quinta-feira, 28 de maio de 2009

A MÍDIA AMORDAÇADA.


Todo regime ditatorial busca controlar os órgãos de imprensa, objetivando que a formação da opinião pública, promovida pela mídia em geral, não aconteça em seu desfavor, assim sendo, deve fazer parte da agenda de qualquer povo, que busque viver em uma democracia verdadeira, garantir a liberdade de imprensa.
Uma imprensa livre e soberana, nos seus posicionamentos, se constitui em uma ferramenta imprescindível para a construção de um estado democrático de direito.
No curso da nossa mobilização cívica pelo resgate da cidadania do Policial Militar e do Bombeiro Militar, por meio da concessão de salários dignos (e não os piores do Brasil) e de adequadas condições de trabalho, pudemos constatar que no Rio de Janeiro, boa parte da mídia vive amordaçada, impedida de expor a realidade dos fatos, tendo que omitir a verdade, ou noticiar a versão oficial.
Essa constatação foi feita por nós, inúmeras vezes, sendo a mais descarada, a veiculada em um jornal da Rede Globo de Televisão, que noticiou que os Oficiais reunidos na AME/RJ, estavam começando a aceitar o novo Comando Geral da PMERJ, quando a decisão da assembléia foi exatamente no sentido contrário.
Inclusive, devemos esclarecer que por pouco não vence a idéia de rumarmos a pé para o Quartel General da PMERJ, onde nos apresentaríamos presos.
Devemos destacar que sempre ficou claro que a "mudança" da verdade ocorria nas "editorias", considerando que os jornalistas (repórteres, fotógrafos, cinegrafistas, etc) permaneciam na AME/RJ o tempo todo e só deixavam o local após o término das reuniões, levando a verdade em suas anotações, fotos e filmes.
E, naquela época, a mídia "chapa branca" funcionou muito bem, distorcendo fatos e provocando a formação de opiniões equivocadas, excelentes para quem deseja manter o status quo.
Por essa e por outras razões, o organizador desse espaço democrático é contrário a qualquer propaganda governamental na mídia, a única propaganda real e legítima de um governo é a prestação de serviços públicos de qualidade, realizados por servidores dignamente remunerados, com as condições ideais de trabalho e devidamente qualificados.
O governo do Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, gasta uma fortuna em propaganda veiculada pela mídia, enquanto os serviços públicos estão perto da falência.
Um verdadeiro absurdo, uma afronta à cidadania.
Embora, talvez eles estejam certos, pois onde não existe educação, não existe cidadania, como no caso do Rio de Janeiro, onde professores da rede estadual recebem salários miseráveis.
Nesse ponto, os leitores mais antigos desse espaço, devem estar perguntando:
- Coronel Paúl, o tema sobre a mídia amordaçada já foi tratado no nosso espaço democrárico, algumas vezes, qual é a novidade?
Exatamente, amigos leitores, não existe novidade alguma, parte da mídia continua amordaçada.
Por exemplo, existe uma proibição tácita de se tocar na expressão "Coronéis Barbonos", diante do perigo que ela representa para o poder político do Rio de Janeiro.
Atualmente, busca-se abafar o caso do recebimento ilegal do auxílio-moradia por parte de Oficais da PMERJ, inclusive, o Chefe do Estado Maior (Subcomandante da PMERJ), bem como, não se deseja noticiar o provável envolvimento de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, no mesmo "esquema" de recebimento ilegal de dinheiro público.
Todavia, nada nos amedronta mais, com relação as mordaças colocadas na mídia, do que o caso denunciado envolvendo o Governo Estadual, do PMDB, que teria resultado na morte de pacientes, que estavam internados no CTI do IASERJ e que foram, removidos à força, meramente por motivos políticos.
A denúncia foi feita por Anthony Garotinho,
ex-governador e pelo que sei, ainda vinculado ao PMDB. Um denúncia de tamanha gravidade não pode ser esquecida.
Ela tem que ser DESMENTIDA ou CONFIRMADA, nesse caso os responsáveis devem ser encaminhados à Justiça.
Não existe novidade, parte da mídia continua amordaçada, portanto, não temos cidadania, não temos democracia e muito menos, vivemos em um estado democrático de direito. Na verdade, vivemos em oligarquias que usam o autoritarismo para calar as vozes que clamam por justiça e liberdade.
O Brasil é uma grande ditadura do terno e gravata.
JUNTOS SOMOS FORTES!

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

Um comentário:

vera regina azevedo disse...

Abri seu blog por acaso e fiquei surpresa com o assunto sobre os orgãos de comunicação que abafam notícias de extrema imoralidade policial com o devido conhecimento de governos e prefeituras etc...e tal vem à propósito de eu ter visto um filme , ontem ,historia verídica ,acontecida na Los Angeles de 1929.O nome do filme é: A TROCA com a atriz Angelina Jolie. Estou estarrecida com a semelhança com o que acontece aqui.