quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A UPP QUE A GENTE NÃO VÊ NA TV GLOBO - NOVOS GPAEs.

O governo Sérgio Cabral inaugurará amanhã mais dois Super GPAEs, tipo de policiamento que a PMERJ utiliza há muitos anos e que recebeu o apelido de Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), no atual governo. Os GPAEs (UPPs) atenderão as comunidades do Falet + Fogueteiro e Escondidinho + Prazeres, comunidades carentes que são dominadas pela facção do tráfico de drogas que tem sido reprimida pelo governo.
Os moradores das comunidades comemorarão e os Policiais Militares escalados viverão os diversos problemas que os seus companheiros experimentam nos outros GPAEs (UPPs).
Tecnicamente, como escrevemos incontáveis vezes nesse espaço democrático, as indispensáveis ocupações das comunidades são realizadas de forma muito distante da boa técnica policial.
Um dos grandes absurdos técnicos é o tempo de serviço (turno) que os PMs atuam a pé, lapso temporal sem igual para essa modalidade de policiamento no país, doze horas sem interrupção. Nenhum ser humano consegue exercer as atividades próprias do policiamento ostensivo, durante doze horas, atuando a pé. Isso é ineficaz e desumano.
Os GPAEs (UPPs) que serão inaugurados terão essa escala: 12 horas de serviço por 24 horas de folga, alternado com 12 horas de serviço e 48 horas de folga.
Cabe destacar que no planejamento existem viaturas previstas para as duplas de PMs, todavia como elas quase nunca estão disponíveis e, além disso, existem setores que as vitauras não conseguem circular nas comunidades, o serviço acaba sendo realizado a pé.
Assistam a esse vídeo no qual apresento um setor do GPAE (UPP) do Andaraí. Compareci ao setor atendendo solicitação de PMs e optei por filmar na parte do dia para que pudesse ser constatada a extensão e as peculiaridades do setor.

Os GPAEs (UPPs) que nascerão amanhã terão o mesmo problema da falta de sanitários para os PMs, como ocorre em diversos outros GPAEs (uPPs), com a agravante que boa parte do efetivo é constituído por PMs femininas. Além dessa verdade, muitos PMs moram em municípios do Interior do Rio de Janeiro, portanto, serão muito sacrificados com essa escala.
Imaginem um PM, masculino ou feminino, doze horas em pé, no turno das 19:00 às 07:00 horas e sem um sanitário para utilização.
O governo não gosta dos Policiais e dos Bombeiros Militares, a cada inauguração de GPAE (UPP) isso fica mais claro.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Ricardo Oscar Vilete Chudo disse...

Alguem colocou uma bola de neve para rolar. Acho que ela não para mais.

Paulo Ricardo Paúl disse...

A avalanche vem por aí...
Juntos Somos Fortes!