quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CARTÃO DE VOTOS: DILMA, CABRAL, PICCIANI, EDUARDO CUNHA e FÁBIO SILVA.

O DIA:
‘Votocard Gold’ vai ter que sair de circulação
TRE manda recolher propaganda distribuída para eleitores em forma de cartão de crédito
Rio - A Justiça Eleitoral vai notificar os responsáveis pela distribuição do Votocard Gold, material semelhante a um cartão de crédito usado para pedir votos para o deputado estadual Fábio Silva (PR), o federal Eduardo Cunha (PMDB) e o governador Sérgio Cabral (PMDB), além dos candidatos a senador Jorge Picciani (PMDB) e a presidente, Dilma Rousseff (PT). O juiz Paulo Cesar Vieira de Carvalho Filho mandou suspender a distribuição dos cartões e recolher todo o material que ainda não tenha sido distribuído. O caso vai ser encaminhado ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para investigação.
A distribuição dos cartões foi denunciada pelo candidato a governador Jefferson Moura (PSOL) durante debate na noite de segunda-feira, na Rede Record. A sogra de Moura, Creusa de Abreu Costa, foi uma das eleitoras que recebeu o Votocard pelo Correio, e o PSOL denunciou o caso ontem à Justiça Eleitoral.
‘POVO MERECE RESPEITO’
Apesar de não dar qualquer valor em troca do voto, o material pode confundir o eleitor. O “cartão de crédito eleitoral” tem até limite — “Do tamanho do país que você quer” — e data de validade: “01/2015”. Tem ainda o nome do eleitor gravado em alto relevo. Na parte de baixo, traz o bordão usado por Eduardo Cunha no horário eleitoral: “Afinal de contas o nosso povo merece respeito”.
No verso, aparece a chamada cola com a ordem de votação na urna: deputado estadual (Silva), federal (Cunha), senador (Picciani), governador (Cabral) e presidente (Dilma). E o conselho: “Use o crédito e cobre depois o resultado”.
Cabral negou, durante o debate, que o cartão tenha sido produzido por sua campanha. A assessoria de Picciani também negou que o candidato ao Senado tenha produzido o material. Eduardo Cunha afirmou que sabia da existência do material, que, segundo ele, foi confeccionado pela campanha de Fábio Silva. “É uma propaganda eleitoral criativa, que não tem nada demais. Não é um brinde porque não tem uso após a eleição”, disse o deputado.
Morador da Abolição, o autônomo André Luiz da Silva Lira, 27 anos, recebeu dois cartões Votocard pelo Correio. Ele chegou a acreditar que se tratava de um cartão de crédito. “Achei um absurdo. Como é que eles conseguiram meu nome completo e endereço? Primeiro, achei que era um cartão de crédito e pensei em usar. Depois, achei que precisava levar isso (o cartão) para votar”, disse André.
Procurado por O DIA ontem, Fábio Silva não retornou as ligações. A assessoria de imprensa da candidata Dilma informou que apenas o coordenador da campanha, José Eduardo Dutra, poderia falar sobre o caso. José Eduardo não foi encontrado.
Reportagem de Pâmela Oliveira e Ricardo Villa Verde
Pois é ...
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: