Mostrando postagens com marcador SEAP. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SEAP. Mostrar todas as postagens

sábado, 3 de março de 2012

PMs e BMs JOGADOS NOS “PORÕES” DE BANGU 1 – ORGANISMOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS – ESCLARECIMENTO.

Prezados leitores, temos recebido emails e comentários cobrando que façamos as denúncias sobre o encarceramento ilegal dos PMs e BMs nos “porões” de Bangu 1, junto aos organismos internacionais que defendem os direitos humanos, o que nos faz prestar alguns esclarecimentos.
Os organismos internacionais questionam se os organismos do país foram acionados, sendo essa uma condição para a ação deles, caso exista uma inércia. Diante dessa realidade, precisamos aguardar um pouco mais, pois já cientificamos às Comissões de Direitos Humanos do Senado, da Câmara dos Deputados, da ALERJ e da OAB/RJ.
Apesar dessa realidade, cientificamos também à Anistia Internacional.
Juntos Somos Fortes!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

NOSSO BLOG: A VOZ DOS LEITORES.

COMENTÁRIO ANÔNIMO:
SEAP - DENÚNCIA

Coronel, boa noite. O senhor já tomou conhecimento de uns videos que estão postados no youtube que flagram a utilização de viatura oficial do diretor da SEAP utilizada em beneficio próprio?
No total são 7 vídeos, sequenciais. De todos os agentes que são flagrados nas filmagens, dois são policiais militares adidos à SEAP.
Aqui vai o link:
A farra das viaturas:
http://www.youtube.com/watch?v=M_UloWTREeY
Por favor, se possível poste em seu blogger em nome daqueles que não compactuam com isso. Nós, funcionário concursados da SEAP estamos cansados dessas coisas. Reconhecemos vossa pessoa como um verdadeiro líder, alguém que é capaz de lutar pelos interesses dos justos. Por isso lhe pedimos ajuda.
Grato.
SEAPHELP
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O TRÁFICO DE DROGAS NA UPP E O MOTORISTA DA SEAP QUE TRAFICAVA COM O CARRO OFICIAL.

As bandas podres continuam crescendo no Rio de Janeiro, a cada momento uma ponta surge no noticiário.
O artigo do Globo online trata da denúncia feita pelo MP de um motorista da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro que traficava usando o veiculo oficial e ainda comprova que a venda de drogas segue na Cidade de Deus, após a instalação das UPPs, o que incomoda a quase todos nós, menos as autoridades da segurança pública fluminense que afirma que as UPPs não têm como objetivo erradicar o tráfico de drogas. Na verdade, nas UPPs o tráfico de drogas ficou mais organizado e menos ostensivo (leia).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARFDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

EFETIVO POLICIAL E PRESOS NO RIO DE JANEIRO.

EX-BLOG DO CESAR MAIA
EFETIVO POLICIAL E PRESOS NO ESTADO DO RIO! (FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA-ANUÁRIO 2010)
Número de Policiais Militares. Em 2008 eram 37.334 \ Em 2010 são 37.365 \ Nada mudou.
Número de Policias Civis. Em 2008 eram 9.544 \ Em 2010 são 9.052 \ Redução do efetivo em 5%.
Internação de Menores Infratores: 2007 eram 510, em 2009 eram 303. Redução de 40% \ Internação temporária: em 2007 eram 252. Em 2009 eram 182. Redução de 28%.
População Carcerária. Em 2008 eram 22.606. Em 2009 eram 23.158.
Condenados em prisão. Em 2008 eram 15.339 \ Em 2009 eram 15.493 \ Presos ainda não condenados. Em 2008 eram 7.259. Em 2009 eram 7.589. Total: em 2008 eram 22.606 \ Em 2009 eram 23.158.
BRASIL: Pessoas presas sem julgamento. Pela ordem de 2000 a 2010: 80.775 \ 78.437 \ 80.235 \ 86.766 \ 102.116 \ 112.138 \ 127.562 \ 130.745 \ 162.612 \ 163.263 \ Obs. Não há dados de 2003. Crescimento de 102%.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PERGUNTAR NÃO OFENDE.

