quarta-feira, 25 de novembro de 2009

IDEIA LOUCA.

JORNAL EXTRA.
BLOG CASOS DE POLÍCIA E SEGURANÇA.
Enviado por Guilherme Amado* -
24.11.2009
"Ideia louca"
Especialista alemão em polícias critica projeto das UPPs
Sem adotar a cômoda posição de comparar a polícia alemã e a brasileira, o diretor da Academia de Polícia Alemã, Thomas Feltes (foto ao lado), foi o primeiro - e o mais comentado - palestrante desta terça-feira, no Seminário de Qualidade da Defesa Social, em Belo Horizonte.
Um dos poucos especialistas internacionais do evento disposto a emitir opiniões sobre a situação da violência no Rio de Janeiro, Feltes criticou as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), criadas pelo Governo do Rio em comunidades como o Morro Santa Marta, em Botafogo, e a Favela do Batan, em Realengo:
- É uma ideia louca. Se a comunidade não quer, não pediu a presença dos policiais, não vai ter como a polícia entrar lá e mudar a opinião dela. O sucesso desse tipo de medida depende do desejo de mudar dos moradores das favelas.
Empunhando uma reportagem publicada em um jornal alemão, sobre o Morro Santa Marta, o alemão colocou em xeque o termo "pacificação", que batiza um dos principais projetos da Secretaria de Segurança do Rio. Os slides usados em sua apresentação mostravam uma foto da tropa de choque da PM e a frase "Polícia de Pacificação?".
Professor da Universidade de Ruhr, em Bochum, o professor falou durante cerca de uma hora sobre as diretrizes internacionais para o uso de armas pelas polícias. Ele lembrou que esteve há dez anos no Rio de Janeiro e visitou algumas favelas, acompanhando o coronel Ubiratan Angelo, e que, naquele momento, havia tido a sensação de que a violência no Rio diminuía.
Perguntado sobre o emprego de armas de fogo pela polícia carioca, ele foi taxativo:
- A situação do Rio é violenta e não a polícia.
Mude a situação que você mudará a polícia. Cabe aos políticos transformar a realidade social das pessoas nas favelas. Nem a polícia mais bem treinada do mundo conseguiria atuar lá, porque é uma realidade que não depende só da ação policial.
Feltes receitou também dois caminhos para que os governantes brasileiros consigam ter uma polícia melhor: aumentar os salários de todas as esferas de polícia e criar uma educação mais aprofundada, para restabelecer a legitimidade que a polícia tinha perante a população.
*O repórter viajou a convite da Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

Anônimo disse...

É...Cada povo tem a polícia que merece e, na opinião do alemão que não é bobo, a PM do Rio daria um show lá fora onde quem trabalha ganha dinheiro, político corrupto e bandido comum vão em cana, os carros andam a 150 km/h sem frescura e caça-níquel de pardal e, pelo que deduzi da matéria, na Alemanha quem não concorda com coisa errada ou se muda ou chama a Polícia.