quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O GLOBO - 19/02/2.008 - ANCELMO GOIS


Prezado jornalista Ancelmo Gois:
A atividade de um Policial Militar é extremamente estressante, aliás, os problemas emocionais foram a segunda causa de afastamento do serviço no ano passado, como a mídia já noticiou.
A Polícia Ostensiva e de Preservação da Ordem Pública - os Militares de Polícia - vivem situação semelhante à vivenciada nas guerras, a síndrome da morte iminente.
No Rio de Janeiro, vítima de erros sucessivos nas políticas de segurança pública, o simples fato de estar fardado nas ruas, em uma viatura ostensiva, já significa um risco significativo de ser vítima da criminalidade violenta.
Pior, isso já aconteceu várias vezes.
Além dessa situação de desequilíbrio emocional, o Policial Militar obrigatoriamente precisa complementar o seu salário, o que faz através do denominado "bico", o qual via de regra é muito mais rendoso que o salário/dia que recebe para arriscar a vida, menos de R$ 30,00 (trinta reais) por dia.
Portanto, o Policial Militar tem uma sobrecarga de trabalho, sem direito ao lazer e ao repouso indispensável.
Em consequência, a obesidade, os problemas de presão, circulatórios e ortopédicos são comuns na nossa profissão.
E embora possa parecer absurdo ao cidadão comum, os Policiais Militares não possuem um plano de condicionamento físico, apesar de precisarem estar em forma para correr atrás de um torcedor que invada o gramado do Maracanã ou de um meliante que pratique um furto na via pública.
As escalas não permitem esse condicionamento físico, isso sem contar que na segunda folga o Militar de Polícia pode ser escalado em um "serviço extra não remunerado".
Inclusive, normalmente, muitos dos Militares de Polícia que atuam no Maracanã estão nessa situação - "serviço extra não remunerado".
Procure imaginar alguém trabalhando além do horário normal, sem receber "horas extras", no mundo civilizado!
E como pode perceber, caro Ancelmo Gois, tudo começa pelos baixos salários e pelo desgaste excessivo do patrimônio da Polícia Militar - o Militar de Polícia.
Realmente, os 3 (três) estão bem acima do peso, melhor falando, os 4 (quatro), considerando que nesses quase 3 (três) anos na função de Corregedor Interno da PMERJ, eu acumulei um sobrepeso de quase 15 (quinze) quilos.
Por derradeiro, informo que não são 3 (três) Soldados, na realidade um deles é um Coronel.
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO

8 comentários:

Anônimo disse...

Se não fosse publicado aqui eu nem teria lido. Não leio "O Globo"...

Turma 76

Anônimo disse...

CORONEL, CONCORDO COM TUDO QUE O SR ESTA MENCIONANDO, MAS POR EXEMPLO, O PESSOAL QUE TRABALHA NO GEPE (GRUPAMENTO ESPECIALIZADO DE POLICIAMENTO EM ESTÁDIOS),ESSES HOMENS PRATICAMENTE TRABALHAM SOMENTE NOS FINS DE SEMANA E VEZ EM QUANDO,TIRAM UM EXTRA.POR EXEMPLO ESTES HOMENS NÃO PODERIAM REALIZAR UM TREINAMENTO FÍSICO NO BPCH?SOU PAI DE UM TENENTE DO BPCH E O MESMO CONSEGUIU JUNTO AO CEL DESNVOLVER UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISICA JUNTO A TROPA , PRINCIPALMENTE DO RONAC, A PRINCIPIO TEVE ALGUMAS RESISTENCIAS, ENTRETANTO HOJE OS PRAÇAS E SARGENTOS ESTÃO SEMPRE COBRANDO A EDUCAÇÃO FISICA.SEI DE TODAS AS DIFICULDADES QUE OS PMM PASSAM NO SEU DIA A DIA,MAS DEVERIAM TB CUIDAR UM POUCO DE SUA SAÚDE, POIS A INSTITUIÇÃO NÃO QUER SABER.POR EXEMPLO, ESTES TRES HOMENS EM UMA CONDIÇÃO DE CORREREM EM PERSIGUIÇÃO A UM VANDALO SERÁ QUE TEM CONDIÇÕES?ACREDITO QUE NÃO , ATÉ PQ COM O PESO QUE ESTÃO PODEM TER ATÉ UM INFARTO.
ESTA TUDO ERRADO NESTA PMERJ,TIRA SERVIÇO NORMAL, PAGA EXTRA, MAS NÃO RECEBE NADA É O FIM DA PICADA.ESSA É UMA DAS MELHORIAS QUE A PMERJ DEVE PROVIDENCIAR COM A MÁXIMA URGENCIA,CUIDAR DA SAÚDE DE SEUS HOMENS COM BOA ALIMENTAÇÃO, EXERCICIOS FISICOS E UMA ESCALA DE SERVIÇO MAIS HUMANA.
ACREDITO QUE UM DIA ISSO ACONTEÇA.

VIVA A PMERJ

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr.Cel.Paúl,

O Colunista Ancelmo Góis, praticamente não passa um dia sem falar mal da PMERJ ou muito bem do Sr. Governador e sua esposa Sra. Adriana (que também é Ancelmo ou Anselmo).
Tão interessante...
Bem, na dúvida, poderia o colunista correr e o Coronel correr atrás dele. Não precisava nem usar o cassetete ou o gás pimenta.
Seria só uma experiência para avaliar a condição física do Militar e do Jornalista em questão.
CREIO EM DEUS PAI!!!

Um abraço,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS

Anônimo disse...

Sinceramente. Não dá para manter a forma comendo ao menos 3 vezes por semana drobradinha, como servido muitas vezes nos ranchos da PM. Sem falar na ração fria... que digo de passagem... nem cachorro come !!!
Saudades da época do Coronel Fialho e seu antecessor que induzia a tropa ao condicionamento físico no curso CFC e CFS. Eu mesmo emagrace 15 Kilos só fazendo minhas corridas matinais... herança dos cursos CFC e CFS...

Precisamos de Academias... Nutricição aliada a Saúde...
Acompanhamento anual de condicionamento físico e psico...

e que nossas cargas horárias sejam dedicas ao condicionamento físico e educacional... para Servir e Proteger...

Sucesso a todos... e bom serviço...

Anônimo disse...

Não tem com o um PM que trabalha 24X48 condicionar-se fisicamente. No dia que sai de serviço vai direto para o "bico", chegando em casa por volta das 19/20h. Morto de cansado após a noite de serviço na PM e por ter emendado no "bico". Chega para dormir. No dia seguinte (segunda folga), ou ele está de extra, vai depor, ou vai para o "bico". Com este salário não tem como ser diferente. Policial Militar não tem nem vida social, como vai ter tempo para cuidar da forma física e da saúde.

Anônimo disse...

Coronel, o que posso falar ?

Liberdade de imprensa ? Ou ignorância ?

Será que o nosso carríssimo observador não atentou para o galão ao ombro no coronel ?

É como Platão diz:

"A injustiça leva o homem à ignorância".


E, por lembrar, caro Ancelmo, este Coronel por promovido recentemente por um ato de bravura !

abraços a todos

Anônimo disse...

Atenção!
Ninguém precisa se "justificar" para o Ancelmo Góis!
O Cel Paúl já respondeu ao jornalista.
Prestem atenção...


Turma 76

Anônimo disse...

Quem é acostumado a ler esse "engraçadinho"(aturo-o no Diário de São Paulo, que é da Globo)verifica que está em defesa de seus patrícios que estão no Poder!!! Aliás seus patrícios podem ter academias de ginástica em casa, ter alimentação balanceada, saúde de primeira qualidade...Nós da PM não podemos...INFELIZMENTE. Para quem tem formação de esquerda como esse "formador de opinião", fica até chato com a consciência dele ACHINCALHAR e FAZER GRAÇA com trabalhadores humildes....Mas fazer o que, né??? Somos sempre motivo de chacota por sermos MILITARES...DUVIDO (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) que esse senhor Anselmo fotografe três delegados da polícia federal e faça a mesma reportagem....Duvido!!!!!!! Por que será, né????????