quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

REUNIÃO COM ROTARIANOS E VISITA À UNIDADE OPERACIONAL



A reunião com os rotarianos realizada ontem, no bairro Vila da Penha, foi uma experiência edificante.
A interação com os presentes foi intensa e pude perceber que a sociedade fluminense começa a despertar para a sua responsabilidade na Segurança Pública.
Tratamos da mobilização cívica pelo resgate da cidadania dos Policiais Militares e dos Bombeiros Militares, através da concessão de salários dignos e de adequadas condições de trabalho, bem como, conversamos sobre o "NOVO MODELO PARA A SEGURANÇA PÚBLICA PROPOSTO PARA O RIO DE JANEIRO" e que servirá de modelo para o Brasil, conforme o manifesto desejo do Presidente LULA.
Obviamente, não acreditamos que o Presidente LULA imagine que o modelo atual utilizado no Rio de Janeiro possa ser utilizado em algum outro estado brasileiro ou em outro país.
Portanto, só poderia estar se referindo a um "NOVO MODELO".
Os rotarianos e os convidados ficaram impressionados quando afirmei que um Policial Militar recebe menos de R$ 30,00 (trinta reais) por dia para arriscar a sua vida em defesa da Sociedade Fluminense - o que tem ocorrido com todos os cidadãos que recebem essa informação.
Novos convites para encontros com cidadãos fluminenses surgiram e aceitei todos.
Em cumprimento ao meu roteiro pessoal e conforme decidido na AME/RJ, ontem, aproveitei para visitar o Comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar - Tenente Coronel CARVALHO.
Fui muito bem recebido pelo Comandante e pelo Subcomandante da Unidade Operacional - conversamos sobre vários temas, sobretudo a respeito da mobilização cívica pelo resgate da cidadania do Policial Militar e das ações que os mobilizados estão implementando.
Agradeço a deferência.
O autor desse blog já tinha visitado, dias atrás, o Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar - Tenente Coronel MARCOS ALEXANDRE, quando a recepção foi excelente e conversamos sobre a mesma temática.
O Coronel VIVAS e o Coronel FIALHO já visitaram Unidades Operacionais.
O Tenente Coronel PRÍNCIPE, o Tenente Coronel HAVANI e o Tenente Coronel ROBERTO também estão visitando Unidades Operacionais.
A motivação é sempre conversar com o Comandante da Unidade Operacional sobre a nossa mobilização cívica e as ações que estamos implementando, tudo ordeiro e pacífico, nossa marca registrada.
No início da próxima semana farei um resumo das ações ajuizadas; das providências administrativas solicitadas e das solicitações feitas ao Ministério Público.

Transparência é fundamental!



PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO

10 comentários:

Anônimo disse...

Há muitos PPMM, que por motivos diverssos gostariam de participar mas não podem, um dos motivos por exemplo, seria a iminente promoção que ficaria comprometida, por isso sugiro a abertura e divulgação de uma conta corrente aberta com a finalidade de receber recursos para confecção de faixas, aluguel de carros de som, etc.

Anônimo disse...

Transparência é fundamental, sem dúvida. É o que se vê neste MOVIMENTO CÍVICO PM/BM - SEGURANÇA CIDADÃ; por outro lado o que observamos nos "discursos oficiais" é justamente o contrário: falta de TRANSPARÊNCIA.

JUNTOS SOMOS FORTES!

Anônimo disse...

VALOS DIVULGAR!!!!

ISSO TEM QUE MUDAR...
SEM CONDIÇÕES MÍNIMAS DE TRABALHO...

SE PREPARA CABRAL!!!

[20/02/2008 - 10:53] - TJ-RN INDENIZA POLICIAL À MERCÊ DE BANDIDOS EM DELEGACIA


O Estado do Rio Grande do Norte foi condenado a indenizar um agente da polícia civil com o valor de 109 reais por dano material e 10 mil reais por dano moral. O agente foi algemado, vendado e aprisionado em uma das celas da delegacia por um grupo de presos em fuga. A decisão é resultado de uma ação de Reparação de Danos impetrada pelo policial e tramitou na 5ª Vara da Fazenda Pública da Natal.

João Batista de Araújo é agente da 7ª Delegacia de Polícia Civil da Capital. Em abril de 2002, ele foi surpreendido com a fuga de sete presos, quando estava de plantão e sozinho na delegacia com 21 custodiados. Após cerrarem a cela, os presos fugiram e roubaram do autor um celular e um relógio.

O Estado contestou a ação afirmando inexistência de dano moral, pois o agente da polícia encontrava-se em pleno exercício de suas funções, mas, para o Juiz Rivaldo Pereira, que sentenciou o processo, o Estado foi negligente por não oferecer serviço de segurança pública eficiente, deixando, inclusive, seus funcionários à mercê de bandidos no exercício de suas funções, configurando, assim, o dano moral.

FONTE: TJ-RN

Anônimo disse...

Coronel,estou certo de que essa cruzada não terminará de maneira infrutífera.Como diz o ditado popular "eles" vão ver "com quantos paus se faz uma canoa".

Anônimo disse...

COMO JÁ DISSE EM OUTRA OCASIÃO, NÃO GOSTO DE ME EXPRESSAR NO "CALOR" DOS ACONTECIMENTOS. É EM RAZÃO DISSO, QUE ESPERO TER A MENTE LIVRE DE ENVOLVIMENTOS, PARA ME EXPRESSAR COM TOTAL ISENÇÃO. ESPERO SINCERAMENTE QUE ESSAS LINHAS, DIGITADAS POR UM PRAÇA DA PMERJ, SIRVA DE ALGUMA FORMA PARA ALAVANCAR A NOSSA LUTA EM BUSCA DE DIGNIDADE.

ATÉ AGORA, NO MEU MODO DE VER, FIZEMOS MUITO BARULHO E NÃO ALCANÇAMOS RESULTADOS SIGNIFICATIVOS. TERIA SIDO EM VÃO OS MOVIMENTOS ATÉ ENTÃO ORQUESTRADOS?
ACREDITO QUE NÃO. NA VERDADE, EU ACHO QUE PRECISAMOS DIVERSIFICAR E AMPLIAR AS NOSSAS AÇÕES. SENDO ASSIM, HUMILDEMENTE, PASSO A RELATAR ALGUMAS SUGESTÕES.

1- DEVERÍAMOS DISPOR NOS BLOGG'S, CÓPIAS DE CARTAZES(TAMANHO OFÍCIO), QUE PUDESSEM FACILMENTE SER IMPRESSOS EM CASA OU EM QUALQUER LAN HOUSE, AFIM DE ESPALHARMOS NÃO SOMENTE NA CAPITAL, MAS TAMBÉM NO INTERIOR, A MOBILIZAÇÃO DAS NOSSAS INSTITUIÇÕES(PMERJ E BOMBEIROS). AFINAL, QUEM NÃO CONHECE ALGUM MOTORISTA DE ÔNIBUS? SENDO ASSIM, SERIA MUITO FÁCIL PEDIRMOS AJUDA PARA COLARMOS NO VIDRO ATRÁS DO MOTORISTA, ESSES CARTAZES. LOGO, UM ÚNICO CARTAZ COLADO, PASSARIA POR VÁRIOS BAIRROS E SERIA LIDO POR MILHARES DE PESSOAS;

2- DEVERÍAMOS TAMBÉM MOBILIZAR INDIRETAMENTE INSTITUIÇÕES Á NOSSO FAVOR. ISSO SERIA FEITO DA SEGUINTE FORMA: ENVIARIAMOS E-MAIL'S PARA AS AGÊNCIAS DE TURISMO DE TODOS OS PAÍSES DO MUNDO E TAMBÉM PARA AS PRINCIPAIS REDES DE TELEVISÃO DE OUTROS PAÍSES, INFORMANDO QUE A FORÇA DE SEGURANÇA DO NOSSO ESTADO ESTÁ VIVENDO MOMENTOS DE GRANDE MANIFESTAÇÕES, EM RAZÃO DE BUSCA POR MELHORES SALÁRIOS, UMA VEZ QUE UM POLICIAL E UM BOMBEIRO GANHA POR MÊS MENOS DE U$350,00(TREZENTOS E CIQUËNTA DÓLARES). ISSO CERTAMENTE DIMINUIRIA O NÚMERO DE TURISTAS VINDO PARA O NOSSO ESTADO, E CONSEQÜENTEMENTE, DIMINUIRIA O NÚMERO DE PASSAGENS AÉREAS, DE RESERVAS NOS HOTÉIS, DE VISITAS AOS PONTOS TURISTICOS, ETC. SENDO ASSIM, OS RESPONSÁVEIS POR ESSAS ÁREAS(TURISMO, TRANSPORTE AÉREO, HOTELARIA, ETC), IRIAM SE MANIFESTAR FAVORÁVEIS A UM AUMENTO DE SALÁRIO PARA NÓS, AFIM DE ACABAR COM A "CRISE" CAUSADA POR NOSSO MOVIMENTO.

