domingo, 31 de outubro de 2010

ONG RIO DE PAZ DEMONSTRA SEU AMOR PELA POLÍCIA MILITAR, NOVAMENTE.

Segunda Marcha Democrática do Rio de Janeiro
Polícia Militar - Corpo de Bombeiros
17 FEV 2008

O GLOBO - BLOG REPÓRTER DE CRIME.
Rio de Paz envia mensagem especial à PM

29/10/2010 - 10:00 (Jorge Antonio Barros) O diretor do movimento Rio de Paz - que luta pela redução de homicídios no país e, especialmente, no Rio - Antonio Carlos Costa, envia artigo com o objetivo de debater a situação da Polícia Militar, que está novamente na berlinda com o filme "Tropa de Elite 2".

MENSAGEM À POLÍCIA MILITAR

Por Antonio Carlos Costa, especial para o Blog Repórter de Crime
O Tropa de Elite II feriu muita gente dentro da Polícia Militar, que viu sua instituição ser objeto da mais ampla e severa crítica de toda a sua história. Efeito oposto ocorre na sociedade civil do Rio de Janeiro, indignada com a mesma polícia em razão das denúncias gravíssimas feitas pelo filme. Pensei no que falar para os policiais militares.
O Rio de Janeiro é impensável sem vocês. Não consigo imaginar a nossa cidade sem a sua presença nas ruas. Sem o seu trabalho não há futebol no Maracanã, festa de Ano Novo em Copacabana, liberdade de locomoção face à violência do Rio e prisão de bandidos que praticam crimes que miséria de espécie alguma pode justificar.
A segurança que auferimos do seu trabalho, não nos é oferecida, sabemos, sem que seus soldados e oficiais paguem um preço altíssimo. Enquanto estamos dormindo, muitos de vocês tombam em vielas, becos e ruas escuras da cidade. Não são poucos os que lutam contra o cansaço da noite, dentro de viaturas frágeis, em áreas reconhecidamente perigosas. Muitas vezes presas fáceis de criminosos, como aconteceu em julho de 2008, com os dois policiais que foram mortos na Fonte da Saudade. Naquele dia, eu mesmo fui para o local do crime, a fim de fixar uma faixa, com os seguintes dizeres: "Mataram aqui dois seres humanos que trabalhavam em condições desumanas".
Ninguém se arriscaria por tão pouco. O que ganham é incompatível com o valor social da sua profissão, os riscos inerentes ao seu exercício e angústias que pais, mães, esposas e filhos de policiais sofrem sempre que vêem seus queridos partirem sem a certeza de voltar. Não podemos nos esquecer dos que voltaram, mas feridos irreversivelmente, andando hoje em cadeira de roda, por terem vivido o sonho de livrar a cidade das ações de criminosos.
Pais, tanto no asfalto quanto morro, geram filhos irresponsavelmente, crianças crescem sem noção de certo e errado, jovens são mantidos fora da sala de aula por força do fracasso do Estado em oferecer-lhes educação atraente, garotos com demandas imensas no campo da auto-estima aprendem a se sentirem importantes por meio do narcotráfico e uso de arma de fogo, salários indecentes são oferecidos para gente que se sente explorada no mercado de trabalho, enquanto ao mesmo tempo uma cultura hedonista lhes acena com as ofertas do insaciável mercado de consumo; e espera-se que a polícia seja a solução para os crimes aos quais esse tipo de sociedade está exposta.
Gostaria de lembrar-lhes do apreço que todo cidadão consciente tem pelo trabalho policial. Sendo quem somos, é inimaginável a vida sem pessoas que se disponham a fazer o trabalho "sujo", "violento" e que "não requer estudo" que vocês realizam. A profissão de policial é digna.
Por tudo isso, enche-nos de tristeza ver uma instituição tão importante, cair em tamanho descrédito, perante os olhos de tantos, por causa dos erros cometidos por não poucos. O diretor do filme, José Padilha, não mentiu.
Em todas as profissões brasileiras há casos graves de corrupção: médicos que operam sem necessidade, juízes que vendem sentenças, agentes do poder público que desviam dinheiro do povo. Mas quando vocês erram -executando quem poderiam prender, usando a força desmedidamente, deixando-se marionetar pela classe política, passando fuzil para bandido, vendendo narcotraficante para facção rival, impossibilitando o trabalho pericial através da descaracterização do local do crime, parando automóvel na rua para extorquir ninharia-, o resultado final são vidas interrompidas por tão pouco, famílias destruídas pela dor da saudade e uma população amedrontada.
Não quero que a Polícia Militar acabe. Peço que vocês vivam à altura da sua vocação, uma vez que muito dependemos do exercício justo e honesto desse poder que lhes foi outorgado. Respondam às possíveis críticas, portanto, repensando seu papel, buscando mecanismos para melhor controle da ação policial, selecionando bem seus candidatos e apresentando à sociedade civil e poder público tudo aquilo de que carecem para cumprirem sua honrosa missão.
Antonio Carlos Costa
Presidente do Rio de Paz

