quarta-feira, 30 de junho de 2010

JORNAL O GLOBO - NOSSO AGRADECIMENTO.

O GLOBO - 29 JUN 2010:
Agradeço ao jornal O Globo pela oportunidade de manifestar a minha opinião.
Destaco:
"Segundo o coronel Paulo Ricardo Paúl, afastado da corporação por liderar um movimento por melhores condições de trabalho na PM (...)".
Uma grande verdade o motivo do afastamento e para ser mais fiel ainda substituiria "liderar" por "participar".
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

9 comentários:

Anônimo disse...

BOM DIA CEL.PAUL...O QUE ME DEIXA TRSTE É O ABSURDO COMO A IMPRENSA PUXA SARDINHA PARA O GOVERNADOR SERGIO CABRAL...ONTEM NA TV PASSOU SOMENTE AUMENTO DE 70 % PARA OS POLICIAIS...MAS NAO FALOU NADA QUE SERAPARCELADO EM 48 VEZES...QUE TA DE FORA NAO VE ISSO...ABSURDO...PASSOU NO RJ TV.

Fabrício disse...

Um Viva ao Mário Sérgio!!!!

Anônimo disse...

QUARTA-FEIRA, 30 DE JUNHO DE 2010
Papo de bombeiro
A conciência coletiva



Geraldo Magela Machado
A consciência coletiva, segundo Émile Durkheim (sociólogo francês, 1858-1917), é a força coletiva exercida sobre um indivíduo, que faz com que este aja e viva de acordo com as normas da sociedade na qual está inserido.
Assim como na vida mental, a consciência coletiva é feita de representações que transcendem a esfera individual, por sua superioridade e atua com força sobre as consciências individuais. A consciência coletiva é fruto de pequenas contribuições individuais, que juntas, formam o todo, não sendo fruto de teorias metafísicas, mas de fatos sociais reais.

Segundo Durkheim, existem duas consciências distintas em cada indivíduo: uma é aquela que se confunde com o todo da sociedade e ajuda a formá-la, a outra é a que cada pessoa tem de particular e que a faz um indivíduo diferente dos demais, apesar de fazer parte do todo. Nessa concepção, fica claro que em uma sociedade o todo não é apenas o resultado da soma de cada uma de suas partes, mas algo distinto delas.

Para Durkheim, a consciência coletiva é o conjunto de crenças e de sentimentos comuns à média da população de uma determinada sociedade, formando um sistema com vida própria, que exerce uma força coercitiva sobre seus membros, como o devoto que, ao nascer, já encontra as crenças e práticas religiosas estruturadas e em plena atividade. Se estas práticas já existem, é porque estão fora dele, mas mesmo assim, exercem influência sobre seu comportamento e crenças. É um sistema que existe fora do indivíduo, mas que o controla pela pressão moral e psicológica, ditando as maneiras como a sociedade espera que se comporte.

A própria educação dada às crianças consiste, ainda segundo Durkheim, em um sistema de consciência coletiva, uma vez que as forçamos a comer, beber, vestir-se e falar de acordo com as normas e padrões vigentes na sociedade em que estamos inseridos. Qualquer desvio dos padrões dessa sociedade, pode provocar o isolamento do indivíduo, comparável a uma pena imposta por lei. Essa pressão sofrida pela criança, é a pressão da sociedade tentando moldá-la à sua imagem e semelhança.

O indivíduo se submete à sociedade e é nessa submissão que ele encontra abrigo. A sociedade que o força a seguir determinados padrões, é a mesma que o protege e o faz sentir-se como parte de um todo estruturado e coeso. Essa dependência da sociedade traz consigo o conforto de pertencer a um grupo, um povo, um país. Nesse sentido, não há contradição alguma na relação submissão-libertação.

REFERÊNCIA:
http://www.iupe.org.br/ass/sociologia/soc-durkheim-escola_sociologica.htm

Helio disse...

Resta uma dúvida será cumprido?
Muitos nem vivenciaram, outros esqueceram, ou se fazem de mortos,
mas o Brizola no apagar das luzes do governo também concedeu um rea-
juste, não levado a efeito pelo seu
sofrível sucessor Moreira Franco.
É bom termos cuidado, antes de haver certerza da implantação do
percentual.
J. S. Fortes
Abraço.
Helio.

Edson Lopes disse...

É isso aí, DEPUTADO !!!

Anônimo disse...

Hoje foi o dia derradeiropara concessão deste reajuste "casas bahia". Alguém sabe se o Decreto foi assinado? Se não foi...

Anônimo disse...

Não sejam trouxas, pensem:
1- Tratam o assunto como se tivessemos equiparação ao reajuste concedido aos delegados. Eles tiveram 10% e depois, + 70% em cima desses 10%, o que dá +- 84% em 24 vezes, o que quer dizer que em 2013 já podem pleitear novo aumento. Nós tivemos 10% e teremos + 55% em 48 vezes, o que quer dizer que não poderemos pleitear reajuste nos próximos 4 anos. Não ficou bem claro, mais parece que a gratificação de R$350,00 será transformada em parte desses 55%.
2- Parece que há um vício de responsabilidade fiscal ou coisa parecida. Como pode um governador conceder um aumento para ser pago integralmente na gestão do outro. Isso já cancelado da gestão do Brizola para o Moreira Franco e da Benedita para o Garotinho. É a mesma coisa que o governador dizer: "se vocês não quizerem ver este aumento cancelado, votem em mimm vocês e seus familiares".

Anônimo disse...

Prezado Coronel Paúl,bom dia.

Toda a Honra e Mérito ao sucesso alcançado pelo Sr.
Cordialmente,
Gustavo Barbosa Lima

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários e pelo apoio. Juntos podemos construir uma nova realidade. Juntos Somos Fortes!