quinta-feira, 5 de abril de 2012

RIO: UPPs - POLICIAL MILITAR ASSASSINADO - "O BANDIDO TENTOU SE PROTEGER ( ? )".

JORNAL O DIA:
Suspeito de matar PM na Rocinha é identificado: 'O bandido tentou se proteger', diz major
Cerca de 150 policiais fazem operação na comunidade para tentar prender o acusado, que conta com duas passagens por tráfico de drogas
Maria Inez Magalhaes
Rio - A polícia já identificou o homem suspeito de matar o cabo da Polícia Militar (PM) Rodrigo Alves Cavalcante, de 32 anos, do Batalhão de Choque (BPChoque). Ele foi morto no início da madrugada desta quarta-feira, na Favela da Rocinha, em São Conrado, Zona Sul. Segundo a PM, Edilson Tenório de Araújo abandonou uma mochila com documentos e munição 9 milímetros, a mesma que matou o militar, após ter atirado no policial. O suspeito ainda conta com duas passagens por tráfico de drogas.
"Os policiais contaram que o cabo Rodrigo foi abordar um homem em atitude suspeita e mandou que ele parasse. O suspeito correu e atirou para trás. Foi quando o policial foi atingido. O homem fugiu e abandonou a mochila. Não foi uma ofensiva contra a Polícia Militar, o bandido tentou se proteger", disse o major Edson Santos, coordenador de policiamento da comunidade.
O cabo Rodrigo foi baleado na axila durante um patrulhamento na comunidade, ocupada pelas forças de segurança desde novembro do ano passado, após a prisão do então chefe do tráfico de drogas Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem. Socorrido por colegas no Hospital Miguel Couto, na Gávea, o PM não resisitiu ao ferimento. É a nona morte na comunidade nos últimos 39 dias.
De acordo com o major Santos, que se reuniu com cerca de 150 homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Choque e da Coordenadoria de Inteligência que realizam patrulhamento nesta quarta-feira na comunidade, a orientação é procurar o suspeito. Uma foto de Edilson Tenório foi distribuída aos policiais. Major Santos disse ainda que a recomendação é tomar os becos da Rocinha.
"Não temos como mudar o tipo de policiamento. Ele precisa ser feito a pé porque a área é complicada", revelou.
Em nota, a Polícia Militar solicitou à população que ajude com informações que levem à captura do suspeito, através dos telefones 2332-8486 (Setor de Inteligência do BPChq) ou 2253-1177 (Disque-Denúncia), além do e-mail bpchqintel@gmail.com. O anonimato será garantido.
Filho de um policial militar da reserva, o corpo do cabo será sepultado com honras militares. De acordo com a PM, ainda não estão definidos o local e data do sepultamento. Nesta quarta, às 15h30, será realizada uma entrevista coletiva com a participação do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, do comandante da PM, coronel Erir Costa Filho, e da da chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha, para falar sobre o caso.
'O tráfico vai continuar tentando dominar a região', diz major
O tiro que feriu e matou o cabo Alves foi efetuado por uma pistola. A Divisão de Homicídios (DH) assumiu as investigações.
O major Edson Santos admitiu nesta terça-feira que existe uma briga pela venda de drogas na favela. “É uma guerra pelo controle econômico gerado pelo tráfico, que movimentou milhões de reais na Rocinha. Mesmo com a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), teremos esse problema porque o tráfico vai continuar tentando dominar a região”, afirmou o oficial. A UPP está prevista para ser instalada na comunidade em julho.
As prisões dos principais chefes do tráfico, entre eles Antônio Bonfim Lopes, o Nem, foi a justificativa do major para o aumento da violência após a pacificação. “A Rocinha ficou sem ninguém no controle do tráfico e por isso os criminosos estão querendo tomar os pontos de venda de drogas. Os órgãos de inteligência das polícias têm detectado isso”, explicou o oficial.
Juntos Somos Fortes!

6 comentários:

T. SERGIO disse...

INACREDITAVEL, O MAJOR, DIZ QUE O BANDIDO ATIROU NÃO CONTRA A POLICIA E SIM PARA SE PROTEGER. E O POLICIAL ESTAVA REPRESENTANDO QUEM CARA PÁLIDA. DEPOIS DIZ QUE O MORRO ESTA SEM CONTROLE, MEU DEUS O QUE A PM ESTA FAZENDO LÁ EM CIMA. DEUS TENHA PIEDADE DESTES PMs,NA ROCINHA, PORQUE COM UM CMT DESTES SÓ DEUS MESMO PARA PROTEGER. E OS SEUS SUPERIORES O QUE PENSAM DISTO.

Anônimo disse...

A essa hora esse vagabundo já deve ter metido o pé !! E deve estar comemorando a morte deste trabalhador que pagou com a vida por estar defendendo a sociedade mesmo com o pior salário do Brasil em termos de PM E CBM.
O mais revoltante é ver esse Major PM dizer essa grande baboseira !! Se o tiro não foi contra a PMERJ ou o PM foi contra quem cacete ?
PQP ainda tem otário que cai nesse papo de comunidade pacificada !!

Anônimo disse...

PORQUE SERA...PORQUE SERA....PORQUE SERA ..... TA TUDO COM............... SE LEMBRAM DO CAPITAO DO ESTACIO ????
AGORA VEM COM ESSA DE O BANDIDO TENTOU SE PROTEGER ????

Anônimo disse...

"Não foi uma ofensiva contra a Polícia Militar, o bandido tentou se proteger", disse o major Edson Santos".
Deve ser um direito constitucional, matar o polía pra se proteger.
Esse major deve tá fechado com o cabral e, o pm que se ferre.

Anônimo disse...

Por essa e outras que o Cmt Geral quer acabar com a entrada desses incompetentes pela Academia (ESFO). O cara é Major mas tem a mentalidade de, sei lá, acho que de Cabo, me perdoem os Cabos...

Anônimo disse...

Vocês não entenderam a declaração. O que ele quis dizer é que o marginal matou o policial após ser abordado, tentando se proteger. O tiro não foi fruto de uma emboscada ao patrulhamento que estava sendo feito. Os bandidos não estavam escondidos esperando o patrulhamento para atacar.Isso está muito claro no jornal impresso. Antes de postarem os seus comentários, chequem com a tropa comandada pelo oficial o que realmente está acontecendo. Se vocês querem atacar, identifiquem corretamente o inimigo para não gastarem munição contra quem não merece.