sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

ARTIGO COPIADO DO BLOG DO MAJOR WANDERBY - COMENTÁRIO DE UM SARGENTO PM


"ESTOU AQUI MAIS UMA VEZ, PARA FAZER MAIS UM COMENTÁRIO, SEM ME DEIXAR INFLUENCIAR PELOS ACONTECIMENTOS. PERCEBO QUE É HORA DE MUDANÇAS. ISSO JÁ FICOU CLARO PARA A MAIORIA DOS POLICIAIS E DOS BOMBEIROS. SENDO ASSIM, ACREDITO QUE SERIA VIÁVEL QUE OS QUE ENCABEÇAM ESSA CAUSA, INCLUAM NAS SOLICITAÇÕES AO MINISTÉRIO PÚBLICO A ABERTURA DE UMA AUDITORIA NOS QUARTÉIS TANTO DA POLÍCIA, COMO DOS BOMBEIROS.
DEVERIA SER FEITO TAMBÉM UM PEDIDO A PRESIDÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS, PARA QUE VISITASSE OS NOSSOS QUARTÉIS E OUVISSEM DE FORMA SIGILOSA, OS NOSSOS PRAÇAS.
DIGO ISSO, PORQUE QUANDO ISSO FOR FEITO, VIRÁ A TONA AS INÚMERAS BARBARIDADES COMETIDAS POR HOMENS QUE DISLUMBRADOS COM O BRILHO DE UMA ESTRELA NO OMBRO, NÃO CONSEGUEM DEIXAR DE LADO A VAIDADE E A TIRANIA, E TRATAM OS SEUS SUBORDINADOS COMO SE FOSSEM BICHOS.
SERIA MUITO INTERESSANTE VER ESSE GRUPO QUE LUTA POR CONDIÇÕES DIGNAS, COMEÇAR A CORTAR NA PRÓPRIA CARNE, E ADMITIR QUE EXISTE MUITA COVARDIA COMETIDA NO INTERIOR DA CASERNA. PARA TUDO QUE SE DESEJA IMPOR, BASTA ELABORAR UM MEMORANDO E ACRESCENTAR A SEGUINTE FRASE: 'O NÃO CUMPRIMENTO DAS NORMAS ESTABELECIDAS, SERÁ CONSIDERADA TRANSGRESSÃO DA DISCIPLINA DE NATUREZA GRAVE'.
É SENHORES.
O ASSUNTO É MAIS SÉRIO DO QUE SE POSSA IMAGINAR. EU ACREDITO QUE SE TEMOS A INTENÇÃO DE VERMOS A CASA LIMPA, SE FAZ NECESSÁRIO MUDANÇAS PROFUNDAS.
É IMPOSSÍVEL TRATAR UMA PESSOA COMO QUEM ATIÇA UM CÃO BRAVO AMARRADO, E NÃO ESPERAR QUE UM DIA ELA REAJA.
ISSO ESTÁ ACONTECENDO A MUITO TEMPO.
NO ENTANTO, NOS DIAS ATUAIS, NÃO TEMOS MAIS UM EFETIVO COMPOSTO DE PESSOAS QUE TENHAM APENAS A 4ª SÉRIE DO PRIMÁRIO. ATUALMENTE, A MAIORIA DOS NOSSOS PRAÇAS JÁ POSSUEM O CURSO SUPERIOR, E PORTANTO, CONHECIMENTO SUFICIENTE PARA REALIZAR UMA LEITURA CULTUADA NO NIVEL MAIS PROFUNDO DA HERMENÊUTICA, PARA INTERPRETAR PELO MENOS O ART. 5° DA CF/88.
É FÁCIL INVESTIGAR. DIFÍCIL NA VERDADE É ESTAR SOB INVESTIGAÇÃO.
EU PENSO QUE É CHEGADA A HORA DE FAZER UM LEVANTAMENTO NA VIDA DE TODO CONTIGENTE DAS DUAS INSTITUIÇÕES. AFINAL, QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME. E SÓ PARA DAR O EXEMPLO, EU ACREDITO QUE DEVERÍAMOS COMEÇAR PELA VIDA DOS OFICIAIS. EU NÃO TENHO DÚVIDAS DE QUE O TEMPO É SENHOR DA RAZÃO. É POR CAUSA DISSO QUE HOJE ME EXPRESSO ATRAVÉS DESSAS LINHAS.
