sábado, 1 de maio de 2010

CORREGEDORIA FRACA, POLÍCIA FRACA.

O DIA:
Comando da PM exonera coronel do Batalhão de Rocha Miranda
Rio - O comando da PM exonerou o coronel Edivaldo Camelo, comandante do 9º BPM (Rocha Miranda), depois que reportagens de O DIA revelaram a existência de um grupo de marginais conhecido como "Bonde do Mão" atuando na área do Batalhão. Segundo uma das reportagens, o bandido conhecido como "Mão" chegou a ser preso por uma guarnição do 9º, mas teria sido liberado em troca de armas e dinheiro.
O fato causou mal-estar entre os policiais do Batalhão, e o então comandante chegou a elogiar a Polícia Civil por estar investigando delitos de seus comandados. No entanto, Camelo não chegou a tirar de circulação os policiais suspeitos.
Edivaldo Camelo, recém-promovido a coronel, deve assumir o Estado-Maior do 3ª Comando de Policiamento da Área (CPA) em Campos. Em seu lugar assumirá o coronel Fernando Príncipe, que comanda atualmente o 6º BPM (Tijuca). A decisão já estava tomada antes que Príncipe desse declarações expressando pessimismo sobre o policiamento nas ruas da Tijuca após implantação da UPP do Borel.
Para o Batalhão da Tijuca, bairro recém-contemplado com a Unidade de Polícia Pacificadora do Borel, deve ir o tenente-coronel Luiz Otávio, que no momento comanda o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE). O substituto deste último ainda não está definido.
"A mudança de comando estava acertada desde terça-feira, quando tivemos uma reunião. Pedi que ele usasse toda a sua experiência e competência operacional para assumir a missão de combater o crime na área do 9º BPM, região ainda sem Unidade de Polícia Pacificadora (UPP)", disse, na noite desta quinta-feira, o comandante-geral da PM, Mário Sergio Duarte.
A decisão foi tomada na noite de segunda-feira, depois que a Inteligência da Polícia Militar apurou detalhes do episódio envolvendo o traficante "Mão".
Príncipe levará toda a sua equipe para o 9º BPM, inclusive praças e oficiais. A posse do novo comandante ainda não foi definida.
Sobre as declarações do coronel, Mário Sérgio resumiu: "Foram declarações equivocadas. Onde há UPP, irradia tranquilidade. Os índices mostram que o crime caiu de maneira geral nas regiões ocupadas. Mas isso não elimina em hipótese alguma a capacidade de comando do coronel Príncipe".
A assessoria da PM informou que a transferência de Camelo já estava prevista. Como ele foi promovido, iria assumir uma função "mais acima", num comando de área. A assessoria informou também que a mudança está confirmada.
O DIA ONLINE apurou, no entanto, que é grande o mal-estar com o ocorrido na área do 9º BPM, e que a intenção é trocar todos os oficiais para que os fatos sejam apurados com a máxima eficácia.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: