sábado, 31 de outubro de 2009

RIO DE JANEIRO, A CIDADE FELIZ!

JORNAL O DIA:
Assaltante já teria matado policiais
Bandido que foi flagrado por equipe de ‘O DIA’ fazendo arrastão na Via Dutra foi identificado e é suspeito de atirar em PM e inspetor
Rio - A polícia identificou o bandido armado com uma pistola, flagrado por O DIA durante assalto a três motoristas na Rodovia Presidente Dutra, altura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, quarta-feira à noite. George Rodrigues de Carvalho, o Cajá, de 25 anos, é suspeito ainda de ter assassinado um policial militar na Rodovia Washington Luiz, há dois meses, e um policial civil, há 12 dias, na Linha Vermelha
(leia).
JORNAL EXTRA:
Policiais terão bolsa formação para as Olimpíadas de 2016
Celia Costa - O Globo
RIO - O secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay, anunciou na tarde desta sexta-feira quer o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) vai ter uma formação específica para as Olimpíadas de 2016. Os policiais militares e civis que aderirem ao programa de formação terão uma remuneração maior do que os R$ 400 que atualmente são pagos pelo Pronasci.
O anúncio foi feito depois de uma reunião, no Palácio Guanabara, com os secretário José Mariano Beltrame (Segurança Pública) e Régis Fichtner (Casa Civil). O projeto, segundo Pedro Abramovay, será encaminhado ao Congresso Nacional. A previsão é de que a bolsa formação comece a se paga no início de 2010.
O GLOBO:
Dona de casa é baleada em falsa operação policial (leia).
JORNAL DO BRASIL:
Beltrame destaca início de nova era no combate ao tráfico
Flávio Dilascio, JB Online
RIO DE JANEIRO - As prisões realizadas na manhã desta sexta-feira na Tijuca, na operação Família S/A, serviram para inciar uma nova era no combate ao tráfico no Rio, segundo avaliação do secretário de segurança José Mariano Beltrame. Ele destacou que a polícia civil carioca promoveu uma "quebra de paradigma" ao combater os lucros do negócio, ao invés de atacar os seus meios de realização, que compreendem a atividade do tráfico em si.
- Este trabalho da Polícia Civil iniciado pela 19ª DP mostra uma queda de paradigma no combate ao tráfico. Temos que fazer trabalhos sistemáticos de combate ao tráfico, mas também temos de atacar suas estruturas, como nesta operação onde prendemos diversos familiares ligados ao traficante Isaías do Borel, que continuava exercendo sua influência através deles - destacou.
O secretário disse ainda que acredita que tais tipos de ação servirão para enfraquecer o poderio do tráfico do Rio.
- Tenho certeza de que esta ação de hoje gerou grande perda financeira no tráfico e é por este caminho que temos que seguir para enfraquecer a criminalidade.
Chefe da Polícia Civil do Rio, Allan Turnowski complementou a fala de Beltrame e ressaltou que a ação foi uma resposta aos ataques feitos a policias há duas semanas, quando um helicóptero foi derrubado durante operação no Morro dos Macacos, em Vila Isabel.
- Realmente fizemos a quebra de um paradigma estamos buscando o lucro do negocio. Este é o início de uma resposta a tudo que vem acontecendo nas ultimas semanas no Rio de Janeiro - destacou.
Turnowski explicou que a investigação foi feita em cima das visitas que os cabeças da quadrilha - Isaías do Borel e Robocop - recebiam na prisão. A partir destas, eram passadas as instruções para administração do tráfico e de seus lucros. A Polícia Civil descartou qualquer hipótese de que os bandidos estejam se comunicando da cadeia por celular.
- Chegamos até estas pessoas que participam do tráfico sem irem para o braço armado, através de investigações nas visitas que os presos investigados recebiam. Averiguamos também a possibilidade de eles estarem usando celular e isso foi completamente descartado - concluiu.
A operação
Dez pessoas foram presas durante a operação da Polícia Civil no Morro do Borel, na Tijuca, que começou na madrugada desta sexta-feira e foi encerrada na metade desta manhã. Além dos presos, os policiais apreenderam três carros (um Cross Fox, um Gol e um Peugeot) e sequestrou um imóvel, onde foram apreendidos um celular, um notebook, um computador, uma filmadora, além de R$ 5 mil em dinheiro.
De acordo com a Polícia Civil, entre os presos estava Emília Costa Rodrigues, mãe do traficante Robocop e irmã de Isaías do Borel, que está preso há dois anos em Catanduvas, no Paraná. Ela foi encontrada em um apartamento na Rua Conde de Bonfim, onde foram encontrados vários registros de imóveis e documentos. O apartamento foi confiscado pela polícia.
O objetivo da ação, que contou com 200 policiais e o apoio de dois helicópteros, era reprimir o esquema de lavagem de dinheiro da facção que controla a favela e cumprir 37 mandados de prisão expedidos e 21 de busca e apreensão, além de um mandado de sequestro de bens, que são aqueles que não podem ser carregados, com um apartamento. De acordo com a Polícia Civil, 12 pessoas já haviam sido presas e 13 ainda estão foragidas
Os presos foram levados para a 19ª DP (Tijuca) e depois transferidos para o prédio da chefia de Polícia Civil, no Centro. O material apreendido na ação também foi levado para a DP.
A Operação Família S/A foi organizada pela 19ª DP (Tijuca), mas contou também com a participação de 200 policiais civis de várias delegacias, além da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Os agentes ainda tiveram o apoio de dois helicópteros.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns à gloriosa Polícia Civil do Rio de Janeiro!!!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Parabéns!
E parabéns a gloriosa Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

A pergunta que não quer calar: Estamos quase em 2010, o Código Penal não mudou, a legislação de apreensão de bens adquiridos por meios ilícitos e tráfico é a mesma desde décadas e só agora houve essa mudança de paradigma da Polícia Civil e da SSP? E antes, o que era feito dos familiares, amigos, advogados etc ligados ao negócio? Resposta?