TRANCARAM NUMA MASMORRA SEM CONDIÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA, HOMENS E MULHERES QUE QUEREM APENAS CONSEGUIR LEVAR PARA DENTRO DE CASA O PÃO DE CADA DIA, COM DIGNIDADE.
MAIS ESTÁ DIFÍCIL.
DEUS SABE O QUANTO ESTÁ DIFÍCIL.
É QUASE IMPOSSÍVEL ENCONTRAR ALGUÉM QUE ESTEJA SATISFEITO COM A PROFISSÃO QUE EXERCE DENTRO DA POLÍCIA. E ISSO NÃO É APENAS POR CAUSA DO SALÁRIO, MAS POR DIVERSAS RAZÕES QUE OCORREM SILENCIOSAMENTE NO DIA A DIA DESSES PROFISSIONAIS.
FÉRIAS SUSPENSAS; DINHEIRO PRA SE MANTER NUM DETERMINADO SETOR; GRITOS, CHINGAMENTOS, HUMILHAÇÕES.
É O PROFISSIONAL DE POLÍCIA SENDO FORJADO À MÃO DO COMANDANTE, PARA REFLETIR NAS RUAS, DIANTE DA POPULAÇÃO, O TRATAMENTO QUE RECEBE INTRA-MUROS DO QUARTEL.
EU CREIO EM DEUS. E ESSA É A ÚNICA RAZÃO QUE ME FAZ ACREDITAR QUE UM DIA OS HOMENS QUE ESTÃO NO PODER SABERÃO TRATAR COM RESPEITO OS SEUS SUBORDINADOS. NO DIA QUE ISSO ACONTECER, O HOMEM DO PODER NÃO MAIS SE IMPORÁ PELO MEDO QUE PRODUZ, MAS, PELA LIDERANÇA QUE DETÉM.
SABERÁ AINDA QUE NÃO COMANDA INDIOS, QUE NECESSITAM DE CHEFES, MAS QUE COMANDA SOLDADOS, QUE ACIMA DE TUDO, NECESSITAM DE LIDERES.
O CHEFE MANDA, PORQUE NUNCA CONQUISTOU.
O LIDER PEDE, POR QUE ALÉM DE CONQUISTAR, DETÉM O PODER DE PERSUADIR. SE ESSAS PALAVRAS FOREM DE ALGUMA FORMA LEVADAS EM CONTA, NA HORA DE MONTAREM A PAUTA DAS PRÓXIMAS REUNIÕES, ENTÃO EU NÃO TENHO DÚVIDAS QUE UM DOS TÓPICOS A SEREM ABORDADOS É A MUDANÇA DO ATUAL RDPM. ESSE REGULAMENTO ARCAICO, QUE ESCRAVISA A TROPA E COLOCA NA MÃO DOS COMANDANTES UM PODER ABSOLUTO, QUE DISTOA TOTALMENTE COM O DISCURSO ATÉ AQUI EMPREGADO. SOMOS SUBORDINADOS E NÃO ESCRAVOS. QUANDO ISSO FOR ENTENDIDO, NÃO MAIS OUVIREMOS ORDENS AOS GRITOS, MAS PEDIDOS FEITOS DE FORMA CORDIAL, COMO CONVÉM A HOMENS DE VALOR E COM O MÍNIMO DE EDUCAÇÃO. VISTO QUE PALAVRAS COMO: POR FAVOR, COM LICENÇA, BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE, POR GENTILEZA, MUITO OBRIGADO, ETC. NUNCA SAIRAM E NUNCA SAIRÃO DE MODA.
ESTIVE EM TODAS AS PASSEATAS ANTERIORES E PRETENDO ESTAR NAS PRÓXIMAS TAMBÉM.
NÃO SEI SE APENAS AS IDÉIAS DESSE SARGENTO DE POLÍCIA SEVIRÃO PARA ALAVANCAR ATITUDES FAVORÁVEIS A TROPA.
NO ENTANTO, ME SINTO COMO AQUELE BEIJA-FLOR, QUE SABE QUE NÃO VAI APAGAR O INCÊNDIO DA FLORESTA, MAS QUE TEM A CONSCIÊNCIA DE ESTAR FAZENDO A SUA PARTE.
UM ABRAÇO A TODOS.
QUE DEUS NOS ABENÇOE.".
Caro Sargento:
Mesmo sendo provável que não lhe conheça, devo dizer que tenho orgulho em tê-lo em minha Corporação.
WANDERBY BRAGA DE MEDEIROS
MAJOR DE POLÍCIA
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO

11 comentários:

Anônimo disse...