3- DEVERÍAMOS TAMBÉM PROGRAMAR MANIFESTAÇÕES EM DIAS QUE REALMENTE CHAMASSEM A ATENÇÃO. COMO POR EXEMPLO NO DIA EM QUE SERÁ COMEMORADO OS 200 ANOS DA CHEGADA DA FAMÍLIA REAL NO NOSSO PAÍS. ESTARÃO PRESENTES NA OCASIÃO O PRESIDENTE LULA, O PRESIDENTE DE PORTUGAL, O GOVERNADOR DO RIO, ALÉM DE DIVERSAS OUTRAS AUTORIDADES. CERTAMENTE, NUM DIA COMO ESSE, A NOSSA VOZ SERIA OUVIDA COM MAIS ATENÇÃO, ALÉM DE OBTERMOS UMA COBERTURA MAIOR POR PARTE DA IMPRENSA. ALIÁS, PENSO QUE TAL MOVIMENTAÇÃO PODERIA SER REALIZADA POR PARENTES DOS POLICIAIS E BOMBEIROS, O QUE EVITARIA QUALQUER TIPO DE PUNIÇÃO E NÃO PODERIA SER IMPEDIDO.

4- PENSO QUE DEVERIA SER AGENDADA UMA ENTREVISTA DO CEL PAUL OU DO TENENTE MELQUISEDEQUE NO PROGRAMA DO WAGNER MONTES, ONDE NA OCASIÃO, DE FORMA PRÉVIAMENTE AGENDADA, LOTARÍAMOS O AUDITÓRIO(RECÉM INAUGURADO) DO NOVO ESTÚDIO DO PROGRAMA. NÃO PODEMOS DESPREZAR A FORÇA CADA VEZ MAIS CRESCENTE DA REDE RECORD E MUITO MENOS O APOIO QUE TEMOS RECEBIDO DA EMISSORA.

5- CREIO QUE DEVERÍAMOS GRAVAR PRÉVIAMENTE AS MENSAGENS À SEREM DIVULGADAS NO CARRO DE SOM NOS DIAS DA NOSSA PASSEATA. ISSO EVITARIA OS ERROS DOS IMPROVISOS, QUE SÓ ENFRAQUECE A NOSSA CAUSA. NA REALIDADE, TEMOS PESSOAS CAPACITADAS PARA FAZER BOAS GRAVAÇÕES E DISPONIBILIZAR ESSE MATERIAL PARA O PROJETO.

6- PRECISAMOS CRIAR UM CANAL DE COMUNICAÇÃO COM TODO O EFETIVO DAS DUAS INSTITUIÇÕES(POLICIA E BOMBEIRO ). ISSO PORQUE, QUANDO ESTIVÉSSE PRÓXIMO A MAIS UMA PASSEATA, FARÍAMOS UMA PRÉVIA, QUE PODERIA SER ATÉM MESMO NO BLOGG, AFIM DE SABERMOS QUANTOS COMPARECERÃO NA PASSEATA. PODERÍAMOS TAMBÉM ENVIAR UMA MALA DIRETA A TODOS OS ATIVOS, INATIVOS E PENSIONISTAS DE AMBAS AS INSTITUIÇÕES, MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DE NOS UNIRMOS E DE LUTARMOS POR MELHORIAS NOS NOSSOS SALÁRIOS.

7- CREIO TAMBÉM QUE ESSA É A HORA DE BUSCARMOS AS LIDERANÇAS DE OUTRAS ÁREAS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO, TAIS COMO, SAÚDE E EDUCAÇÃO, QUE TAMBÉM FORAM LUDIBRIADOS PELOS DEVANEIOS DESSE GOVERNADOR. ACREDITO QUE PODERÍAMOS UNIR AS FORÇAS EM BUSCA DE UMA MUDANÇA HISTÓRICA PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

8- POR FIM, EU PENSO QUE ESSA É A HORA DE NOS MOBILIZARMOS, ASSIM COMO TEM SIDO FEITO PELOS CORONÉIS BARBONOS, QUE TÊM VISITADO OS QUARTÉIS. ESSA É A HORA DE CADA UM CONVENCER O SEU COMPANHEIRO QUE ESSE É O NOSSO MOMENTO. ESSE É UM TRABALHO ESPINHOSO, VISTO QUE ESTAMOS A MUITOS ANOS DIVIDIDOS EM FACÇÕES DENTRO DE UMA MESMA INSTITUIÇÃO. PORÉM, NUNCA É TARDE PARA COMEÇARMOS UMA MUDANÇA, INCLUSIVE DE PENSAMENTOS E IDEOLOGIAS.

NÃO TENHO A PRETENSÃO DE ESGOTAR POR AQUI OS MEIOS QUE PODERIAM SER UTILIZADOS. ESTOU APENAS DANDO A MINHA CONTRIBUIÇÃO, SONHANDO COM O DIA EM QUE A MANCHETE DO JORNAL ANUNCIE: "MAIS DE 20.000 POLICIAIS E BOMBEIROS, ALÉM DE FAMILIARES, MARCHARAM EM BUSCA DE MELHORES SALÁRIOS" OU ENTÂO: "FINALMENTE O GOVERNO RECONHECE A LUTA DOS POLICIAIS E BOMBEIROS E CONCEDE O AUMENTO TÃO ESPERADO PELAS INSTITUIÇÕES". ATÉ QUE ISSO ACONTEÇA, NÃO PODEMOS ENFRAQUECER. A NOSSA LUTA É LEGITIMA. QUE NA PRÓXIMA PASSEATA, AQUELES QUE DEIXARAM DE COMPARECER COM MEDO DE REPRESÁLIAS, POSSAM SOMAR FORÇA CONOSCO, UMA VEZ QUE VIRAM QUE NO DIA 17/02 NÓS MARCHAMOS E NADA NOS ACONTECEU, POIS NÃO HOUVE COMETIMENTO DE CRIME OU INFRAÇÃO PARA SER REPRIMIDA. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS. JUNTOS SOMOS FORTES.

Anônimo disse...

Pelo que sei todos os Comandantes, Chefes e Diretores atuais são profissionais preocupados com o bom desempenho de suas atribuições e, portanto, com o bem estar da tropa.
Então concluo: que todos devam se engajar na luta por vencimentos dignos, melhores condições de trabalho e pela valorização Institucional tão fragilizada por governos anteriores.
Não há desculpa suficientemente razoável para não aderirem às manifestações ordeiras e pacíficas.
Aos Srs. Líderes peço que seja amplamente divulgado à tropa o embasamento legal para que possam participar das manifestaçõese que haja celeridade no ajuizamento das ações penais e cíveis que couberem em defesa dos participantes que forem injustamente punidos.
"OS PROFISSIONAIS NÃO SE IMPROVISAM E O MANDO DEVE CABER AO MAIS DIGNO E COMPETENTE".
JUNTOS SOMOS FORTES!

Anônimo disse...

Gostaria de agradecer por tudo, pela paciencia, pela amizade, pelo companherismo.Quem sabe um dia eu volto, abraço e obrigada de verdade, por tudo.

Renata Pimenta
a voz do militar de MG

Anônimo disse...

COMO JÁ DISSE EM OUTRA OCASIÃO, NÃO GOSTO DE ME EXPRESSAR NO "CALOR" DOS ACONTECIMENTOS. É EM RAZÃO DISSO, QUE ESPERO TER A MENTE LIVRE DE ENVOLVIMENTOS, PARA ME EXPRESSAR COM TOTAL ISENÇÃO. ESPERO SINCERAMENTE QUE ESSAS LINHAS, DIGITADAS POR UM PRAÇA DA PMERJ, SIRVA DE ALGUMA FORMA PARA ALAVANCAR A NOSSA LUTA EM BUSCA DE DIGNIDADE.

ATÉ AGORA, NO MEU MODO DE VER, FIZEMOS MUITO BARULHO E NÃO ALCANÇAMOS RESULTADOS SIGNIFICATIVOS. TERIA SIDO EM VÃO OS MOVIMENTOS ATÉ ENTÃO ORQUESTRADOS?
ACREDITO QUE NÃO. NA VERDADE, EU ACHO QUE PRECISAMOS DIVERSIFICAR E AMPLIAR AS NOSSAS AÇÕES. SENDO ASSIM, HUMILDEMENTE, PASSO A RELATAR ALGUMAS SUGESTÕES.

1- DEVERÍAMOS DISPOR NOS BLOGG'S, CÓPIAS DE CARTAZES(TAMANHO OFÍCIO), QUE PUDESSEM FACILMENTE SER IMPRESSOS EM CASA OU EM QUALQUER LAN HOUSE, AFIM DE ESPALHARMOS NÃO SOMENTE NA CAPITAL, MAS TAMBÉM NO INTERIOR, A MOBILIZAÇÃO DAS NOSSAS INSTITUIÇÕES(PMERJ E BOMBEIROS). AFINAL, QUEM NÃO CONHECE ALGUM MOTORISTA DE ÔNIBUS? SENDO ASSIM, SERIA MUITO FÁCIL PEDIRMOS AJUDA PARA COLARMOS NO VIDRO ATRÁS DO MOTORISTA, ESSES CARTAZES. LOGO, UM ÚNICO CARTAZ COLADO, PASSARIA POR VÁRIOS BAIRROS E SERIA LIDO POR MILHARES DE PESSOAS;

2- DEVERÍAMOS TAMBÉM MOBILIZAR INDIRETAMENTE INSTITUIÇÕES Á NOSSO FAVOR. ISSO SERIA FEITO DA SEGUINTE FORMA: ENVIARIAMOS E-MAIL'S PARA AS AGÊNCIAS DE TURISMO DE TODOS OS PAÍSES DO MUNDO E TAMBÉM PARA AS PRINCIPAIS REDES DE TELEVISÃO DE OUTROS PAÍSES, INFORMANDO QUE A FORÇA DE SEGURANÇA DO NOSSO ESTADO ESTÁ VIVENDO MOMENTOS DE GRANDE MANIFESTAÇÕES, EM RAZÃO DE BUSCA POR MELHORES SALÁRIOS, UMA VEZ QUE UM POLICIAL E UM BOMBEIRO GANHA POR MÊS MENOS DE U$350,00(TREZENTOS E CIQUËNTA DÓLARES). ISSO CERTAMENTE DIMINUIRIA O NÚMERO DE TURISTAS VINDO PARA O NOSSO ESTADO, E CONSEQÜENTEMENTE, DIMINUIRIA O NÚMERO DE PASSAGENS AÉREAS, DE RESERVAS NOS HOTÉIS, DE VISITAS AOS PONTOS TURISTICOS, ETC. SENDO ASSIM, OS RESPONSÁVEIS POR ESSAS ÁREAS(TURISMO, TRANSPORTE AÉREO, HOTELARIA, ETC), IRIAM SE MANIFESTAR FAVORÁVEIS A UM AUMENTO DE SALÁRIO PARA NÓS, AFIM DE ACABAR COM A "CRISE" CAUSADA POR NOSSO MOVIMENTO.

