terça-feira, 24 de junho de 2008

CLIQUE E LEIA.

BLOG DO JORNALISTA GUSTAVO DE ALMEIDA.
Discutindo Responsabilidades.
Na discussão sobre o uso das Forças Armadas - principalmente o lamentável uso político - pelo jeito citar a Constituição da República tem pouca validade. O ministro Nelson Jobim anunciou sexta-feira que até o fim desta semana apresentaria um projeto de lei para permitir o uso das FFAA no perímetro urbano no papel de polícia. Creio que o ministro deveria ter dito "Emenda Constitucional" em vez de projeto, mas, enfim [...].
http://gustavodealmeida.blogspot.com/2008/06/discutindo-responsabilidades.html

ESTADÃO.COM.BR.
Exército pode atuar na segurança pública, diz presidente do STF.
Ministro Gilmar Mendes disse que fato que ocorreu no Rio não é razão para criticar a atuação da Força Armada.
Felipe Recondo - O Estado de S.Paulo.
BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro
Gilmar Mendes, afirmou nesta terça-feira, 24, após cerimônia no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que a morte de cinco jovens no Morro da Providência, entregues a traficantes por militares, não é razão para criticar a participação do Exército em missões de segurança pública. Ao contrário, o ministro disse que o caso não deve ser politizado e que o Exército, constitucionalmente, pode atuar na segurança pública diante da falta de policiamento [...].
http://www.estadao.com.br/geral/not_ger194994,0.htm

O DIA ONLINE.
Jobim confirma que Exército já desocupou o morro da Providência.
Brasília - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou na tarde desta terça-feira que o Exército já desocupou o Morro da Providência, no Centro. A medida foi anunciada após decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de suspender o Projeto Cimento Social, por meio do qual estavam sendo reformadas casas na comunidade. “No momento em que a Justiça Eleitoral determinou a paralisação das obras, desaparece a razão pela qual o Exército poderia ficar no morro”, disse Jobim à TV Brasil. “Logo, o Exército saiu do morro. Está afastado completamente da atividade”, afirmou após uma reunião com a cúpula do Comando Militar do Leste, responsável por coordenar as ações do Exército no Rio de Janeiro[...].
http://odia.terra.com.br/rio/htm/jobim_confirma_que_exercito_ja_desocupou_o_morro_da_providencia_180567.asp

EXTRA ONLINE.
Exército divulga nota sobre saída das tropas do morro da Providência.
RIO - O Exército divulgou, na tarde desta terça-feira, uma nota oficial, dirigida a todos os militares, comunicando a saída de suas tropas do Morro da Providência. O documento foi passado a todos os comandantes, chefes e diretores de unidades militares. A seguir, a íntegra do documento:
"Em razão da decisão do Juiz da Fiscalização da Propaganda Eleitoral do Município do Rio de Janeiro, determinando a suspensão das obras que vêm sendo realizadas no morro da Providência, o Exército Brasileiro interrompeu, de imediato, a sua execução. Desse modo, as atividades relacionadas à segurança do canteiro de obras, do pessoal e do material deixaram de ser necessárias, resultando na saída de todo o pessoal militar daquela área".
http://extra.globo.com/rio/plantao/2008/06/24/exercito_divulga_nota_sobre_saida_das_tropas_do_morro_da_providencia-546953321.asp