COMENTO:
A ONG RIO DE PAZ é diferente, eu sou testemunha viva dessa verdade.

Inúmeras vezes tive o imenso prazer de ombrear com o bravo Antonio Carlos Costa e com os integrantes voluntários da Rio de Paz, em diversos atos públicos pelo Rio de Janeiro.
A Rio de Paz defende a vida e age nessa direção sem ficar contra a Polícia Militar, não possui tal predisposição que parece ter nascido com outras organizações, que demonstram odiar a PM, como se ela fosse responsável por erros que homens cometeram no passado, cometem no presente e cometerão no futuro.
A ONG sabe diferenciar a instituição dos erros humanos, luta simultaneamente para preservar a Polícia Militar e para responsabilizar os errados, inclusive os governantes, que são os principais responsáveis, na minha opinião.
Penso que quem puxa o gatilho não é apenas o policial que na rua, na ponta da linha carece de salários, de treinamento, de condições de trabalho e de dignidade.
Na verdade, o Policial Militar é um coitado.
No Rio de Janeiro o Policial Militar é tratado como um NÃO CIDADÃO pelo governo estadual.
O meu agradecimento ao amigo Antonio Carlos e à ONG Rio de Paz.
A Polícia Militar precisa ser salva e os Policiais Militares (de verdade) sabem que pode contar com vocês.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

3 comentários:

Anônimo disse...

O PM praça nao passa de empregados de oficiais corruptos essa é a verdade!!!
Sao coitados sim...precisam de ajuda contra o jugo a que sao submetidos.
JSF

Anônimo disse...

TANTA SIMPLICIDADE,VERDADE,CORREÇÃO,PROPRIEDADE DAS PALAVRAS,UMA VERDADEIRA AULA DA FACULDADE DA VIDA,QUE OS NOSSOS GOVERNANTES DEVERIAM FICAR ENVERGONHADOS,SE É QUE ÊLES CONHECEM ESSA PALAVRA.
AS POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,É A MAIOR(MELHOR) POLÍCIA DO MUNDO,COLOQUEM AQUI SCOTLAND YARD,
POLÍCIA ISRAELENSE,F.B.I,C.I.A OU QUALQUER OUTRA POLÍCIA, CONSIDERADA BOA POLÍCIA DO MUNDO NO RIO DE JANEIRO,À EMFRENTAR O CRIME ORGANIZADO,PODERÍO BÉLICO IMPRENSIONANTE,COM SALÁRIOS MALÉFICOS,ARMAS OBSOLETAS,SEM APOIO DA SOCIEDADE HIPÓCRITA,AUTORIDADES OMISSAS E OPORTUNISTAS E SEM COMPROMISSO COM O POVO E,QUE SÓ PENSAM EM ENRIQUECER.AÍ SIM VERÍAMOS O VALOR DA PMERJ,E TODAS ESTAS POLCIAS CITADAS ACIMA,SEUS HOMENS,CORREREM DOS MARGINAIS QUE ASSOLAM O RIO DE JANEIRO,QUE SEUS CALCANHARES,BATERIAM NAS NADEGAS.
O POVO DO RIO DEVIA SIM SEGUIR O EXEMPLO DA ONG RIO E PAZ,UMA DAS RARÍSSIMAS COM CREDIBILIDADE,POIS 99%DELAS SÃO APENAS PARA SEUS DONOS E ALGUNS POLÍTICOS TERCEIRIZAREM SERVIÇOS PÚBLICOS A FIM APENAS DE ENRIQUECEREM.E SIM SAÍREM ÀS RUAS REINVIDICANDO SALÁRIOS DIGNOS PARA A MELHOR POLÍCIA DO MUNDO.
A SOCIEDADE PRECISA SABER É QUE MUITOS FILHOS DE POLÍCIAIS AGUARDAM ATÉ HOJE CHORANDO,SEUS PAÍS POLÍCIAIS VOLTAREM PARA CASA,MAS,ISSO NÃO IRÁ JAMAIS ACONTECER.
POIS ÊLES FORAM MORTOS POR BALAS ASSASSINAS DEFENDENDO UMA SOCIEDADE QUE NUNCA OS DEU VALOR.
SEM CONTAR OS ORFÃOS DE PAIS VIVOS,POLÍCIAIS FERIDOS NESSA GUERRA DESIGUAL PROSTADOS EM LEITOS DE FORMA VEGETATIVA E QUE NÃO MAIS IRÃO SE RECUPERAR.
GOSTARIA DE PODER OBTER O E-mail DA ONG RIO E PAZ PARA PODER AGRADECER TODO O RESPEITO À MAIOR POLÍCIA DO MUNDO E AOS SEUS VALOROSOS GUERREIROS.