3- DEVERÍAMOS TAMBÉM PROGRAMAR MANIFESTAÇÕES EM DIAS QUE REALMENTE CHAMASSEM A ATENÇÃO. COMO POR EXEMPLO NO DIA EM QUE SERÁ COMEMORADO OS 200 ANOS DA CHEGADA DA FAMÍLIA REAL NO NOSSO PAÍS. ESTARÃO PRESENTES NA OCASIÃO O PRESIDENTE LULA, O PRESIDENTE DE PORTUGAL, O GOVERNADOR DO RIO, ALÉM DE DIVERSAS OUTRAS AUTORIDADES. CERTAMENTE, NUM DIA COMO ESSE, A NOSSA VOZ SERIA OUVIDA COM MAIS ATENÇÃO, ALÉM DE OBTERMOS UMA COBERTURA MAIOR POR PARTE DA IMPRENSA. ALIÁS, PENSO QUE TAL MOVIMENTAÇÃO PODERIA SER REALIZADA POR PARENTES DOS POLICIAIS E BOMBEIROS, O QUE EVITARIA QUALQUER TIPO DE PUNIÇÃO E NÃO PODERIA SER IMPEDIDO.

4- PENSO QUE DEVERIA SER AGENDADA UMA ENTREVISTA DO TENENTE MELQUISEDEQUE NO PROGRAMA DO WAGNER MONTES, ONDE NA OCASIÃO, DE FORMA PRÉVIAMENTE AGENDADA, LOTARÍAMOS O AUDITÓRIO(RECÉM INAUGURADO) DO NOVO ESTÚDIO DO PROGRAMA. NÃO PODEMOS DESPREZAR A FORÇA CADA VEZ MAIS CRESCENTE DA REDE RECORD E MUITO MENOS O APOIO QUE TEMOS RECEBIDO DA EMISSORA.

5- CREIO QUE DEVERÍAMOS GRAVAR PRÉVIAMENTE AS MENSAGENS À SEREM DIVULGADAS NO CARRO DE SOM NOS DIAS DA NOSSA PASSEATA. ISSO EVITARIA OS ERROS DOS IMPROVISOS, QUE SÓ ENFRAQUECE A NOSSA CAUSA. NSA REALIDADE, TEMOS PESSOAS CAPACITADAS PARA FAZER BOAS GRAVAÇÕES E DISPONIBILIZAR ESSE MATERIAL PARA O PROJETO.

6- PRECISAMOS CRIAR UM CANAL DE COMUNICAÇÃO COM TODO O EFETIVO DAS DUAS INSTITUIÇÕES(POLICIA E BOMBEIRO ). ISSO PORQUE, QUANDO ESTIVÉSSE PRÓXIMO A MAIS UMA PASSEATA, FARÍAMOS UMA PRÉVIA, QUE PODERIA SER ATÉM MESMO NO BLOGG, AFIM DE SABERMOS QUANTOS COMPARECERÃO NA PASSEATA. PODERÍAMOS TAMBÉM ENVIAR UMA MALA DIRETA A TODOS OS ATIVOS, INATIVOS E PENSIONISTAS DE AMBAS AS INSTITUIÇÕES, MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DE NOS UNIRMOS E DE LUTARMOS POR MELHORIAS NOS NOSSOS SALÁRIOS.

7- CREIO TAMBÉM QUE ESSA É A HORA DE BUSCARMOS AS LIDERANÇAS DE OUTRAS ÁREAS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO, TAIS COMO, SAÚDE E EDUCAÇÃO, QUE TAMBÉM FORAM LUDIBRIADOS PELOS DEVANEIOS DESSE GOVERNADOR. ACREDITO QUE PODERÍAMOS UNIR AS FORÇAS EM BUSCA DE UMA MUDANÇA HISTÓRICA PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

8- PENSO QUE ESSA É A HORA DE NOS MOBILIZARMOS, ASSIM COMO TEM SIDO FEITO PELOS CORONÉIS BARBONOS, QUE TÊM VISITADO OS QUARTÉS. ESSA É A HORA DE CADA UM CONVENCER O SEU COMPANHEIRO QUE ESSE É O NOSSO MOMENTO. ESSE É UM TRABALHO ESPINHOSO, VISTO QUE ESTAMOS A MUITOS ANOS DIVIDIDOS EM FACÇÕES DENTRO DE UMA MESMA INSTITUIÇÃO. PORÉM, NUNCA É TARDE PARA COMEÇARMOS UMA MUDANÇA, INCLUSIVE DE PENSAMENTOS E IDEOLOGIAS.

