do livro bem como quem era o 01 da Corregedoria nessa epoca e perguntar com todo o respeito ao Sr. pq não fizeram nada com relação aos fatos relatados neste livro, já que neste são mencionados diversos fatos que o Sr. inclusive menciona neste comentario de seu Blog,que temos ideia dos crimes ocorridos,portanto esses senhores um hoje major da PMERJ e outro que largou a farda e neste momento vive de estrelismo não deveriam ter sido questionados pela Justiça Militar ,pela Corregedoria da epoca e pelo ministerio publico do estado?PQ SOMENTE AGORA ISTO VEM A TONA?INCLUSIVE O TAL DE SOCIOLOGO QUE FEZ PARTE DA SEC DE SEG PUBLICA DEVERIA SER QUESTIONADO PELA JUSTIÇA O SENHOR NÃO ACHA?

NO AGURDO DE SUA RESPOSTA,

ATENCIOSAMENTE,

MARCIO MARTINS DA SILVA FILHO

SAUDAÇÕES TRICOLORES

SIDRACK FILHO disse...

_É muito fácil falar atrás do poste meu amigo, no BOPE tem uma placa imensa na sua entrada "Há vagas', conquiste a sua.Infelizmente ninguém come um omelete sem quebrar ovos, nem um churrasco sem matar o boi, alguém tem que fazer o serviço sujo. A paz tem um preço. Sempre foi assim , por um bom tempo será.
Vá e vença.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Prezado Márcio, o comandante Geral era o Coronel Hudson. Após ler o livro eu (Corregedor Interno) queria instaurar um Inquérito Policial Militar, considerando que segundo os autores, o livro era baseado em fatos reais. Hudson não aceitou a idéia e encaminhei uma exposição de motivos ao Ministério Público da AJMERJ, que recomendou a não instauração do IPM, por considerar uma obra de ficção.

GABEIRA disse...

ANTIGAMENTE, A PROMOÇÃO A CORONEL ERA POR MERECEMENTO.HOJE SÓ PARA OS IRMÃO DO CAPITÃO NASCIMENTO;

Anônimo disse...

Prezado Senhor Paul,então podemos chegar a conclusão que até o MP é de manobra politica,pois o senhor fez a denuncia e nada foi feito,lamentavel.Podemos acreditar em quem neste Brasil?
Entendo assim que todas as classes do Brasil são de manobras e que todas as classes tem CORRUPTOS.TRISTE,MAS VEJO ISSO COMO REALIDADE.A CORRUPÇÃO NÃO ESTA SOMENTE NA POLICIA,SEJA ELA MILITAR CIVIL ,FEDERAL OU MUNICIPAL.

MAIS UMA VEZ VEJO QUE NÃO É SOMENTE NA PMERJ.

LAMENTO PELO MR DESTE ESTADO FAVELADO.

MARCIO

Anônimo disse...

SIDRACK,É ISSO AÍ.CADA UM TEM QUE VENCER A SUA ETAPA,QUEM NÃO VENCE ESTA FORA.
SEI QUE NO ÚLTIMO CAT TINHA VÁRIOS TENTANDO, MAS SOMENTE 08 CONSEGUIRAM.VÁ E VENÇA QUE VOCÊ SERÁ UM BOPEANO.

FELIZ NATAL PARA TODOS.

PAIVA

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Não podemos desistir, só falta isso para chegarmos ao fundo do poço. Eu confio no Ministério Público, embora reconheça que a instituição não esteja blindada quanto às interferências políticas. Obviemnte, como seres humanos, os promotores nem sempre interpretam os fatos como nós interpretamos.
O importante é lutar, como lutam os que querem ingressar no BOPE, por exemplo, que são submetidos a rigorosas provas de resistência física.
Juntos Somos Fortes!

SIDRACK FILHO disse...

Repito no BOPE tem uma placa imensa que diz:"Há vagas."
Existe um preço é claro, mas elas vagas estão lá. Já se passaram quase 22 anos que eu peguei a minha e paguei o preço moeda a moeda e pagaria de novo pela honra de ostentar a caveira sonhada. Ninguém é melhor por ter tal distinção mas garantidamente é muito diferente.
Senhores, VÁ E VENÇA.
Um 2010 com muitas batalhas e vitórias em dobro.

Anônimo disse...

