sábado, 21 de junho de 2008

CARTA DOS CORONÉIS BARBONOS - ANO I.

Cidadãos Fluminenses, no dia 3 de julho de 2008, a carta dos Coronéis Barbonos – Pro Lege Vigilanda (para vigilância da lei) – completará o primeiro ano de sua divulgação. A carta foi assinada por nove Coronéis do serviço ativo da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - PMERJ, que na época ocupavam cargos de grande importância na corporação e continha doze reivindicações institucionais, basicamente, direcionadas ao resgate da cidadania do Policial Militar através da concessão de salários dignos e de adequadas condições de trabalho.
O documento foi encaminhado ao Comandante Geral da Polícia Militar, ao Secretário Estadual de Segurança Pública, ao Governador do Estado do Rio de Janeiro e chegou ao conhecimento do Brasil por meio do noticiário da mídia em geral.
A carta dos Coronéis Barbonos pode ser acessada neste blog, permitindo uma avaliação sobre as reivindicações atendidas neste primeiro ano:
http://celprpaul.blogspot.com/2007/09/pro-lege-vigilanda-para-vigilncia-da.html
O referido documento foi referendado pela maioria dos Coronéis do serviço ativo da PMERJ, após reuniões no Quartel General, por meio do documento denominado Dignitae Quae Sera Tamen (Dignidade ainda que tardia), que também pode ser acessado neste blog:
http://celprpaul.blogspot.com/2007/09/dignitae-quae-sera-tamen-dignidade.html
Os Coronéis Barbonos foram exonerados e transferidos para a Diretoria Geral de Pessoal, no final de janeiro do corrente ano, onde permanecem na situação de aguardando movimentação e função, juntamente com os Tenentes-Coronéis Príncipe; Havani; Carballo e Magno, que também participaram das mobilizações cívicas.
O grupo se dissolveu e dois Coronéis Barbonos solicitaram transferência para a inatividade, enquanto quatro Coronéis Barbonos estão participando da edificação do Movimento Segurança Cidadã (MSC) – Uma nova Polícia, feita por policiais cidadãos! – juntamente com os Tenentes-Coronéis exonerados e outros Oficiais e Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, além de representantes de Organizações Não Governamentais e outras mobilizações sociais.
O objetivo do MSC é promover uma grande mobilização social, envolvendo vetores da sociedade fluminense, para a construção de uma nova segurança pública no Estado do Rio de Janeiro.
A valorização dos profissionais de segurança pública deve ser o passo inicial, considerando que os heróis sociais, Policiais Militares e Bombeiros Militares, não podem continuar arriscando a vida recebendo menos de R$ 30,00 por dia, enquanto os integrantes da Força Nacional de Segurança que atuam neste estado, recebem somente de diária uma quantia quatro vezes maior, isso sem falar do salário mensal que também recebem.
Cidadão Fluminense, a sua participação na mobilização cívica é indispensável para que as mudanças ocorram, caso contrário, com a sua omissão, continuaremos a vivenciar o que temos enfrentado dia após dia, a insegurança que nos oprime, que nos provoca medo, que nos impede o exercício de direitos constitucionais e que nos confina em nossas residências.
Tal realidade precisa mudar e só mudará com o seu engajamento.

Cidadão Fluminense, caso você não tenha compreendido a necessidade imperiosa da sua participação, clique no link abaixo e assista ao vídeo, certamente se convencerá:
"Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho:
os homens se libertam em comunhão"
( PAULO FREIRE)