sábado, 26 de fevereiro de 2011

RIO: DETALHES ESQUECIDOS NA PERSEGUIÇÃO DA BANDA BOA DO CORPO DE BOMBEIROS E DA POLÍCIA MILITAR PELO GOVERNO ESTADUAL.

A coisa mais normal que acontece em movimentos reivindicatórios envolvendo militares e governos é o desencadeamento de retaliações contra os principais mobilizados, que podem ser na forma de punições disciplinares, transferências para unidades distantes e indiciamentos em Inquéritos Policiais Militares, isso de forma isolada ou cumulativa. Portanto, o que está ocorrendo no Rio de Janeiro desde o início de 2008, quando o governo Sérgio Cabral começou a retaliar os 40 da Evaristo e os Coronéis Barbonos, deveria ser visto como algo comum, injusto mais rotineiro, isso se não existissem alguns detalhes preliminares que estão sendo esquecidos.
O primeiro, o mais importante, trata-se do fato da luta ser para a prestação de um serviço de melhor qualidade para a população fluminense por parte da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o que significa que a luta é justa, necessária e digna.
Os Oficiais e Praças que participam de mobilizações nas ruas do Rio de Janeiro dando publicidade aos incontáveis problemas vivenciados pelas tropas da PMERJ e do CBMERJ, os quais acabam sendo desfavoráveis ao governo estadual e federal, assim como, os que se utilizam da internet para expor esses mesmos problemas, não começaram na luta por cidadania agindo nessa direção, muito pelo contrário.
Os Coronéis Barbonos e os 40 da Evaristo realizaram reuniões com a ciência dos comandos; encaminharam documentos formais aos comandos gerais, ao secretário de segurança e ao governador; e ainda, chegaram a participar de reuniões com o governador e seus principais assessores.
Nos documentos relacionaram os principais problemas das corporações e o governo estadual não resolveu nenhum deles, isso sem falar que o governador não cumpriu as suas promessas de campanha.
Vencida essa etapa, os mobilizados passaram a usar a internet (blogs, sites e redes sociais) e a realizarem atos nas ruas para cobrar do governo as soluções e também para conscientizar à população, mas novamente o governo nada fez.
Em janeiro de 2008, após meses aguardando que o governo Sérgio Cabral começasse a atender ás solicitações, os mobilizados realizaram uma marcha democrática na Zona Sul (Ipanema-Leblon), quando ordeira e pacificamente, como sempre agiram, exerceram seus direitos constitucionais.
E o que fez o governo?
Atendeu alguma solicitação?
Não. Exonerou o comandante geral da PMERJ; exonerou e tratou de aposentar precoce e compulsoriamente os Barbonos e passou a transferir e a punir Oficiais.
Diante dessa reação inaceitável e em face da continuidade e do agravamento dos problemas, alguns passaram a ombrear com os interesses políticos, outros desistiram de lutar e alguns não desistiram, seguiram lutando na busca da cidadania dos militares estaduais para a prestação de serviços de melhor qualidade.
Salvo melhor juízo, os que não desistiram estão agindo por dever de ofício, pois cabe a eles continuarem tentando como servidores públicos, como prestadores de serviço para a população fluminense.
O Major PM Luiz Alexandre e o Capitão BM Lauro Botto não começaram a luta criticando comandos, secretários ou o governador, essa é a verdade. Eles percorreram todos os caminhos iniciados em 2007, tentando da forma mais disciplinada possível reverter os problemas institucionais, mas nada mudou.
O que esperar de Oficiais?
Desistência?
Omissão?
Covardia?
Claro que não, os Oficiais são forjados para serem líderes, comandantes, responsáveis pelo futuro das corporações e pelo bem estar da tropa.
Luiz Alexandre e Lauro Botto estão cumprindo os seus deveres, os omissos é que deveriam estar sendo punidos, os que só pensam no próprio umbigo e os que só pensam nos seus bolsos, esses sim deveriam estar amargando seguidas punições.
Pena que o governo Sérgio Cabral preferiu ombrear com a turma do umbigo e dos bolsos, optando por perseguir os honestos.
Certamente, escolheu o caminho errado como as operações no Complexo do Alemão (Serra Pelada) e a operação Guilhotina comprovaram.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

6 comentários:

i daí? disse...

Não é só o gogovernador que está perseguindo os honestos. O que ninguém quer falar, é que os deputados que se dizem defensores ds miliares, nada fazem para os protegerem. Não estou dizendo que eles devem intervir nas ordens da caserna, e sim. Que eles exerção sua função de fiscalizadores do executivo e investiguem as denúncias postadas aqui, hoje. Se os deputados fizerem a parte deles no papel, ao invés fazerem somente da boca para fora, isso não estaria acontecendo.
E a PEC na ALERJ. qual deles cobra a sua aprovação?
E as denúncias, qual deles propõem CPI, ou mesmo usam de suas funções constitucionais para cobrar diretamentos dos comandantes as posturas adotadas contra os honestos?
Qual deles cobram dos mesmos comandantes que excluam os desonestos?

Ora, se o gogo persegue, é porque quem tem o dever de o fiscalizar, são omissos.

Se ão for assim, que eles postem qui baseados em leis, que eles nada podem fazer, pois, de boca, é melhor ficarem calados.
Eu não entendo o botto agradecer o apoio de quem o deixa na prisão.

fim............

Anônimo disse...

uma pergunta coronel!!!
o major wanderby sucumbiu-se ao governo sergio cabral?? nunca mais vi uma postagem dele!!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Wanderby mudou a forma de lutar pela `M, mas está lutando, eu garanto.
Juntos Somos Fortes!

Unknown disse...

Boa noite coronel,

há algum tempo leio seu blog, mesmo sem ser militar e ainda não ser policial (se Deus e Dilma quiserem próxima prova da PF to lá), procuro me manter sempre atualizado sobre o que acontece na segurança publica e enxergando pelos olhos de vocês me sinto mais próximo de construir minhas próprias opiniões sobre os fatos.

Bom, na verdade venho postar pois gostaria de saber mais sobre essa questão envolvendo o complexo do alemão, "serra pelada" do ponto de vista dos políciais (dos maus)...

O senhor acredita que seria possível fazer a operação de outra forma utilizando-se do contigente disponível no momento?
Acredita que a operação não deveria ter sido feita, ou devia ter sido feita de forma diferente? E como?

Até o momento não ví um local divulgando o número total de mortos, pessoas que moram nas proximiodades mais de uma vez me falaram número exorbitantes que achei improvaveis, saberia de um local oficial que tenha esses dados? O portal da secretaria é confuso...

Bom, desculpe se minhas perguntas parecem óbvias é que realmente quem está de fora tem dificuldade para filtrar as informações, já que tudo é passado de uma forma meio desconexa pela mídia

Enfim quanto a luta de vocês, só para dizer que a maior parte dos civís apóiam, só não nos chega aos ouvidos, por isso veículos de informação não-convencionais como esses são importantes.

Parabéns, agradeço qualquer resposta, peço desculpa por me alongar, mas esses meses lendo o blog fez eu deixar para perguntar tudo de uma vez.

Abraço a todos.

Victor Rosemberg

Anônimo disse...

Na verdade a perseguição é de vocês com o governador. O governo faz o melhor.

Anônimo disse...

GOSTARIA QUE FOSSE REPASSADA
A DENUNCIA DE QUE BOMBEIROS DO DBM1/4 EM NILÓPOLIS 4°GBM EM NOVA IGUAÇU,QUE COMPOE A GUARNIÇÃO DA VIATURA "ATE" AUTO TÁTICO DE EMEGENCIA SÃO OBRIGADO PELOS SEUS COMANDANTE A FAZEREM SERVIÇO DE AMBULANCIA,OU SEJA,ATENDIMENTO QUE VÃO DESDE MAU SÚBTO ATÉ O BALEADO
SENDO QUE SÓ POSSUEM COMBATENTES E MOTORISTAS NAS QUARNIÇÃES.
TEMEMOS PELAS VIDAS DAS PEESOAS
AJUDE-NOS CORONEL