segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

ENTREVISTA - JORNAL FOLHA UNIVERSAL

10 perguntas para coronel Paúl o homem que sacudiu a segurança pública do Rio
Por Daniel Santini

Ex-corregedor da Polícia Militar do Rio de Janeiro, o coronel Paulo Ricardo Paúl é um dos principais críticos da atual política de segurança fluminense. Integrante e um dos articuladores dos Barbonos – grupo de coronéis insatisfeitos, que desde abril de 2007 briga por melhorias na PM –, ele denuncia a falta de condições na corporação e insiste que, com “salários baixos” (de acordo com a PM, um soldado começa a carreira ganhando R$ 909,49), a corrupção continuará a ser uma crescente.
Paúl foi exonerado pelo atual comandante-geral, Gilson Pitta, seu antigo aliado nos Barbonos. O movimento é assim chamado em alusão ao antigo nome da rua onde está o quartel-general da PM, no Centro do Rio.
1 - Como foi ser afastado da corregedoria?
O então comandante-geral Ubiratan Ângelo tinha colocado o coronel Mauro Assad do Couto na corregedoria e eu assumiria a Diretoria de Ensino e Instrução em seu lugar. Era o que eu queria, mas acabei sendo exonerado com a troca de comando (o coronel Gilson Pitta assumiu no final de janeiro). Foi muito chocante a maneira como tudo aconteceu. Fiquei dois dias sem dormir, o médico até me internou.
2 - O governador disse que o movimento é “tolo, quer confronto, balbúrdia e desordem”. O que achou das críticas?
Tudo o que fizemos foi dentro da hierarquia e da disciplina. Quando criamos o movimento, eram nove coronéis. Elaboramos a carta dos Barbonos com várias reivindicações, inclusive a de reajuste salarial, e nos reunimos com a cúpula da segurança e o governador do Estado. No meio de 2007 foi anunciado um reajuste de 25% em 24 parcelas. Dava R$ 8 por mês. Dissemos que a proposta era indigna. O governador suspendeu as negociações, anunciou um aumento de 4% e não tocou mais no assunto. Depois disso, nosso movimento ganhou o apoio de 44 coronéis dos cerca de 60 da ativa do Rio. O Pitta havia apoiado e, assim como os demais, se comprometido a nunca assumir o comando da corporação.
3 - Sua equipe de segurança foi mantida?
Sim, e tem que ser mantida. Fui corregedor por quase três anos, tenho muitos desafetos e sou conhecido. Só de policiais afastados, foram mais de 550. Eu preciso de segurança.
4 - A saída da corregedoria foi creditada a um artigo em que o senhor relacionava corrupção a baixos soldos?
Parte da imprensa não tem a independência que deveria ter, até por questões comerciais. Escrevi um artigo em que dizia que o policial, o herói social desgastado por um segundo emprego e sem dinheiro, vira uma presa fácil para os corruptos ativos. O problema é que fizeram uma associação ao caso de PMs que se apropriaram de umas cervejas e repetiram isso exaustivamente. Mas não foi o que me derrubou e continuo acreditando que, se a polícia ganhar bem, fica mais difícil. Começa a ficar tão caro que não vale à pena.
5 - A polêmica com o Batalhão de Operações Especiais (Bope) o prejudicou?
O senhor pediu uma investigação sobre o filme Tropa de Elite?
Disseram que eu teria instaurado um inquérito, mas não foi nada disso. Houve um desentendimento interno. O comandante do Bope reclamou de uma entrevista do capitão Rodrigo Pimentel e o caso foi parar na corregedoria. Não foi iniciativa minha. Aliás, eu nem vi o filme. Queria, isso sim, abrir um inquérito para apurar o que está no livro.O Bope é a melhor tropa urbana do mundo, mas, como toda unidade da PM, tem desvios de conduta.
6 - E as condições atuais?
São péssimas.
O profissional desmotivado trabalha pouco, ainda mais quando é obrigado a trabalhar em um segundo emprego. São raríssimos os PMs que não fazem bicos. Tem gente que dirige táxi, que ajuda a esposa, tem mecânico, pedreiro, professor. A sociedade merece bons policiais, mas tem que pagar bem para isso. Os policiais trabalham com armas de guerra, e têm que tomar decisões em frações de segundo. Não podem estar tão desgastados. Temos hoje policiais estressados, em condições desfavoráveis.
7 - E a parte de infra-estrutura?
As viaturas estão caindo aos pedaços. Não tem coletes para todo mundo. Os quartéis estão caindo aos pedaços, ruindo. Em algumas áreas, não se pode entrar porque tem o risco de desabar.
A PM foi abandonada.
O dinheiro que a gente usa é o que economizamos da verba de alimentação. Com isso, dá para consertar um quartel, uma viatura. E se às vezes não prender um pára-lama com arame, a viatura não sai mesmo.
8 - O senhor deixaria seu filho ser PM?
Não deixaria. Quer dizer, o aconselharia a não ser. O risco é grande, até para oficiais. Todo dia morre gente. Meu filho estuda história e será professor.
9 - O que os Barbonos farão agora?
Faremos uma nova caminhada nesse domingo (17). Temos diversas reivindicações e não desistiremos. Vamos insistir no fim da Secretaria de Segurança Pública. É um órgão caro e desnecessário. O ideal seria um grupo gestor multidisciplinar, com o comando da PM, da polícia civil e dos bombeiros.
10 - E os seus planos pessoais?
Eu vou continuar nessa mobilização, não vou parar nunca. Faltam três anos para me aposentar, depois, quero dar aula. Sou professor de biologia, meus planos são esses. Não quero ser comandante geral e não vou concorrer a nenhum cargo eletivo."
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO

4 comentários:

Anônimo disse...

