sábado, 14 de junho de 2008

O VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA HERÓI.


Dicionário Aurélio Século XXI:
HERÓI: Do grego héros, héroos, pelo latim heroe.
"Substantivo masculino, homem extraordinário por seus feitos guerreiros, seu valor ou sua magnanimidade".

No Brasil a palavra herói não é usada em conformidade com o conceito original, talvez pela carência de heróis nacionais ou pelo fato dos nossos heróis não serem cultuados adequadamente.
Um gol decisivo transforma um jogador mediano no “herói” responsável pela conquista de um campeonato.
Recentemente, participantes de um programa de televisão foram chamados de “meus heróis” emprestando a um grupo de pessoas extremamente comuns, uma qualidade que a mitologia atribui aos semideuses.
O certo é que a palavra “herói” no Brasil é empregada cada vez mais no sentido figurado, não tendo qualquer relação com a prática de atos de heroísmo.
Entretanto, o Brasil possui centenas de milhares de heróis, heróis do dia a dia, homens e mulheres que arriscam a vida em defesa do cidadão brasileiro.
São os Policiais Militares e os Bombeiros Militares!
Verdadeiros heróis nacionais!
Homens e mulheres que arriscam a própria vida em defesa da vida alheia.
No Estado do Rio de Janeiro, os Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar arriscam a própria vida recebendo um salário mensal que corresponde a menos de R$ 30,00 por dia.
Nos últimos dias Policiais Militares e Bombeiros Militares tem morrido no Rio de Janeiro e nós, cidadãos fluminenses, destinatários do seu heroísmo, não derramamos uma única lágrima em homenagem a esses heróis de verdade.
Culturalmente, não conhecemos o sentido adequado da palavra herói.
E como não conhecemos o sentido real, ignoramos os heróis sociais que nos defendem.
Não sabemos honrá-los!
Não sabemos valorizá-los!
Só sabemos gritar por eles quando precisamos...
A reportagem do jornal Extra estampa a foto de um herói, mais um herói assassinado no Rio de Janeiro.
Uma foto realizada minutos antes de ele ser assassinado.
Cidadão brasileiro mostre essa foto aos seus filhos e aos seus netos, não perca a oportunidade de mostrar a eles um herói de verdade, um homem que sacrificou a própria vida em defesa da cidadania.
Quem sabe as futuras gerações consigam aprender o real sentido da palavra “herói” e possam honrá-los e valorizá-los, exigindo do poder político que eles recebam salários dignos, compatíveis com o seu heroísmo e adequadas condições de trabalho.
Se essa transformação ocorrer, as futuras gerações aprenderão inclusive a chorar por eles, o que nem isso nós sabemos fazer.