quarta-feira, 31 de março de 2010

O DESABAFO DE UM BOMBEIRO MILITAR REFORMADO.

CARTA ENVIADA À JORNAIS E NÃO PUBLICADA:
Caros leitores,
Escrevo para mostrar minha indignação quando ao Governo Estadual.
Leio atentamente a “Coluna do Servidor” há muitos anos, pois sou reformado do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.
Os militares reformados por invalidez permanente, sem poder prover meios de subsistência, do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro sofrem desde o governo de Anthony Garotinho uma injustiça sem par.
Em dezembro de 2001 ou 2002, não me lembro bem,, o então governador Garotinho subtraiu dos nossos contracheques os triênios. Em alguns casos (como o meu, por exemplo), isto representa 60% (sessenta por cento) do vencimento final.
Na época, indignado, passei um e-mail para o então governador, que muito gentilmente respondeu dizendo que “não sabia de nada a respeito”, e que iria mandar algum assessor ver o que estava havendo. Mas o estrago já estava feito, e a coisa segue até hoje, sem solução.Tenho o e-mail até hoje, gravado em CD, como recordação da traiçoeira atitude do Garotinho.
Em 21 de janeiro de 2007, o secretário de Planejamento do Estado do Rio, o sr. Sérgio Ruy Barbosa, em entrevista ao Jornal Extra, afirmou que “o Estado não pode ser caloteiro” e se comprometeu a pagar. As palavras são dele: “Eu assumo o compromisso de pagar. Tem que começar este ano. A gente vai ter que equacionar o administrativo e o judiciário e compor uma forma de pagar”. E ele estava se referindo não só aos triênios, mas também a aposentadorias atrasadas e outros benefícios, como a paridade (entre ativos e inativos).
Daí a alguns dias, o senhor governador Sérgio Cabral em entrevista, salvo engano ao Jornal “O Dia”, disse que a questão dos triênios é uma questão “humanitária”, garantiu o pagamento e marcou até uma data em que iria se manifestar sobre a data quando voltaria a pagar: 15 de abril de 2007. Só que isso não aconteceu até hoje. Parece que o governo do Estado se compromete a corrigir os erros apenas no jornal, para dar uma satisfação à sociedade e um “cala a boca” nos servidores.
Márcio, entre os reformados por invalidez permanente, sem poder prover meios de subsistência, estão muitos que têm problemas cardíacos, neurológicos, câncer, aids, membros amputados, e uma gama de doenças que qualquer ser humano está sujeito a enfrentar.
Não estamos querendo nada que não seja de nosso direito. Queremos nossa dignidade de volta, queremos ter como bancar nossos remédios, e uma vida pelo menos mais confortável. Quem um dia foi herói, quem salvou tantas vidas, e lutou pelo povo do estado do Rio, hoje não ter os próprios direitos respeitados, e não poder fazer nada para mudar isso, sente-se um lixo. Ainda mais quando vemos estampados nos jornais as promessas feitas por um governador tido anteriormente como sério, pelo seu trabalho em favor das duas corporações na Alerj, (inclusive favorável ao pagamento dos triênios integrais) sendo apenas promessas, sem que nada de concreto seja feito.
Temos a Lei das Promoções em vigor apenas no site da Alerj, mas que na prática não funciona.
Temos precatórios que jamais são pagos.
Nossos hospitais não têm especialistas em várias áreas, como nefrologia, psicólogos, e falta até mesmo papel para confeccionar carteiras de identidade.
Só palavras, só promessas. No Jornal Extra, do dia 1 de junho de 2007, em letras garrafais estava escrito: Salário de PMs no Estado do Rio pode dobrar, dando conta de que teríamos um aumento de 105%, conforme prevê – ou previa na época – o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci. Só promessas, o Pronasci já nasceu morto.
Enquanto isso, os reformados por invalidez, para sobreviver, recorrem a agiotas, financeiras, e a cada ano o décimo-terceiro serve apenas para cobrir uma parte dos empréstimos tomados, muitas vezes de pessoas inescrupulosas e sem coração.
Fica registrado também, que esta atitude do governo do Estado do Rio coloca a idoneidade e a credibilidade dos meios de comunicação em cheque, uma vez que publicam promessas que jamais são cumpridas.
Quero pedir a você um favor especial. Você tem em suas mãos o poder da Comunicação do Jornal Extra. Por isso peço que divulgue nosso descontentamento, na intenção de pedir ao governador Sérgio Cabral uma definição, pelo menos, para o caso dos triênios.
Eu espero que possa fazer algo por nós, pois do jeito que está, não viveremos para receber o que nos é de direito. Quero que saiba que você é a nossa esperança, pois eu mesmo já cansei de escrever para os deputados estaduais – quase sempre sem resposta, ou quando respondem, fazem apenas mais promessas.
Tenho inclusive os contracheques antigos para provar que recebia o benefício dos triênios integralmente. Hoje, nem nos mandam mais contracheque. Temos que buscar no site da Proderj, se quisermos provar nossos parcos rendimentos.
Uma vergonha o calote dado pelo governo do Estado do Rio. Uma vergonha o tratamento desumano e desleal a que os militares estaduais são submetidos!
Agradeço antecipadamente sua atenção.
Antonio Marcos H. Guerra.
RG: 11.179 – CBMERJ

JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

7 comentários:

Anônimo disse...

É TRISTE VERMOS ESSA SITUAÇÃO, MAS INFELIZMENTE O MILITAR ESTÁ PERDENDO SEU TEMPO: sc jamais irá atendê-lo.

Alexandre, The Great disse...

Nobre Soldado do Fogo: recomendo buscar seus direitos no Judiciário. O governador NÃO irá cumprir a lei.

Anônimo disse...

CARO IRMÃO, SE ADULTO PODE E NÃO CONSEGUE RESOLVER O NOSSO DIREITO NO SALARIAL, COMO GAROTINHO,IRIA RESOLVER. GAROTINHO É SÓ GAROTINHO, CRESCEU NA IDADE MAS CONTINUA GAROTINHO. NÃO TEM PENSAMENTO PRÓPRIO.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários. A gestão Cabral é a pior que o Rio já enfrentou, demoraremos anos para por a casa em ordem. Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

REFORMADOS,RESERVA, NAÕ SERVEM MAIS PARA NADA,NEM NOSSOS COMPAHEIROSQUEREM SABER DE NOS NEM NOSSOS VOTOS VAÕ QUERER,LARANGEIRAS,JOSIAS,JAIRO,PAULO RAMOS,LEMBRAM QUEMVAI MERECER CADA VOTO SERA FABIO DA PMPB,ASSUNÇAÕ DO ES,PAES LIRA SP. ESTES MOSTRARAM A CARA PARA TODO O O BRASIL IGUAL AO CB JULIO DA PMMG EM 1997 BH VEJAM BEM UM CABO PM MG.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Penso que estamos iniciando uma nova era na PM e no CBM, um tempo onde poderemos construir uma representação política forte, valorizando os PPMM e BBMM. Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Cada dia que passa, eu fico mais desmotivado e revoltado com o salário de “fome” do Rio de Janeiro. Sou professor de Educação Física e Cabo do corpo de Bombeiros Militar Do Rio de Janeiro. JÁ arrisquei minha vida várias vezes em prol da população, no ” Morro do Bumba, em deslizamento em Angra dos Reis, em colisões de carro é a última foi no hospital Pedro II em Santa Cruz RJ,me sacrifiquei caindo de uma altura de 4,5m,fissurando o meu cóccix e me dando duas hérnia de disco,fazendo o meu Papel , de vidas Alheias e riqueza salvar e ganho nada e nem um obrigado. E o nosso governador Sergio Cabral nem se quer lembrou do nossos esforços e nos humilhou dando gratificação para PMs,desipe e até para Professores e os Bombeiros Ficaram chupando dedo, porque isso ? você Cabral só vai dar valor aos Bombeiros, quando um dos seus filhos colidirem ou se afogarem ou até mesmo pegar fogo sua mansão, que ninguém está livre disso,, o Sr chama a PM pra fazer isso, tirar o seu filho das ferragens clamando os Bombeiros. Ou clamar os Bombeiros para tirar ele no mar lá na barra da tijuca, ai sim você vai dar valor que nós merecemos. Eu te odeio sabe pq ? pq vc é um mentiroso e está fazendo minha família passar necessidade, e não tenho medo de vc e de ninguém só de Deus.e também sou homem suficiente para assumir tudo o que faço. Sou Bombeiro e tenho orgulho de salvar pessoas, mas tenho nojo de você e seus subordinados militares que vc tem na mão. não são homens, são marionete sua.. Então faça sua parte como Governador e não como um moleque playboy filhinho de papai.