quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

RIO DE JANEIRO: DINHEIRO DE BENEFÍCIOS DESAPARECE E POLICIAIS MILITARES ASSASSINADOS.

JORNAL O DIA:
- Caixa Beneficente da PM é ré em 289 processos
Associados buscam na Justiça o direito de receber pelas contribuições pagas a entidade investigada pela polícia. Suspeita é de que dinheiro tenha sido desviado para outra empresa
POR PAULA SARAPU
Rio - Investigada por suposto desvio de contribuições mensais de policiais militares, a partir de contratos terceirizados de serviços de benefícios, a Caixa Beneficente da Polícia Militar (CBPM) acumula 289 processos em primeira instância no Tribunal de Justiça do Rio, como ré, desde 2000. A maioria deles é por falta de pagamento aos associados e suas famílias. O presidente da Caixa, o tenente reformado Jorge Lobão, diz que o estado deve repasses no valor de R$ 5.239.123,91, já que os descontos dos cerca de 35 mil PMs associados são feitos em contracheque.Um processo administrativo tramita desde 2007 na Secretaria de Estado de Fazenda. “É por isso que os associados reclamam que eu não pago em dia. Se eu recebesse o que o governador deve à associação, numa escala de zero a dez, eu conseguiria pagar 6,5 dos benefícios que devo”, afirmou Jorge Lobão. A secretaria não quis comentar o andamento do processo.
VIA CRUCIS
Enquanto isso, a doceira Sueli Costa Lima, 67 anos, espera há quase três anos o benefício do filho morto. A três dias de se tornar cabo da Polícia Militar, o soldado Marcus Vinícius Costa Lima, 33 anos, foi morto numa tentativa de assalto, ao deixar o 12º BPM (Niterói), onde trabalhava, em setembro de 2007. Sueli diz que já perdeu as contas de quantas vezes procurou a Caixa, para receber seu dinheiro, sem sucesso.
“Como a profissão dele era de risco, meu filho não queria me deixar desamparada, se alguma coisa acontecesse no trabalho. Éramos só nós dois e, por isso, ele se associou à CBPM. Vendo salgadinhos para fora e este dinheiro, que é do meu filho, me faz falta. Já são quase três anos, a morte dele já me deixou abalada e eu ainda tenho que passar por esse constrangimento”, desabafou Sueli.
O inquérito que apura o suposto desvio das contribuições dos policiais militares continua na Justiça, que decretou busca e apreensão de documentos dos envolvidos. O deputado estadual Paulo Ramos (PDT) convocará Lobão e os diretores da União Nacional de Assistência aos Servidores Públicos (Unasp), empresa com a qual a CBPM firmou contrato de terceirização do pagamento de benefícios, para uma audiência pública na Alerj, na semana que vem.
- Pedreiro morre e outras duas pessoas são feridas após tiroteio em Jacarepaguá
Testemunhas disseram que quatro homens em um carro fizeram cerca de 40 disparos de fuzil e pistolas
POR CHARLES RODRIGUES
Rio- Um homem morreu e outros dois ficaram feridos durante um tiroteio, no fim da noite de quarta-feira,na Estrada Rodrigues Caldas, na Taquara, Zona Oeste do Rio. Segundo testemunhas, quatro criminosos, em um carro prata, fizeram cerca de 40 disparos de fuzil e pistolas.
Alvo dos bandidos, o pedreiro Carlos Alberto dos Santos, de 43 anos, foi baleado quando saía de um trailer de lanches. Mesmo ferido, o pedreiro correu por cerca de 50 metros, mas não suportou os ferimentos e morreu na entrada de um condomínio. Luis Manoel Villaça, 53, e o funcionário de pizzaria Luan de Almeida Andrade, de 21 anos, foram atingidos de raspão e levados para o Hospital Lourenço Jorge. Segundo a polícia, eles não correm risco de vida.
Carlos ALberto era casado há dez anos e tinha um filho. Abalada, a mulher do pedreiro, que não quis se identificar, disse que o marido não tinha inimigos e não recebeu ameaças. Os disparos atingiram uma gabine de chaveiro e a porta de uma loja de ração.
As circuntâncias do crime ainda são desconhecidas. Policiais da Divisão de Homicídio (DH) investigam uma informação de que o pedreiro estaria trabalhando como segurança de uma rua do bairro. Segundo o delegado adjunto da DH Mário Andrade, há indícios de uma execução. "Pretendo ouvir todas as testemunhas antes de definir a linha de investigação", disse o delegado.
- Tenente reformado da PM morre após reagir a assalto na Zona Norte
Bandidos tentaram roubar carro do policial. Tiro atingiu o pescoço da vítima
POR CHARLES RODRIGUES
Rio- O tenente reformado da polícia militar José de Souza Brás, de 81 anos, morreu após ser baleado no pescoço, durante uma susposta tentativa de assalto, no fim da noite de quarta-feira, na Rua Visconde de Santa Isabel, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio
O policial reformado estava dirigindo o seu carro, um Pegeout 207 prata, quando foi abordado por dois criminosos, em um sinal de trânsito. De acordo com testemunhas, um dos bandido fez os disparos, quando o tenente acelerou o veículo.
Mesmo ferido, o militar dirigiu por cerca de 100 metros, mas perdeu o controle do carro e bateu no muro de uma casa, em frente ao número 183, próximo ao prédio Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), mas morreu ao dar entrada no Hospital do Andaraí.
Segundo a polícia, nada foi roubado. Os criminosos fugiram. O delegado adjunto da Divisão de Homicídio (DH) Mário Andrade investiga a hipótese de um latrocínio (tentativa de roubo seguido de morte).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: