domingo, 29 de novembro de 2009

MUDAR AS INSTITUIÇÕES POLICIAIS BRASILEIRAS É INADIÁVEL.

A insegurança pública é um dos temas mais recorrentes na mídia brasileira e a Revista Veja apresenta nessa semana uma grande reportagem sobre o tema polícia, um total de dezesseis páginas.
A Revista Época também veiculou na internet uma grande matéria que já postamos nesse blog e a matéria da Veja também logo estará disponível no site da veja.
Na Veja o tema inicial é a corrupção policial, com uma interessante pesquisa na qual os Policiais Militares respondiam sobre a Polícia Civil e vice-versa.
A pergunta inicial para os grupos foi:
- Existe corrupção na Polícia Civil (Policiais Militares) ou existe corrupção na Polícia Militar (Policiais Civis)?
O total de 86% dos Policiais Militares respondeu SIM para a Polícia Civil (muita/pouca), enquanto 88%dos Policiais Civis responderam também SIM para a Polícia Militar.
Sem mais delongas, conclui-se que a corrupção policial é muito grave em ambas as instituições policiais do Rio de Janeiro.
Os resultados são semelhantes para Belo Horizonte e Recife; são piores para São Paulo e muito melhores para Brasília, onde os Policiais Militares e Policiais Civis recebem os melhores salários do Brasil.
A pesquisa é muito reveladora e merece a nossa leitura, não deixem de fazê-lo.
Destaco ainda a última parte da reportagem, a entrevista com Willian Bratton, que reformulou o controle da criminalidade na cidade de Nova York, na década passada.
Ele trata com muita propriedade a respeito da desmotivação provocada pelas dificuldades de ascensão profissional nas Polícias Militares e nas Polícias Civis, onde cita que os delegados são advogados e que se ingressasse na Polícia Militar como Soldado, nunca chegaria a chefe de Polícia.
Sem dúvida, a existência de duas portas de entrada nas Polícias Federal, Militar e Civil é um grande contra-senso, pois não valoriza a experiência profissional, como já tratamos no artigo sobre os Dez Pecados Capitais do Sistema de Segurança Pública Brasileiro (leia).
A leitura da reportagem não deixa margem a qualquer dúvida, as Polícias Brasileiras precisam passar por um processo de mudanças urgentemente.
No âmago da questão está a valorização dos profissionais (salários, condições de trabalho e formação continuada) e a realização do ciclo completo, quando teremos que decidir sobre a manutenção das três policiais (federal e estaduais) realizando o ciclo, com área geográfica delimitada ou a fusão das três em uma única polícia, que passaria a ser federal, com os seus departamentos de policiamento ostensivo, manutenção da ordem pública e investigação policial.
No caso, os cargos seriam devidamente equiparados, viabilizando não desvalorizar nenhum nível hierárquico das três instituições e não subjugar uma instituição a outra, o que seria um fator que poderia conduzir ao fracasso dessa unificação.
Fundir apenas as polícias estaduais, não faz qualquer sentido, além de existirem incontáveis óbices históricos e práticos contra essa idéia.
Leiam a reportagem e cheguem as suas conclusões..
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

Anônimo disse...

FORA LOBÃO DA CBPMERJ!!!! OS INAVITOS NÃO SUPORTAM FICAR MAIS ANOS SEM RECEBEREM OS DIREITOS DOS BENEFÍCIOS PELA INATIVIDADE, FORAM ANOS DE DESCONTOS EM CONTRACHEQUE E AGORA ESTÃO SENDO ACHACADOS PELA INCOMPETÊNCIA DA SUA ADMINISTRAÇÃO.
TEREMOS UMA FORTE CHAPA PARA A PRÓXIMA ELEIÇÃO COM CAPACIDADE DE ADMINISTRAR E REEQUILIBRAR A CASA E OS PATRIMÔNIOS DOS POLICIAIS QUE TANTO LUTARAM PELA CONQUISTA DA CBPMERJ. COM A CERTEZA DE QUE A CBPMERJ NÃO TEM PERTENCE, AGUARDAMOS ANCIOSOS A PRÓXIMA ELEIÇÃO.
PARA A SOLUÇÃO DA CBPMERJ EM 2010, FORA LOBÃO!!!!!!!!