O "grito de socorro" dos BONS policias militares já está repercutindo na Imprensa, que é a base da "formação de opinião".Vide as reportagens com o Sr Cel Paúl colecionadas a esse "Blog". Uma "formação de opinião", como o próprio nome diz, consegue com o tempo sedimentar uma "opinião pública" e essa "opinião pública" é a "idéia básica e comum do que se pensa de algo ou uma instituição". Infelizmente a opinião pública sobre a Polícia é formada com itens extremamente desgastados e negativos divulgados de forma exautiva diariamente em horário "nobre" e talvez por isso num primeiro momento verificamos uma Imprensa "tendenciosa" que tentara manter o "status quo" da Polícia perante a sociedade, ou seja, "passar a idéia de ser uma instituição de "quinta categoria" e que "não teria legitimidade em solicitar melhores condições salariais". A prova disso são as reportagens de grandes semanais há tempos (contestadas no âmbito jurídico inclusive); tendeciosas e achincalhantes, aliás, como a maioria da população se refere ao policial hoje: com galhofa e achincalhes. Não por culpa dessa população, mas sim da "manobra" a que são submetidos por parte dessa Imprensa sem ética.
Por fim conseguimos detectar "um ganho de respeito" pela Polícia ou um de seus integrantes (vide Sr Cel Paúl). O que comprova esse respeito são as entrevistas concedidas e as publicações pertinentes, racionais, verdadeiras e éticas acerca da real problemática a que são submetidos diariamente os policiais militares do RJ e até do Brasil. Só por estas entrevistas, acredito que tenham "valido a pena" os esforços das últimas semanas. A opinião pública tem de ser mudada acerca do bom profissional.

Anônimo disse...

Em suma: Senhor Cel PM Paúl, PARABÉNS pelo que conseguiu colocar na Imprensa!!!!!!!! DEUS ESTÁ NO COMANDO!

Anônimo disse...

CEL PAÚL, PARABÉNS PELA INTREVISTA Á FOLHA UNIVERSAL SOU MEMBRO E OBREIRO DA IURD A 5 ANOS, E TENHO VISTO E ACOMPANHADO O INTERESSE E O APOIO DOS MEMBROS, OBREIROS, PASTORES E BISPOS, INCLUSIVE INTERCEDENDO AO SUPREMO DEUS A FAVOR DE NOSSAS REINVIDICAÇÕES.
A MINHA IGREJA RECEBE POR SEMANA CERCA DE 1200 JORNAIS E ESSE VAI SER MAIS UM MATERIAL A SER USADO EM FAVOR DA NOSSA CAUSA, ALÉM DE GANHARMOS ALMAS PARA O REINO DE DEUS, ARREBATAREMOS ADEPTOS AO NOSSO MOVIMENTO COMO SEMPRE ORDEIRO.

QUE O SENHOR O ABENÇOE ABUNDATEMENTE.


CEL,
A BÍBLIA RELATA QUE UM HOMEM CHAMADO ELIAS, DEPOIS DE TER TIDO VÁRIAS EXPERIÊNCIAS COM DEUS, ENTRE ESSAS TER VENCIDO 450 HOMENS NO MONTE CARMELO; TENDO SIDO AMEAÇADO POR UMA MULHER CHAMADA JEZABEL, ACOVARDOU-SE E FUGIU.

DIANTE DESSA SITUAÇÃO DEUS COLOCOU OUTRO EM SEU LUGAR (ELISEU),
E DISSE A ELIAS:

TAMBÉM CONSERVEI EM ISRAEL SETE MIL,TODOS OS JOELHOS QUE NÃO SE DOBRARAM A BAAL, E TODA BOCA QUE O NÃO BEIJOU.

CEL,
NÃO IMPORTA QUANTOS ESTÃO RETROCEDENDO, SE ACOVARDANDO, TRAINDO, SAIBA QUE DEUS TEM CONSERVADO NA PMERJ JOELHOS QUE NÃO ESTÃO SE DOBRANDO,E SENDO FIEL EM TODAS AS CIRCUNSTANCIAS.

É VERDADE, DEUS ESTÁ NO COMANDO!


JUNTOS SOMOS FORTES!!!



SD GUIMARÃES

Anônimo disse...

PARABENS CEL PAÚL, TRICOLOR COM O EU, SE A PM TIVESSE MAIS DEZ COMANDANTES COMO O SENHOR A CONVERSA SERIA OUTRA. ENTRETANTO SAIBA O SENHOR QUE OS PPMM DECENTES E COM MUITA VERGONHA NA CARA ESTÃO OMBREADOS COM O SENHOR NA BUSCA PELA DIGNIFICAÇÃO DO POLICIAL E SUA FAMÍLIA. ENQUANTO ESSE... GOVERNADOR PAGAR 30,00/DIA ESTAREMOS ASSISTINDO OS FATOS DE CORRUPÇÃO SE MULTIPLICANDO. ACREDITO QUE SE O PM TIVESSE UM SALÁRIO INICIAL DE 2.800,00 E TODA UMA POLÍCIA ESTRUTURADA, PENSARIA BASTANTE ANTES DE ACEITAR UMA PROPOSTA DE VANTAGEM INDEVIDA. NO MAIS, NÃO DESISTA CEL PAÚL, DEPOIS DA LUTA A VITÓRIA VIRÁ, POIS DEUS HONRA OS HONESTOS E A LUTA DOS JUSTOS. UM ABRAÇO. ATT SUBTEN PM