Por que o Rio de Janeiro não possui nenhum presídio de segurança máxima?
Qual será a dificuldade?
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

domingo, 7 de novembro de 2010

CIDADÃO, ADIVINHE QUEM VAI PAGAR A INDENIZAÇÃO?

Se você respondeu que será alguém da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, errou feio.
Você vai pagar, como sempre.
SITE G1:
Suspeito de estuprar menina de 9 anos é achado morto em presídio
Corpo foi encontrado enforcado com lençol na cela de presídio do Rio.
Marceneiro confessou estupro ao ser preso na última terça-feira (2).
O marceneiro Jonas Marcolino da Silva, que confessou ter estuprado a menina Camila Evangelista da Conceição, de 9 anos, na Gamboa, Zona Portuária do Rio, foi encontrado morto na cela em que estava preso no presídio Ari Franco, em Água Santa, no subúrbio, neste sábado. De acordo com informações da Divisão de Homicídios (DH), o marceneiro foi achado enforcado com um lençol e a principal suspeita é de que ele tenha se matado (leia).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

terça-feira, 5 de outubro de 2010

POLICIAIS MILITARES DESVIADOS DE FUNÇÃO TEM DIREITO À GRATIFICAÇÃO.

Marcos Barros Espínola - Advogado
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

POLICIAIS MILITARES FERIDOS E AGENTE PENITENCIÁRIO ASSASSINADO.

O DIA:
1) Perseguição deixa dois PMs feridos na Vila Kennedy
Viatura capota na pista lateral da Avenida Brasil e marginais fogem

MARCELLO VICTOR
RIO - Dois policiais do 14º BPM (Bangu) ficaram levemente feridos após uma perseguição na Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio, no fim da noite de quinta-feira. A viatura em que eles estavam capotou várias vezes na pista lateral da Avenida Brasil. Dois homens que estavam em uma moto e atiraram contra o veículo conseguiram fugir. A ocorrência foi registrada na 34ª DP (Bangu) (leia).
2) Agente penitenciário morre em saidinha de banco
Policial é baleado ao reagir a assalto logo após sacar dinheiro em agência na Rua Conde de Bonfim, a principal da Tijuca. Bandido, que também teria sido atingido, roubou apenas a arma da vítima e fugiu de moto (leia).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

terça-feira, 31 de agosto de 2010

POBRE RIO DE JANEIRO.

JORNAL EXTRA:
Ministério Público Federal denuncia 25 envolvidos em tráfico de drogas e armas

RIO - O Ministério Público Federal (MPF) denunciou à Justiça 25 integrantes da quadrilha de tráfico internacional de drogas e armas desarticulada pela Polícia Federal na Operação Patente, em junho . Entre os acusados estão seis detentos do Complexo Penitenciário de Gericinó, como os líderes do grupo, Lenildo da Silva Rocha, Charles Batista da Silva e Jorge Leonardo de Azevedo Ananias, que comandavam o esquema de dentro do presídio.
Os réus responderão por tráfico internacional de drogas (como cocaína, crack, maconha e haxixe) e armas (como fuzis, pistolas, metralhadoras e granadas) que vinham do Paraguai pelo Paraná e Mato Grosso do Sul e dirigiam-se a comunidades em Petrópolis e Duque de Caxias. As investigações sobre a quadrilha incluíram interceptações telefônicas, quebras de sigilos financeiro e fiscal e várias apreensões de drogas e armas desde dezembro do ano passado.
Segundo a Polícia Federal, os presos comandavam as atividades de dentro das celas, determinando todos os passos de seus comparsas em liberdade e até negociavam propinas oferecidas a policiais paraguaios. O grupo era responsável pelo envio de uma média mensal de 15 fuzis automáticos para o Rio, que depois eram distribuídos para São Paulo, Caxias e Petrópolis.
As armas eram compradas no Paraguai, na cidade de Capitán Bado, e atravessavam a fronteira até a cidade de Coronel Sapucaia, em Mato Grosso do Sul. De lá, escondidas em fundos falsos de caminhões e carros, seguiam para os morros do Rio e favelas de São Paulo.
Segundo o delegado Enrico Zambrotti, da Delegacia de Repressão ao Tráfico de Armas (Delearm), responsável pelo combate ao tráfico internacional de armas, a Operação Patente comprovou a estreita ligação entre as principais facções criminosas do Rio e de São Paulo .
- Eles estão trabalhando juntos para atuar no tráfico de armas e de drogas.
O delegado disse ainda que traficantes do Rio estão migrando para a Baixada Fluminense e até para a Região Serrana, principalmente para a cidade de Petrópolis.
- Durante nossas investigações, acabamos evitando que traficantes do Rio invadissem a Favela da Taquara, em Petrópolis - explicou Zambrotti.
A operação foi batizada de Patente por causa das frequentes viagens dos investigados para as regiões de Coronel Sapucaia, no Mato Grosso do Sul, e Capitán Bado, no Paraguai.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

sábado, 28 de agosto de 2010

SÉRGIO CABRAL COLOCA CRIMINOSOS DE CASTIGO E NÓS PAGAMOS A CONTA.

SITE R7:
"Dez criminosos que invadiram hotel na zona sul do RJ são transferidos para Rondônia
Eles ficarão presos na penitenciária federal de Porto VelhoOs dez criminosos presos no último sábado (21) durante invasão ao hotel Intercontinental, em São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, foram transferidos na noite desta quarta-feira (25) para o presídio federal de Porto Velho, em Rondônia.
A informação foi confirmada ao R7 pela assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (leia)".
O governador Sérgio Cabral (PMDB) segue jogando o dinheiro público no lixo.
No intuito de castigar os criminosos que agiram na Zona Sul, Cabral, provavelmente usando seu prestígio com Lula, transferiu os dez para Rondônia. Tais transferências são os piores castigos impostos aos criminosos, pois os afastam por completo dos familiares.
Cabral avisou, usando o nosso dinheiro: Quem desmoralizar o meu governo vai parar em Rondônia.
Usar esse expediente para os ditos "chefões" do tráfico pode até ser aceito, dentro de limites rígidos, porém usar politicamente com "pés de chinelo" é vergonhoso e caríssimo.
Cidadão, os crimes ocorreram no Rio, onde todos os atos investigativos e processuais serão desenvolvidos, portanto, pagaremos diversas viagens Rondônia-Rio-Rondônia, em face do castigo imposto por Sérgio Cabral (PMDB).
Procure obter informações sobre o custo para os cofres públicos desta primeira viagem. Some hora/homem; combustíveis; custos da viagem aérea; etc. Agora, multiplique por dois, tendo em vista que eles terão que retornar, pelo menos uma vez.
Além disso, o castigo sugere que a SEAP é ineficiente.
O dinheiro público é nosso, só pode ser utilizado em conformidade com os interesses públicos e não para mandar recados para criminosos.
Na condição de cidadão brasileiro, espero que o Ministério Público exija explicações e cobre responsabilidades, fazendo retornar aos cofres públicos o nosso dinheiro.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

GOVERNO SÉRGIO CABRAL (PMDB): TERCEIRA SECRETARIA SOB INVESTIGAÇÃO.

O governo Sérgio Cabral está se destacando negativamente pelo número de secretarias estaduais que estão sendo investigadas. As secretarias de saúde (Sérgio Côrtes) e de segurança (Beltrame) já estavam sendo investigadas, a mais nova é a Secretaria de Administração Penitenciária (Cesar Rubens).
O jornal O Globo publica nesta segunda-feira uma matéria sobre a ação do TCE na SEAP (leia).
Quem ainda votará em Sérgio Cabral (PMDB)?
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

RIO DE JANEIRO: SISTEMA PENITENCIÁRIO PERMITE 60 MIL LIGAÇÕES DE PRESOS.