BELÍSSIMO E INTELIGENTÍSSIMO COMENTÁRIO,QUE DE UMA CERTA FORMA EXPRESSA O SENTIMENTO DA TROPA EM GERAL. MEUS MAIS SINCEROS AGRADECIMENTOS POR ESTAS BELAS E COSTRUTIVAS PALAVRAS.
JUNTOS SOMOS FORTES!!!
PODEM APOSTAR!!!

Anônimo disse...

Coronel Paulo Ricardo, é com imensa satisfação que conheço o seu blog. Nunca, em minha vida, pensei que veria algo semelhante (um oficial da polícia militar defender uma classe 'dos praças' contra as barbaridades que acontecem dentro dos quartéis, fruto de um regulamento arcaico e medieval).
Sou cabo da polícia paulista. Tenho esse mesmo objetivo, embora eu, em razão desse mesmo regulamento disciplinar, não me apresente ao cidadão com faz o senhor.
Falta pouco (2009) para a tão sonhada reforma e, conseqüentemente, o romper dos grilhões que me prendem à humilhação e à desemperança.
Mais uma vez deixo-lhe os meus sinceros parabéns e compromisso de espalhar o seu blog pelo estado paulista.
Marcos Simões

Anônimo disse...

Deixo humildemente uma opinião para todos os PMs que buscam esse Blog pois amam a POLÍCIA MILITAR:
"A cada manhã se renova a esperança e a oportunidade de retificar caminhos e procurar os acertos e reconciliações".Com essa mensagem, reflita:
Nós das PMs do Brasil já somos achincalhados de todos os lados e acredito que agora é a hora de nos unirmos. Trabalho na PM de outro Estado e há tempos acompanho diariamente este conceituado Blog e sou testemunha de que os organizadores da Marcha concitaram diariamente TODOS os PMs, de Sd a Cela se unir e participar das campanhas cidadãs.
Não é hora de cizania, desunião, intriga e sim de UNIÃO....O movimento é de TODOS OS PMs DA PMERJ e todos devem se dar as mãos...Hoje é um novo amanhecer e vamos aproveitar para nos separar das idéias do passado que plantou desunião na PM.
Todos estamos juntos pois nossos inimigos estão atentos para nos derrubar: Parte da Imprensa, CV, PCC, maus políticos, etc,etc,etc....
Sem essa de Praça e Oficial, estamos todos "no mesmo barco"...Num futuro, se não nos unirmos de vez, sermos "caçados" sem piedade pelos criminosos...
E pior, maus jornalistas nos colocarão na vala comum com a bandidagem a cada domingo a noite (vide programas de TV). Não podemos dar mais força ao inimigo com "guerras internas".

Anônimo disse...

"SERIA MUITO INTERESSANTE VER ESSE GRUPO QUE LUTA POR CONDIÇÕES DIGNAS, COMEÇAR A CORTAR NA PRÓPRIA CARNE..."

Quem seria "esse grupo"?
Os Barbonos?
Os 40 da Evaristo?
Outro grupo? Qual?

Francamente, pensei que o foco fosse outro; pois para fazer isto que o "sargento anônimo" sugere, e se faz necessário sem dúvida, não precisaríamos fazer ATOS PÚBLICOS, DISPONIBILIZAR CARGOS E COMANDOS, enfim, ENCERRAR UMA CARREIRA.
Estas ações foram engendradas em prol da obtenção de salários dignos, para que o PM e o BM tivessem dignidade.

"Cortar na própria carne" é ação de quem detém o poder, e não de quem abdicou dele.
Os desmandos, a tirania, as injustiças, o "RDPM arcaico" devem e podem ser objeto de ações judiciais por quem assim entender que deva proceder.
Por quê sugerir que se faça isto antes e ao invés de pleitear o aumento salarial?

Só falta surgir a proposta de realização de um ATO PÚBLICO PARA "CORTAR NA PRÓPRIA CARNE".

Anônimo (como o "graduado" autor)

Anônimo disse...

TUDO VERDADE.

Anônimo disse...

"DEVERIA SER FEITO TAMBÉM UM PEDIDO A PRESIDÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS, PARA QUE VISITASSE OS NOSSOS QUARTÉIS E OUVISSEM DE FORMA SIGILOSA, OS NOSSOS PRAÇAS."

1) Qual "presidência dos direitos humanos"(existe isso?)? Onde está a "coerência"?
2) "ouvissem de forma sigilosa os nossos praças". Onde está a transparência? E por que não ouvir também os Oficiais? Onde está a "ponderação"?
3) existe alguma "fundamentação" no texto? Qual fundamento, a CRFB, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o CPM, onde está a "fundamentação"?

