quinta-feira, 24 de setembro de 2009

5% - A ANGÚSTIA DE UMA TROPA.

A notícia de que Mário Sérgio tinha convocado os Coronéis de Polícia em função para uma reunião no Quartel General provocou uma grande mobilização.
Uma série de boatos surgir e contatos telefônicos foram feitos por diversas pessoas com amigos que estão lotados naquele aquartelamento.
Eu atendi várias ligações e identifiquei na quase totalidade delas um sentimento de esperança, apesar dos 5% de reajuste.
Os meus interlocutores ansiavam por um ato de Mário Sérgio, um ato que o dignificaria como nunca um Comandante Geral da PMERJ se dignificou, todos torciam para que ele entregasse a função.
Esquecemos diferenças, ignoramos os seus erros, apostamos na nossa esperança.
Obviamente, embora sonhando, cada um de nós mantinha as suas convicções sobre a relação Beltrame-Roberto Sá-Mário Sérgio e o quanto ela enfraquece a Polícia Militar.
Mas não podemos negar, a esperança falava mais forte.
Isso é fácil de explicar pois a tropa está carente de exemplos positivos, uma carência de lideranças positivas.
No auge da busca pelas notícias redentoras o nosso espaço democrático chegou a ter 41 leitores online, quase um recorde do blog, tamanha era a inquietação de todos para comemorarmos a entrega da função por parte de Mário Sérgio.
O ato não aconteceu, as notícias que surgiram deram conta que a reunião foi apenas para explicar o "vantajoso" reajuste.
Eu tenho certeza que muitos se frustaram, inclusive eu que sempre espero um ato voltado para os interesses institucionais.
Ainda não foi dessa vez...
Mas tudo isso tem o seu lado positivo, não tenho dúvidas que a Segunda Marcha Democrática PEC 300/2008 será um grande sucesso.
Todos devem comparecer, temos muito que conversar sobre a PEC 300/2008, sobre honra, amor corporativo, idealismo e destemor.
Esperamos que Coronéis compareçam e que Soldados compareçam, as nossas famílias anseiam por esse encontro.
Chega de aceitarmos divisões na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar, divisões que só nos enfraquecem.
A hora é dos Coronéis assumirem as suas responsabilidades e dos Soldados ombrearem conosco.
Uma PMERJ e um CBMERJ de joelhos só interessa aos oportunistas e aos políticos.
Vamos fazer ecoar pelo Rio de Janeiro:
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

7 comentários:

ref cansado disse...

Neste país, só se toma atitudes politicas para beneficiar o povo quando elas não podem mais ser adiadas. por isso se faz nescessário atitudes que promovam isso.

Anônimo disse...

E dêem-se por satisfeitos de não serem os 5% parcelados em 10 X.

"CAVEEEEIIIRA!!!"

KKKKKKKKK......

Rose Mary M. Prado disse...

A-b-s-u-r-d-o e d-e-s-u-m-a-n-o! Praticamente uma esmola!o Rio arrecada mais impostos federais que todos os estados do Centro-Oeste e do Sul somados.
PM não pode ganhar mal, pois sua função exige um bom salário!!!O aumento da criminalidade no Rio de Janeiro está relacionado ao descaso do Governo do Estado com a SEGURANÇA PÚBLICA!
Acredito realmente que a única coisa a ser feita no momento é uma greve!
Mas também acredito de verdade nas ótimas intenções do Comandante Geral, um homem íntegro, esforçado e interressado em ajudar sua PM!

Anônimo disse...

GRANDE CORONEL, A SITUAÇÃO ESTA TÃO CAÓTICA NO ESTADO PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS MILITARES, QUE ATÉ ESSA ESMOLA QUE O PIOR GOVERNADOR DE TODOS OS TEMPOS AMEAÇA DAR , AGRADOU EM PARTE ALGUNS BOMBEIROS , O SENHOR SABE O MOTIVO??? COMO ESCUTEI HJ NO QUARTEL CENTRAL 5% DE 900 REAIS DÁ 45 REAIS DE AUMENTO E 16 REAIS DE MARGEM .. COM ISSO O MILITAR DISE QUE PEGARIA 550 REAIS DE EMPRÉSTIMO EM 60 VEZES E PAGARIA 3 MESES DE ALUGUEL ATRASADO E NÃO SERIA EXPULSO DA SUA RESIDÊNCIA...UM ABSURDO...HJ 95 % DOS BOMBEIROS MILITARES POSSUEM EMPRÉSTIMOS E MTOS OFICIAIS SUPERIORES PRECISAM DE AJUDA DE AMIGOS PARA COMPRAREM REMÉDIOS, E HONRAREM SEUS COMPROMISSOS......

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Mário Sérgio perdeu a última oportunidade de dar dignidade a um comando já totalmente comprometido pelo apadrinhamento e a falta de ética.
Deveria ter pedido exoneração.

Anônimo disse...

coronel , alguem tem que mudar as leis para tirar a pm das mãos dos politicos e banir aqueles que se deixam levar por eles.tem que ter peito pra ser policial e tem que ter coragem e dignidade para se mudar a historia, muitos tem essa oportunidade e não fazem. meus parabéns e que essa humilhação que estão nos fazendo passar chegue ao fim um dia e muito obrigado pela sua coragem.

Anônimo disse...

li um suposto caveira aqui nesse blog , debochando dos companheiros por causa do aumento de5% mas não vamos nessa pilha não pois os verdadeiros homens de preto nunca debocham de nenhum combatente. conheço a historia do atual bope desde que era coe, depois cioe e culminando no bope e digo mais tem gente que tira onda de caveira sem ser e digo mais conheço muitos barrigas azuis como muitos chamam o pessoal que veste a farda azul, que tem tanta disposição ou mais doque muitos que se dizem caveira.saibam que voce que disse isso só vai saber se é fodão quando estiver numa situação sozinho e conseguir reagir e sair ileso ai sim , pois em grupo realmente voce se sente um heroi.