GUERREIRO disse...

EM NOME DA FAMILIA POLICIAL MILITAR,QUEREMOS AGRADECER ESTA MENSAGEM.POR ESTAS E OUTRAS QUE NOS ESTAMOS JUNTOS E FORTES PARA COMBATER,PROTEGER,AMPARAR QUEM PRESIZAR DA NOSSA PROTEÇAO.NAO ASSISTI NEM VOU,SINTO ENVERGONHADO COM TANTA HUMILHAÇAO.ESTOU NA ATIVA A 30 ANOS,JA VI DE TUDO,FORAM TRINTA ANOS DE RUA,PRESIDO,POG,PATAMO,RP,PAMESP,DPO,POTRAM,VARIOS NATAIS,ANO NOVO,ANIVESARIOS SEM ESTA COM A FAMILIA,TENHO DUAS FILHAS MAS NAO TIVE O PREVILEGIO DE VE-LAS NASCEREM,ESTAVA NAS RUAS EM PATRULHAMENTO,COMO ESTA ESCRITO SOMOS VOLUNTARIOS,NAO TEMOS ESSE DIREITO.MAS NAO RECLAMO FOI O QUE EU ESCOLHI E MEU DESTINO.TENHO SANGUE AZUL CORRENDO NA VEIAS,MAS FICO CHATEADO COMQUE LI E OUVI,DE UM CERTO PRODUTOR E FILME,ESPERO QUE ELE NUNCA PRECISE DA POLICIA,SE PRECISAR O BOPE VAI DEMORAR A CHEGAR,ADMIRO O NOSSO CMT GERAL,NAO TOMOU AS DEVIDAS PROVIDENCIAS PARA QUE TAIS FATOS NAO ENVERGONHA-SEM A TROPA,INCLUSIVE ELE,HA EU ESQUECI ELE E CAVEIRA,VAMOS FAZER TAMBEM UM LONGA.JA TEMOS O NOME. OS VERDADEIROS SANGUE AZUIS. ESTRELANDO..TODOS OS BATALHOES,CIAS DA PMERJ ETC. CHAMAREMOS TODOS OS IRMAOS QUE ESTAO FORA DE COMBATE,FAREMOS INTREVISTAS COM OS IRMAOS DE HCPMS,OS REFORMADOS,AS ESPOSA,MAES DE IRMAOS QUE PARTIRAM,TERA MAIS HISTORIAS DE QUE ESSE FILME QUE FIZERAM.ESTIVE PENSANDO,POL NO MARACANA,VIRADA DE ANO,CARNAVAL SERA QUE ELES C DARIAO CONTA DO RECADO,ACHO QUE NAO.