9- POR FIM, ACREDITO QUE O MAIS IMPORTANTE É QUE HAJA UM CONVENCIMENTO DE QUE ESSA LUTA NÃO PODE SER UNILATERAL. DIGO ISSO, POIS ACREDITO QUE NA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DEVA EXISTIR PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO DOS 155% QUE SÓ FOI DADO AOS CORONÉIS. DEVE EXISTIR TAMBÉM UM TÓPICO QUE FALE NA NECESSIDADE DE MUDANÇA DO RDPM, VISTO QUE NINGUÉM AGUENTA MAIS ESSA TAL DE "PRISÃO ADMINISTRATIVA" QUE SÓ EXISTE PARA OS PRAÇAS. PENSO QUE O AUMENTO DEVE SER PENSADO NUMA VISÃO DE REESCALONAMENTO, QUANDO ENTÃO TEREMOS DE VERDADE A "TAL" JUSTIÇA TÃO APREGOADA, MAS INEXISTENTE PARA NÓS PRAÇAS DA PMERJ. PENSO QUE DEVERIAM LUTAR PELO DESARRANCHAMENTO JÁ, VISTO QUE UTILIZAM O NOSSO DINHEIRO ATRAVÉS DA CAIXA DE ECONOMIA PARA SABE DEUS O QUÊ, ENQUANTO NÓS FICAMOS COMENDO A LAVAGEM QUE É SERVIDA NO RANCHO NO DIA A DIA. DIGO MAIS, NAS PASSEATAS REALIZADAS, OS REPRESENTANTES DAS PRAÇAS DA PMERJ E DO CBMERJ DEVERIAM TER A MESMA OPORTUNIDADE DE SE EXPRESSAR TANTO QUANTO OS REPRESENTANTES DOS OFICIAIS. DIFERENTE DISSO, NUNCA TEREMOS UMA IGUALDADE. E SENDO ASSIM, FICA DIFÍCIL IMAGINAR QUE UM DIA OFICIAIS CONSIGAM SER MAIS HUMANOS NO TRATO COM OS SEUS SUBORDINADOS E DESCUBRAM O VALOR DE PALAVRAS MÁGICAS COMO: "POR FAVOR", "MUITO OBRIGADO",ETC.


NÃO TENHO A PRETENSÃO DE ESGOTAR POR AQUI OS MEIOS QUE PODERIAM SER UTILIZADOS. ESTOU APENAS DANDO A MINHA CONTRIBUIÇÃO, SONHANDO COM O DIA EM QUE A MANCHETE DO JORNAL ANUNCIE: "MAIS DE 20.000 POLICIAIS E BOMBEIROS, ALÉM DE FAMILIARES, MARCHARAM EM BUSCA DE MELHORS SALÁRIOS" OU ENTÂO: "FINALMENTE O GOVERNO RECONHECE A LUTA DOS POLICIAIS E BOMBEIROS E CONCEDE O AUMENTO TÃO ESPERADO PELAS INSTITUIÇÕES". ATÉ QUE ISSO ACONTEÇA, NÃO PODEMOS ENFRAQUECER. A NOSSA LUTA É LEGITIMA. QUE NA PRÓXIMA PASSEATA, AQUELES QUE DEIXARAM DE COMPARECER COM MEDO DE REPRESÁLIAS, POSSAM SOMAR FORÇA CONOSCO, UMA VEZ QUE VIRAM QUE NO DIA 17/02 NÓS MARCHAMOS E NADA NOS ACONTECEU, POIS NÃO HOUVE COMETIMENTO DE CRIME OU INFRAÇÃO PARA SER REPRIMIDA. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS. JUNTOS SOMOS FORTES.

Anônimo disse...

