Hoje participei como ouvinte de uma reunião em Santa Cruz com funcionários da saúde e com moradores da região, no intuito de traçar estratégias para salvar o "PEDRÃO", como é conhecido o Hospital Pedro II, que foi esvaziado após um incêndio no andar térreo, que comprometeu parte da rede elétrica.
Os palestrantes informaram que o governo Sérgio Cabral pretende acabar com o hospital, construído no local um Hospital de Trauma, deixando a população carente da região sem um hospital geral.
Na busca deste objetivo o governo está removendo os profissionais de saúde para outros hospitais e está retirando os equipamentos. Assim sendo, a cada dia que passa o fim do "PEDRÃO" está mais próximo, infelizmente.
Os funcionários do hospital presentes à reunião pedem que as investigações sobre as causas do incêndio sejam plenamente esclarecidas, pois alguns consideram que a origem pode ter sido criminosa, viabilizando o fim do hospital.
Falou-se que os mortos oficiais foram cinco, porém alguns contam como quinze o número correto dos óbitos em decorrência do incêndio e da transferência dos pacientes. Um médico narrou que um paciente com a "barriga" ainda aberta foi retirado do centro cirúrgico, algo inconcebível.
Outro fato que chamou a atenção do profisssionais de saúde foi a rapidez com que dezenas de ambulâncias chegaram ao local para retirarem os pacientes, em menos de meia hora eram mais de cinquenta ambulâncias. E, conseguir ambulâncias não é tarefa fácil no Rio de Janeiro.
Ao final da reunião foi criada uma comissão para organizar a luta de resistência do Movimento em Defesa do Hospital Pedro II e marcado o primeiro ato público que irá parar Santa Cruz.
Data: 28 OUT 2010 (Dia do Funcionário Público).
Horário: 16:00 horas.
Concentração: Praça do Gado - Santa Cruz.
Os participantes deverão usar camisas da cor PRETA.
Vários representantes sindicais e o deputado estadual Paulo Ramos estiveram presentes .
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO
2 comentários:
cel pául fui informado por um amigo que o hospital pedro segundo será administrado por oficiais de saude do cbmerj!!!!!!!
Não duvido, o CBMERJ vai ter que mudar a sua cor em breve, passará de vermelha para branca.
Juntos Somos Fortes!
Postar um comentário