"E SÓ PARA DAR O EXEMPLO, EU ACREDITO QUE DEVERÍAMOS COMEÇAR PELA VIDA DOS OFICIAIS."

Esquece que vivemos ainda sob um Estado Democrático de Direito cujo pressuposto é que ninguém tenha sua vida, privacidade e inviolabilidade atacada senão por imposição da LEI e por ordem judicial? Ou se pretende regredir à Idade Média e ao Santo Ofício, promovendo "caça as bruxas"?
O fato dele "acreditar" expressa tão somente uma opinião pessoal. E por que não pelas PRAÇAS? Tanto faz.
E quem iria "investigar" 50.000 pessoas (PM e BM)? Quanto tempo levaria? Até lá teríamos AUMENTO SALARIAL ou não? E os processos judiciais, quanto tempo levariam? E os recursos legais? Ou será que os "investigados" seriam submetidos a céleres "tribunais de exceção"?

O que parece é que estão faltando COERÊNCIA, PONDERAÇÃO e FUNDAMENTAÇÃO; sobrando estão rancor, revanchismo e cizânia.

JUNTOS SOMOS FORTES!
(desunidos somos fracos)

Anônimo disse...

Infelizmente é assim. Há muito se sabe que muitos estão brigando por "vantagens e privilégios" e o Praça e seus problemas passam longe de todos os pleitos. Também é sabido por todos nosso descontentamento com RDPM, escalas, sem contar com as humilhações e um Rancho que nunca satisfez as necessidades dos PRAÇAS. E ai? Quando vimos um movimento, qualquer que seja, lutando por mudanças neste sentido? Amigos. Não tenho oficiais como inimigos, ao menos não todos, mas temos que reconhecer que há muito deixaram de pensar no Praça como um colega de corporação, como homens e mais, ser humano. Não quero tecer comentários sobre movimentos e seus lideres, mas do jeito que estão indo as coisas é mais um fadado ao fracasso. Pensem bem. O tempo da tirania e barbaridades já foi e agora é chegada à hora das mudanças e estas devem começar por nós. Praças e oficiais.
Flavio
Sd Policial Militar

Unknown disse...

Parabéns ao amigo da Gloriosa Polícia Militar, é esse mesmo sentimento que temos no CBMERJ, muitos oficiais se esquecem de que os praças estão cada vez mais instruídos, muitos deles formados em Direito.
Temos que mudar o quadro atual, não podemos sofrer esses abusos de autoridade no dia a dia, sob a máscara da hierarquia e disciplina. É essa a desculpa que eles dão: "temos que manter a ordem."
Fico feliz em ter o senhor à frente dos nossos anseios, gostaria de ter um oficial tão atuante assim no CBMERJ, mas infelizmente, não vejo essa figura nos nossos quadros.
Sou apaixonado pela minha profissão, mas amor não enche barriga e nem paga contas, dessa forma, estudo dia e noite para sair dessa carreira que escolhi com tanto carinho.
Um grande abraço desse leitor assíduo desse blog.
"SGT BM CADA VEZ MAIS DESILUDIDO."

TEN PM disse...

Caro Sargento!!!
Você não poderia ter sido mais feliz nas sua palavras. Esse comentário representa grandemente a pseudodemocracia que vivemos. expor suas idéias livemente é uma das garantias descritas no art. 5º da "CARTA MAGNA". Porém somos obrigados a manter o anonimato para nos preservar. Isso é indigno e aviltante. O próprio autor do BLOG que divulgou seu artigo, é um positivista que usou esse modelo de RDPM ao "pé da letra" sem avaliar situações. Oficial digno, disciplinado, honrado, porém muitas vezes "USADO" assim como eu, pelo "SISTEMA". Parabéns pelas oportunas palavras, dependendo do tempo de serviço que você tenha pela frente, ainda verás muitas mudanças, assim como as vi no decurso de minha carreira.

JUNTOS SOMOS FORTES

Anônimo disse...

onde esta os BMs/?
cade voce coronel BM?
????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Anônimo disse...

Infelizmente esse camarada está repleto de razão. Gostaria muito que não tivesse, que fossemos respeitados dentro da nossa própria casa, que fossemos considerados pelo nosso próprio Comando, que tivéssemos um mínimo de dignidade para trabalhar. Mas as palavras, ou melhor, uma palavra sintetiza o que é a polícia militar hoje: abandono.