NÃO SE ESQUEÇAM DA FARDA AZUL, NADA CONTRA O BOPE, MAS NOS PMS NORMAIS NÃO TEMOS TREINAMENTO( 1% DETREINAMENTO) E ESTAMOS NA RUA 24 HORAS , ENTAO MERECEMOS UM TREINAMENTO DIGNO, MAS ISSO NAO ACONTECE E QUANDO SE MORRE UM INOCENTE POR UM TIRO MAL DADO " A CULPA É DO PM", MAS PORQUE NÃO CULPAM O GOVERNADOR QUE NÃO DA TREINAMENTO DIGNO???? PORQUE NÃO TEMOS ACOMPANHAMENTO PSICOLOGICO ???? PORQUE NAO SE TEM ASSISTENTES SOCIAIS PARA VER A SITUAÇÃO EM QUE VIVEMOS ???? ABSURDO!!!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Concordo.
O valor do BOPE é inquestionável, todavia a tropa da Polícia Militar é muito mal treinada, o que coloca em risco a vida dos Policiais Militares e de todos nós.
Os Policiais Civis também não recebem o treinamento adequado, bem como, os Bombeiros Militares.

Anônimo disse...

""""""""""Eu confio no Ministério Público, embora reconheça que a instituição não esteja blindada quanto às interferências políticas. Obviamente, como seres humanos, os promotores nem sempre interpretam os fatos como nós interpretamos""""""""""""""
ENTÃO TAMBÉM TEMOS QUE CONSIDERAR ISTO TUDO QUE O SENHOR ESCREVEU PARA TODASAS INSTITUIÇÕES DA PMERJ DA POLICIA CIVIL E BOMBEIROS.POIS NO MEU ENTENDER O MP DEVERIA SER DIFERENTE DE TODOS NÓS,MAS ESQUECI QUE ESTAMOS NO BRASIL.

MARCIO

Anônimo disse...

QUERO QUE SAIBAM QUE NÓS DO BOPE NÃO TEMOS NADA CONTRA OS DEMAIS COLEGAS,ENTRETANTO NÓS TEMOS METAS A CUMPRIR PARA TERMOS A CAVEIRA.AS PORTAS ESTÃO ABERTAS PARA TODOS,ENTRETANTO TEMOS UM CAMINHO A VENCER,PORTANTO NÃO PODEMOS DENEGRIR A INSTITUIÇÃO.CONCORDO QUE OS TREINAMENTOS DEVERIAM SER PARA TODOS EVIDENTE QUE DENTROI DE SUAS ATRIBUIÇÕES,TB NÃO VAMOS PEGAR UM BATALHÃO CONVENCIONAL E DARMOS O MESMO TREINAMENTO DO BOPE.

SADAÇÕES BOPEANAS PARA TODOS!!!!

CAVEIRA""""""""""""""""""" CAVEIRA


SEBASTIÃO PIMENTA

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Sem dúvida, Márcio, temos que considerar as falhas humanas em todas as instituições.
Todvaia, temos que diferenciar interferência de dominação política, como ocorre na área da segurança pública.
Um absurdo.

Anônimo disse...

Acho engraçado tantos questionamentos, tantas dúvidas envolvendo a tropa de elite(?).
Mas, deixo mais uma que merece que alguém que saiba a resposta me esclareça: PQ oficiais do BOPE são proprietários de "empresas' e "cursos' que preparam civis com as técnicas bopeanas?

Anônimo disse...

Eu confio no Ministério Público, embora reconheça que a instituição não esteja blindada quanto às interferências políticas. Obviemnte, como seres humanos, os promotores nem sempre interpretam os fatos como nós interpretamos.

Cel. paul,não concordo com o que o senhor mencionou acima,pois os Policiais |Militares também são seres humanos e muitas vezes quando erram, a imprensa,as ONGs (que só sabem arrecadar grana),as instituições de direitos humanos (só para bandidos),senadores,deputados (principalmente 1/2 duzia do RJ - que só defendem bandidos),vereadores e outros pilantrascolocam logo a boca no trombone e metem o pau nos policiais falando que são bandidos ,safados e etc,portanto só devemos acusar após a conclusão de um inquerito e após a condenação ou não.Desta forma acho que o MP apesar de ser comandado por homens (seres humanos)também devem pagar seu preço não apenas os Policiais quando erram.

Um Feliz natal e um Ano Novo de 2010 com muita saúde e felicidades,

Márcio

Paulo Ricardo Paúl disse...

Prezado Márcio, eu escrevi sobre interpretação diversa da nossa e não sobre tolerar erros do MP.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Acho engraçado tantos questionamentos, tantas dúvidas envolvendo a tropa de elite(?).
Mas, deixo mais uma que merece que alguém que saiba a resposta me esclareça: PQ oficiais do BOPE são proprietários de "empresas' e "cursos' que preparam civis com as técnicas bopeanas?

JÁ QUE VOCÊ ACHA ENGRAÇADO PQ NÃO CRIA UMA?VOCÊ DEVE TER UM TINO COMERCIAL INVEJOSO MUITO GRANDE,JÁ PODE CIMEÇAR E SÓ TER CAPACIDADE E CONHECIMENTO,POIS NADA IMPEDE QUE PRAÇAS INCLUSIVE DEEM ESTE TREINAMENTO.VÁ E VENÇA SE FOR CAPAZ.

PAULO CORREIA