G1.
Grampos telefônicos flagram presos no RJ aplicando golpes do falso sequestro.
Investigação foi feita pela polícia e pelo MP de São Paulo.Em três meses, foram registradas 60 mil ligações no presídio.
"Uma investigação feita pela polícia e pelo Ministério Público de São Paulo flagrou o uso de celulares por detentos em um presídio do Rio de Janeiro para aplicar o golpe conhecido como falso sequestro, quando o criminoso exige dinheiro para libertar um parente da vítima. Segundo o delegado que atua no caso, Wilson Negrão, os celulares são usados também para outros crimes.
"O celular na mão do preso não serve só para esse tipo de golpe e sim para o cometimento de outros crimes, como tráfico de drogas e sequestros", diz o delegado. O trabalho começou após centenas de denúncias de vítimas do golpe. Grampeando os telefones, os investigadores registraram uma conversa entre um preso e sua namorada. Assim foi descoberto que os telefonemas partiam do presídio Evaristo de Moraes, no Rio de Janeiro, conhecido como Galpão da Quinta. O presídio tem capacidade para 1,5 mil detentos e já foi alvo de várias operações da polícia para tentar retirar os celulares das celas. A quantidade de telefonemas feitos pelos presos impressiona: foram 60 mil em três meses. Isso significa uma ligação a cada dois minutos. Sem dificuldade para se comunicar, os presos transformaram as celas em escritório do crime. O Ministério Público do Rio de Janeiro teve acesso a gravações do Sistema de Segurança do presídio. Segundo a promotoria, a qualidade das imagens não é boa, o que facilita o uso dos celulares, principalmente à noite. É nesse horário que os presos mais usam os aparelhos. A investigação da polícia mostra que os presos transformaram o Galpão da Quinta em uma extensão da casa deles. O celular ajuda a resolver problemas familiares e funciona até como disque-sexo. O uso mais comum, no entanto, é para aplicar o golpe do falso sequestro. Os detentos chegam a simular vozes de mulheres e crianças.
Vítimas
Na maioria das vezes, os presos exigem dinheiro para recarregar os celulares usados no Galpão da Quinta. Em um dos casos, uma mulher não desconfia de nada e quase passa mal. Há dois anos, dona Rosalina recebeu uma ligação semelhante. A senhora, de 70 anos, morava em Americana, interior de paulista, e tomava remédio para pressão. Não suportou o susto e acabou morrendo. Em Sorocaba, Domingos Lourenço, de 62 anos, também foi vítima dos presos. "Diziam que tinha sequestrado minha irmã e colocaram uma moça para chorar igualzinho a ela", conta o filho de Domingos, Eliseu Lourenço. A família conta que, quando Domingos iria entregar o dinheiro, a filha apareceu em casa. Só naquele momento ele descobriu a farsa. "Ele pediu para ser levado para o hospital porque estava sofrendo um infarto", conta Eliseu. Domingos morreu dois dias antes de se mudar para a casa nova. Ele era vendedor de queijos e doces.
De acordo com as investigações, o telefonema que Domingos recebeu partiu do presídio carioca Galpão da Quinta. O preso foi identificado e indiciado por homicídio. A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro preferiu não gravar entrevista. Para o promotor que coordena o combate ao crime organizado em São Paulo, José Reinaldo Carneiro, a pena para quem deixa entrar celular nas cadeias e também para quem usa o aparelho nos presídios deveria ser bem mais rigorosa. "Nós precisamos ter uma legislação mais forte que faça com que o criminoso tenha medo de cometer o crime. Não como aqui está hoje. A entrada do celular no presídio dá pena máxima de um ano. Isso é absurdo", diz o promotor".
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

sexta-feira, 19 de junho de 2009

segunda-feira, 25 de maio de 2009

A SITUAÇÃO DAS CARCERAGENS DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

AUDIÊNCIA PÚBLICA:
"A situação das carceragens da polícia civil no Estado do Rio de Janeiro".
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania realiza na terça-feira (26/5) às 10 horas na sala 316 do palácio tiradentes, audiência pública para a apuração de responsabilidades em relação à situação das unidades carcerárias no estado. Foram convidados a participar da audiência os titulares da Polícia Civil, Allan Turnowski, e da Secretaria de Administração Penitenciária, Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, além do delegado Orlando Zaconne, que confirmaram a presença.
JUNTOS SOMOS FORTES!

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

sexta-feira, 1 de maio de 2009

O GOVERNO DO PMDB TENTA "BARBONAR", MAS PAGA DOIS SALÁRIOS A OFICIAIS DA ATIVA DA PMERJ.

As matérias acima foram publicadas no jornal O Globo, na página 15 e na coluna do Ancelmo Góis, respectivamente.
Elas tratam da aplicação do Decreto 41.687, de 11 de fevereiro de 2009 (postado no artigo anterior para sua consulta), do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que começa a ser aplicado nesse mês de maio.
As notícias dão conta que apenas o Ministério Público devolveu à Polícia Militar parte do efetivo que estava à sua disposição, considerando que a Instituição resolveu não pagar o salário de todos que estavam cedidos.
Os outros órgãos e instituições que possuem Policiais Militares desviados de função, não devolveram o efetivo e o Governo Estadual afirma que fará cumprir o decreto, cobrando os salários dos Policiais Militares cedidos.
Sintetizando, quem não devolver, terá que pagar os salários.
Ancelmo Góis informa que é o Poder Executivo quem possui mais Policiais Militares à sua disposição, um total de 620, portanto, será que o Executivo cobrará ao próprio Executivo tais salários ou devolverá todos os Policiais Militares para a Polícia Militar?
Melhor deixar para lá.
Um dos principais problemas é o da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) que terá que pagar uma fortuna, considerando o número de Policiais Militares que estão atuando como “agentes penitenciários”.
A situação piorará muito se o efetivo do GEPCPB for considerado como “efetivo cedido”, tendo em vista que eles não atuam como Policiais Militares, na verdade são empregados também como “agentes penitenciários”.
Entretanto, o principal problema, uma verdadeira excrescência jurídica é o caso dos Oficiais da PMERJ do serviço ativo que trabalham como Diretores da Guarda Municipal, recebendo o salário da Polícia Militar e o pago pela Empresa de Vigilância Municipal Sociedade Anônima.
Será que a Empresa Municipal de Vigilância S.A. que já paga os salários de Diretores aos Oficiais do serviço ativo da PMERJ, ainda pagará os salários?
Isso, se o pagamento de salários de Diretores da Guarda Municipal para Oficiais do serviço ativo da PMERJ, não for considerado ilegal, pela equipe econômica da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro ou pelo Ministério Público, o fiscal da lei.
Se a interpretação caminhar para a ilegalidade, a responsabilidade recairá sobre quem solicitou a cessão e sobre quem cedeu, existindo indício de crimes, salvo melhor juízo.
Não posso encerar sem citar que o Governo do Estado do Rio de Janeiro está tentando “BARBONAR”, ou seja, agir como um “Coronel Barbono”, considerando que a idéia de cobrar os salários dos órgãos que não devolvessem os Policiais Militares cedidos, surgiu em uma das reuniões do governo com parte dos “Coronéis Barbonos” e dos “40 da Evaristos”.
Vamos aguardar para verificar que órgãos não irão devolver e de quem será cobrado os salários, assim como, vamos esperar uma definição sobre a legalidade ou não do pagamento de salários de Diretores da Guarda Municipal, para Oficiais do serviço ativo da Polícia Militar.
Eles trabalham, na Guarda Municipal, não trabalham, na Polícia Militar.
Na gestão anterior (Prefeito César Maia – DEM), quando o Superintendente da Guarda Municipal era o Tenente-Coronel Antunes, todos os Diretores que eram Policiais Militares, estavam na reserva remunerada ou reformados, garantindo a legalidade no recebimento dos salários.

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

segunda-feira, 6 de abril de 2009

BLOG REPÓRTER DE CRIME - CORONEL ASSASSINADO FEZ DENÚNCIA CONTRA A GESTÃO DAS PRISÕES.

O GLOBO:
BLOG REPÓRTER DE CRIME - JORGE ANTÔNIO BARROS.
PLANTÃO URGENTE 2.
CORONEL ASSASSINADO FEZ DENÚNCIAS CONTRA A GESTÃO DAS PRISÕES.
O coronel Francisco Spargoli - morto agora de manhã ao reagir a um assalto a uma lotérica, segundo a versão oficial - havia sido responsável por várias denúncias de falta de segurança para diretores de presídios, por parte da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, em novembro do ano passado. (clique e leia).


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

terça-feira, 31 de março de 2009

RIO DE JANEIRO - NOTÍCIAS POLICIAIS.

O GLOBO:
TRAÍDO PELA VAIDADE.
PRESO É FOTOGRAFADO ARMADO E VESTIDO COM BLUSA DO BOPE DENTRO DA CADEIA.
RIO – Desde que foi parar no Presídio João Carlos da Silva, em Japeri, o detento Victor Theodoro Fraga, condenado a mais de 37 anos por extorsão mediante seqüestro com morte, passou a ter regalias que excedem a sua condição de preso. (clique e leia).


NOVO IML DEVE SER INAUGURADO EM JUNHO, DIZ CABRAL.
Simone Cândida.
RIO – O Governador Sérgio Cabral disse esta manhã que novo prédio do IML, na Avenida Francisco Bicalho, previsto para ser inaugurado em fevereiro desta ano, será aberto em junho. (clique e leia).

EXTRA:
PM INVESTIGA PARTICIPAÇÃO DE POLICIAIS EM GRUPOS DE MILICIANOS NA REGIÃO DOS LAGOS.
Fernando Torres.
RIO – Segurança privada irregular, serviço clandestino de TV a cabo e ameaças de morte. Esta é a lista de crimes supostamente cometidos por policiais militares – entre eles, oficiais – na Região dos Lagos. (clique e leia).

O DIA:
BRIGA DE FAMÍLIA MOTIVOU TENTATIVA DE HOMICÍDIO CONTRA CORONEL NO CAJU.
Bartolomeu Brito.
RIO – Uma briga de família, devido a uma rixa antiga com o tenente-coronel Luís Carlos Leal Pontes, de 46 anos, foi o motivo principal do atentado que o chefe interino do Serviço Secreto da Polícia Militar, sofreu, na madrugada de sábado, no Caju, quando foi baleado juntamente com seu irmão Cláudio Luis Leal Pontes, de 44 anos. (clique e leia).



PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO

quarta-feira, 18 de março de 2009

SEMINÁRIO SOBRE O SISTEMA CARCERÁRIO - RJ - 2 e 3 DE ABRIL.

O Conselho Nacional de Justiça marcou para os dias 2 e 3 de abril, no Rio de Janeiro, o Seminário sobre o Sistema Carcerário Nacional. O objetivo do encontro é definir propostas para uniformizar os procedimentos em relação ao sistema carcerário nacional.
Todos os corregedores dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais participarão do seminário, que será aberto pelo presidente do CNJ e do Supremo, ministro Gilmar Mendes, e pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp. A abertura acontece às 9h30 no auditório do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
De acordo com o juiz auxiliar da presidência do CNJ, Erivaldo Ribeiro dos Santos, o seminário também vai analisar as formas de cumprimento das recomendações e resoluções do Conselho referentes ao sistema carcerário. Entre elas, a Resolução 66 que tem por finalidade coletar dados sobre o número de prisões provisórias existentes no país.
Segundo o juiz, serão feitas ainda reflexões sobre o programa “Começar de Novo”, que pretende a ressocialização dos egressos do sistema prisional e sua inserção no mercado de trabalho. “O objetivo é fazermos um trabalho que possa contribuir para melhoria do sistema carcerário nacional”, explica.
O CNJ quer ainda fazer uma avaliação junto com os corregedores sobre as inspeções feitas nos estados. O encontro será feito em forma de grupo de estudos (workshop). Ao final, será elaborado um documento com as recomendações a serem cumpridas para melhoria do sistema carcerário. Foram convidados para a abertura do seminário, representantes do Ministério da Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria de Administração Penitenciária".


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CORONEL BARBONO