domingo, 20 de junho de 2010

@QUANTOvale1CMDO

O texto que apresenta o blog sintetiza o objetivo da luta que travo neste espaço democrático desde 2007, a conquista da cidadania através da obtenção de salários justos e de adequadas condições de trabalho. Embora reconheça que o principal componente seja a questão salarial, que abordo escrevendo sobre salário propriamente dito, gratificações discriminatórias, concessão do RioCard para alguns, desrespeito à paridade e à isonomia, etc, tenho procurado destacar as péssimas condições de trabalho que estão submetidos os profissionais de segurança pública, quando trato desde alojamentos insalubres até os fatos mais graves, como a morte de três Policiais Militares que estavam no interior de um helicóptero não blindado adequadamente e sem o uso de uniformes antichamas, que deveriam ter sido fornecidos pelo governo. Esse tem sido o norte.
Infelizmente, na maioria dos momentos em que ajo na busca da cidadania, sou forçado a expor as mazelas das instituições, levantando o tapete e abrindo todas as cortinas para permitir que os leitores possam conhecer a verdade dos fatos, pois só assim a população poderá compreender as incontáveis dificuldades vivenciadas pelos heróis que arriscam a própria vida em defesa do cidadão, o que poderá colocar, um dia, o povo lutando conosco.
Ciente dessa verdade, não posso desconsiderar que acabo por apresentar instituições cada vez mais fracas, sem identidade, dominadas politicamente, sem valores institucionais, sem visão de futuro, ou seja, instituições desorganizadas e ultrapassadas.
Por motivos óbvios, apresento ainda comentários anônimos (boatos) que surgem no seio da tropa, também na direção dos nossos objetivos, na intenção de que tudo seja esclarecido e solucionado.
A maioria dos blogs da segurança pública que acompanho segue nessa linha desde a sua criação, porém com o advento do TWITTER surgiu na blogosfera da segurança pública uma vertente mais incisa de denúncias anônimas, que divulga anonimamente detalhes do “comportamento” de Oficiais e de Praças da Polícia Militar na vida profissional e pessoal, detalhes que chegam as opções sexuais.

O twitter nasceu para a troca de informações com pequenos textos, o que não inviabiliza que através de um conjunto de mensagens, o emissor passe uma série de “dados”, que acabe por viabilizar a formação de opiniões sobre fatos e pessoas, tal qual um grande artigo que pode ser postado em um site ou blog, considerando que as mensagens podem ser lidas também em conjunto na página do twitter do autor.
Assim, o twitter acaba sendo mais inciso, considerando o dinamismo na troca de mensagens.
Não tenho dúvida que pelo teor das mensagens postadas no twitter, a gravidade e a personificação dos fatos denunciados, os seus autores anônimos sejam alvo de todas as investigações, como a caçada que foi desenvolvida na busca do @bocadesabao, ainda infrutífera pelo que sei.
O insucesso tem promovido uma proliferação de “twitteiros” que promovem denúncias anônimas em abundância, o que em parte acaba fornecendo muito material para análise, mas que também produz uma sobrecarga de serviço que esbarra na falta de recursos humanos e materiais.

Eu procuro seguir esses “twitteiros” em razão dos dados fornecidos, alguns relevantes e que procurou tratar com outros dados de fontes diversas. Ontem, ao entrar no twitter li mensagens de um novo membro dessa comunidade:
@QUANTOvale1CMDO

O tema tratado ontem foi estarrecedor: a compra de comandos na Polícia Militar.
Torço para que sejam inverídicas as denúncias feitas, pois sendo verdadeiras serei obrigado a concordar que o poço de lama não tem fundo.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL

CORONEL DE POLÍCIA

Ex-CORRGEDOR INTERNO

Um comentário:

Anônimo disse...

Cel Paul e surpreendente o senhor não ter e não acreditar em fatos como este. Eu não sei se é porque o senhor trabalhou mais em unidade militar do que em unidade operacional, talvez seja isto. Gosto muito do seu trabalho, mas na PM nem relogio trabalha de graça. Infelizmente.