terça-feira, 27 de abril de 2010

POR QUE?

O artigo anterior retrata a mobilização de Policiais Militares do Ceará, que lutam por cidadania, sobretudo lutam por salários justos. Os militares estaduais do Nordeste têm se mostrado os mais mobilizados ao longo da nossa história recente de lutas no Brasil.
Parabéns aos nordestinos.
Diante dessa verdade, surge a intrigante pergunta:
Por que os Policiais Militares e os Bombeiros Militares integrantes das corporações com os maiores efetivos não conseguem se mobilizar?
São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro deveriam estar integralmente mobilizados, considerando que recebem salários miseráveis e que esses estados são os primeiros em arrecadação no Brasil. Inexiste explicação aceitável para um Policial Militar do Distrito Federal ganhar QUATRO VEZES MAIS que um Policial Militar de São Paulo, o primeiro em arrecadação.
Não podemos considerar que os Policiais e os Bombeiros Militares do Rio, de Minas e de São Paulo tenham MEDO, afinal enfrentam o risco de morte diariamente, portanto, esse não pode ser o motivo da passividade.
Infelizmente, tal comportamento omissivo nos direciona a considerar a CORRUPÇÃO como um provável fator de desmotivação, pois o salário não seria importante. Nessa direção, os Policiais Militares não teriam medo das punições disciplinares, mas sim medo de serem transferidos, (punição geográfica) perdendo assim fontes de renda. Aliás, esse medo também pode estar afetando os que trabalham em BICOS e que não podem perder a escala que possibilita o SEGUNDO EMPREGO.
No Rio, a Polícia Civil, historicamente mobilizada em lutas salariais, está inteiramente paralisada, em descompasso com várias policiais investigativas do Brasil, que lutam por cidadania.
Por que?
Penso que os prováveis motivos sejam os mesmos dos Policiais Militares e dos Bombeiros.
Tudo isso é muito triste.
Salvo melhor juízo, sintomas que sinalizam que a segurança pública precisa experimentar uma grande reformulação no Brasil, começando pelo aspecto estrutural do sistema de segurança e pela imperiosa alteração dos textos legais, sobretudo, a Constituição Federal.
A segurança pública no Brasil precisa alcançar o mundo civilizado.
O combate à CORRUPÇÃO POLICIAL precisa ser o enfoque principal das instituições policiais, pois nada pior que um policial bandido, um autêntico inimigo interno, seja ele um Soldado ou um Coronel.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Anônimo disse...

Sérgio Cabral NÃO dará aumento para os servidores estaduais este ano
.
Manchete do Brasil Econômico.

Sérgio Cabral não gosta de dar aumento para servidor, o negócio dele é dar notebook's, e demais "presentes", tudo para que possa se fazer grandes compras, sabe com é, de repente dá um "azar" de haver suprefaturamento, aí é só felicidades, como aconteceu com as compras dos notebook's dos professores.

Cabralzinho se aproveitando da emenda de Ibsem Pinheiro, começou a dizer que não poderia mais dar aumento para o servidor estadual, já que o Rio de Janeiro poderia perder os royalties do petróleo, nada haver, apenas um motivo picareta para justificar algo que ela já pretendia fazer.

Agora começa a ser aventada a possibilidade da votação dos royalties do petróleo ficar somente para o ano que vem, resultado, era tudo que Sérgio Cabral queria, agora os servidores estaduais não terão mais aumento este ano.

Não há motivos para que os servidores estaduais não tenham aumento, já que essa emenda pode não ser aprovada pelo senado, vetada pelo presidente, e por último, ser considerada inconstitucional como já vem dizendo os próprios Ministros do STF.

Anônimo disse...

sr cel paul infelizmente a nossa pm e bm do rio sao desunidos ate pra pleitear melhorias.cada um pensa em si, e o que importa.nao tenho mais esperança de nada. nem da pec-300 e nem de melhorias.porque esse filme ja sei o final.

Anônimo disse...

Cel uma soluçao seria salarios dignos e tornar o bico crime contra o ESTADO assim como mais ou menos acumulaçao de cargos, seria o primeiro passo para iniciar o fim do bico. Segundo passo fazer uma escala como em um grande estaleiro por exemplo:7 as 14- 14 as 23 e 23 as 7 com rodizios constantes e horarios ,horario para educaçao continuada e treinamentos de 8 as 16 de seg a sexta, em um trabalho como o do PM nao se pode trabalhar 12 hs. o organismo nao suporta.Descanso de 48 hs qdo saisse do horario noturno para reiniciar o ciclo (adptaçao do organismo).Brizola uma vez disse uma grande verdade...ninguem trabalha 12 hs e ninguem descansa 48 o ser humano tenta crescer e arranja outras atividades. E em relaçao ao trablho de 12 hs ele dorme e se nao dorme nao desempenha efetivamente pondo em risco a sua vida.O ESTADO sabe muito bem disso tudo mas prefere pagar salarios miseraveis e tolerar o bico. Para o ESTADO que se dane a vida do PM, sua familia, a sua inserçao na sociedade, o seu crescimento como ser humano.E qdo o organismo ja nao suporta mais ,assim como uma maquina ,é deixado de lado com uma misera condiçao de vida pós reforma.Nao precisava eu ter escrito tudo isso pois é o que vimos no dia a dia.
Eduardo

Anônimo disse...

AGORA O SR.TOCOU DEDO NA FERIDA DA PM DEMOROU MAIS SENTIU QUE A NOSSA CORPORAÇÃO NÃO QUER SABER DE MOBILIZAÇOES,GREVE, NADA SÓ TRABALHAR NEM PEC. ACORDA CHEFIA, QUEM ESTA NA PISTA NEM PENSA NISSO SERÁ????????????DEVE SER ISSO MESMO.