sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

SEGURANÇA DO POLICIAL MILITAR - EXCELENTE NOTÍCIA

REFORÇO – PM TERÁ MAIS OITO BLINDADOS NA FROTA
Rio terá oito novos caveirões
Felipe Sáles
Depois do fracasso da operação de quarta-feira na Vila Cruzeiro, na Penha, onde quatro carros blindados quebraram e frustraram o planejamento dos 650 policiais que foram ao morro, a Secretaria de Segurança informou que, até fevereiro, mais oito caveirões chegarão à cidade. Ao todo, o Rio contará com uma frota de 19 blindados, sendo que os novos modelos podem vir do exterior.
No dia 19, o Estado lançará a licitação para adquirir os oito caveirões. Já demonstraram interesse empresas do Iraque, Rússia, França, África do Sul e Brasil. Os novos blindados serão menores (para passar mais facilmente pelas vielas) e terão de seis a oito lugares. Segundo a secretaria, os novos carros deverão chegar entre janeiro e fevereiro e a verba já estaria disponível. Um dos últimos blindados adquiridos, de uma empresa de São Paulo, custou R$ 261.500. Os atuais blindados, utilizados há mais de seis anos, estariam sucateados e no limite de uso.
A quebra dos caveirões foi um dos principais empecilhos à operação - além de um possível vazamento de informações - negado pela secretaria. Membros da cúpula de segurança, porém, levantam não só a hipótese de vazamento como de falha na inteligência para explicar o fracasso.
- A ação não deu certo ou por vazamento, ou por falta de informações precisas - disse o policial que pediu para não ser identificado. - A operação se transformou numa ação de resgate dos blindados.
O que causou estranheza entre os policiais foi o fato de que o enfrentamento dos criminosos da Penha - conhecidos por nunca recuarem diante da polícia - foi considerado menos incisivo naquele dia. Os bandidos se reuniram na favela Caixa D'Água e, à medida que a polícia avançava, eles se concentraram na Vila Cruzeiro e Chatuba - onde os confrontos foram intensos, porém rápidos.
Apesar do chefe das delegacias especializadas, Alan Turnowisk, ter se responsabilizado pela operação, a ação foi planejada pela secretaria a pedido da Polícia Militar, que teria informações sobre o paradeiro de chefes do tráfico naquela localidade. Mesmo com 650 policiais envolvidos, nenhuma droga ou arma foi apreendida, nem os mandados de prisão cumpridos.
07/12/2007 – 02:01h
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL
CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

CHRISTINA ANTUNES FREITAS disse...

Sr.Cel.Paúl:

A compra de blindados novos, é muito boa notícia!
Deve ser muito difícil trabalhar tentando avançar com os blindados, e os mesmos parando por desgaste (ou falta de manutenção). Parece que por várias vezes Policiais tiveram que ser resgatados por causa dessas quebras.
Será que a operação foi um fracasso? Depende da ótica, em que ela é vista.
Não houveram Policiais mortos os baleados, apesar dos mesmos terem ficado em situações difíceis com o problemas dos "caveirões".
O fato dos Policiais terem sustentado combate durante tanto tempo, para mim é vitória.
Vitória é sair de um entrevero deste sem nenhuma baixa.
Parabéns à todos envolvidos na Operação, principalmente aos Policiais Militares dos diversos Batalhões que atuaram em conjunto.
Ah! Parabéns à Polícia Civil, também!

Um abraço,
CHRISTINA ANTUNES FREITAS