sábado, 14 de junho de 2008

A MORTE DE HERÓIS - BOMBEIROS MILITARES


Texto extraído blog:



Já estava chegando em Cachoeiras de Macacu, quando meu irmão com a voz embargada, ao celular, me dá a notícia de que dois bombeiros de Bom Jardim haviam falecido em socorro. O choque foi tremendo, pois há apenas duas semanas, eu pedi transferência de Nova Friburgo para Bom Jardim. Outro bombeiro amigo meu, Ivaldo, também tinha sido transferido para lá, mas só que por necessidade de serviço, e ele estava de serviço hoje. Como é motorista (QBMP 02), logo comecei imaginar que ele poderia ter sofrido o acidente. Liguei para o quartel e recebi a notícia precisa através do Cabo Moreno: Num socorro de capotagem de veículo, dois BMs vítimas fatais, Subtenente Rodrigues e Sargento Fischer. Pronto, ali acabava o meu dia.
Após alguns instantes meu telefone não parava de tocar, vários amigos que já tomavam conhecimento do ocorrido, ligavam para mim para sanar a dúvida se eu estava vivo ou se fazia parte da guarnição do acidente. Perguntavam o nome, a graduação, se eram novos ou velhos... Não importa!!!! Eram bombeiros, heróis, salvadores de vidas! Vejam que falta que isso fará para nossa sociedade fluminense!
Os bombeiros que estavam na viatura que "puxava" o socorro, no ABSL de Bom Jardim, presenciaram o acidente pelo retrovisor e tiveram que retornar para resgatar os próprios amigos das ferragens. Desencarceraram os dois BMs já mortos. Horas depois a guarnição do ARC-025 (rabecão), também composta por amigos, estaria no local para remover os corpos e encaminhar ao IML em Friburgo.
A dor tomou conta do peito dos bombeiros de todos os quartéis da Região Serrana. Quando me dirigi à Sede para pegar mais informações e me oferecer para qualquer eventual ajuda, notei no semblante de todos da Ala de serviço que estavam arrasados, assustados, inconformados e alguns até revoltados, pela hipótese de ter havido falha mecânica.
Depois da perda, vem o frio, a realidade. Os bombeiros jantando no refeitório, num silêncio que eu, em dez anos de serviço nunca presenciei. A sirene anuncia mais um socorro, queda de moto. Sete bombeiros que mal começaram a jantar, abandonam a refeição, se levantam e correm para as viaturas para mais uma vida salvar.
O velório será realizado amanhã no 6º GBM Nova Friburgo (Sede) e tentará trazer um pouco de afago aos familiares e amigos que perderam além de seres humanos, heróis.
O meu mais profundo reconhecimento a estes dois bombeiros pelas décadas de sangue empenhado em salvaguardar vidas e bens. O Cordel faz questão de, na minha pessoa, homenagear o Subtenente Rodrigues e o Sargento Fischer, ambos bombeiros de Bom Jardim".

Luiz Henrique Sardella Stutz.