Divagações sobre a democracia (?) personalista

Vivemos uma democracia personalista, e não legalista - e apesar de não ser sociólogo e nem antropólogo, ouso deixar a modéstia de lado e afirmar que esta é uma das razões de nossa inviabilidade como sociedade justa. Quando atrelamos o mero cumprimento da lei a um nome ("esse é linha-dura", por exemplo, é frase recorrente), é porque já se tornou hábito que estas mesmas leis sejam "flexibilizadas" conforme a conjuntura política.
É algo sintomático, por exemplo, que funcionários públicos se tornem pessoas com potencial eleitoral apenas por terem cumprido a missão para a qual estudaram e se prepararam. "O procurador que combateu o jogo do bicho" ou "A juíza que condenou os bicheiros" viraram slogans eleitorais que, aos meus ouvidos já cansados da retórica dos marqueteiros, soam como "a empregada doméstica que realmente lavou a louça ao ser paga para isso" ou "o encanador que efetivamente desentupiu o encanamento do banheiro" e por aí vai.
A dinâmica eleitoral, portanto, contamina aqueles que se investem de cargos no poder público e isto é um fator preocupante: quem garante que, no exercício da função, um promotor se exceda nas atribuições apenas por querer ser "o promotor que combateu xxxx problemas"? Tal procedimento certamente leva a prisões que não suportam o primeiro habeas-corpus. Voltemos no tempo, por exemplo, e façamos um exame da situação do jogo do bicho no Rio: apesar de não haver tecnicamente nenhuma incorreção na sentença da juíza Denise Frossard, é fato mais que notório que a mesma não teve efeito quase nenhum sobre a estrutura do crime organizado no Rio, haja visto que, passados 15 anos, a guerra continua. Naquele momento, a sentença da brava juíza atingiu pessoas, sim. E "conjunturas". Mas não "situações" ou "estruturas".
O legado da nossa democracia eleitoral (eleições fatigantes de dois em dois anos a contaminar as decisões públicas) é basicamente este: a exposição em demasia de indivíduos e o total descontrole sobre as estruturas que estes indivíduos representam - haja vista que da estrutura, inclusive, depende o financiamento de muitas campanhas eleitorais por aí. Em poucas palavras: "Eu te exponho e você me dá votos".
Esta "cultura" que se formou desde 15 de março de 1990 (quando o Brasil voltou a ser efetivamente uma "democracia" com aspas) fez com que os atuais e vindouros governantes deixassem de lado o mero cumprimento de leis e diretrizes para trabalhar de acordo com as oscilações das pesquisas de opinião. Se estas mostram uma queda na aprovação do governo, tome mudanças enérgicas. Se mostram uma subida, fica tudo como está.
No quadro atual, em que o movimento dos coronéis Barbonos começa a amealhar apoios de outras organizações civis, vale destacar que o governo parte para o diálogo franco e aberto com todas as associações que previamente se destacaram daquele mesmo movimento - todas, com exceção, claro, da do tenente Melquisedec Nascimento, a AMAE, que continua "barbona" (ainda que os barbonos não gostem muito dele - mas enfim, não é a hora de união?).
Os anti-Barbonos, por assim dizer, saíram na frente e já foram recebidos duas vezes pelo secretário Beltrame e uma vez pela tropa de choque do governador. Que sinalização é esta? "Com vocês eu dialogo. Com os Barbonos, não". E por que seria? Por causa do temor de que os Barbonos se atrelem a políticos adversários do hoje governador. Afinal, até aqui se mostraram independentes, apesar de serem um grupo político bem fechado e coeso (tanto é fechado que mantiveram secretas várias reuniões - o que não tem absolutamente nada de mais).
Um grupo como os Barbonos, nas mãos de um adversário, é uma arma política forte. Um grupo como os Barbonos, tendo sido bem-sucedido em suas reivindicações e obtido aumento para as praças, deixa de ser uma arma política forte e vira um míssil.
Por tudo isto é que o governo do Estado abriu o diálogo com todas aquelas associações que, se nunca obtiveram grandes ganhos para a praça (se não fosse assim, não estaria a praça ganhando 840 reais), também por outro lado nunca foram muito longe politicamente. São por excelência "vacas leiteiras". Já os Barbonos aparecem no jogo político como vaqueiros de talento, prontos a, com o devido apoio de um bom fazendeiro, conduzir o gado em direção ao Valhala.
Na nossa democracia personalista, o que quer que esteja na lei ou o que quer que seja representatividdade, se perdem em decisões pessoas e comportamentais. O resto, vira pesquisa eleitoral ou ataques de nervos.

Anônimo disse...

Caro Cel Paúl
Por favor!
Faça uma visitinha aos Grupamentos de BM....

Precisamos de um lider
pois de comandantes nós já estamos de bem servido!