terça-feira, 27 de outubro de 2009

RIO É A NOVA MEDELLÍN.

JORNAL O DIA:
'Rio é a nova Medellín', avalia enviado da ONU ao Brasil
Rio - O novo coordenador do programa Cidades Mais Seguras para Assentamentos Humanos das Nações Unidas (ONU), Elkin Velásquez, acredita em melhora progressiva do combate à violência no Rio de Janeiro. Velásquez, que já trabalhou como assessor do prefeito de Bogotá no tema da segurança urbana, comparou a situação da capital carioca com Medellín, cidade colombiana que foi dominada pelo tráfico."Lá (Medellín) a delinqüência era alta e fizemos trabalho de integração melhorando a convivência entre as pessoas. Consequentemente, a violência diminuiu. O Rio de Janeiro passa por um momento similar e a união dos três poderes (municipal, estadual e federal) é fundamental para combater a segregação racial", finalizou Velásquez, que trabalhou com o tema também em outros países como Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Equador, França, Nicarágua, Peru e Venezuela.O representante da ONU se reuniu na manhã desta segunda-feira com dirigentes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador Rio 2016, mas explicou que tratou apenas de se apresentar para os dirigentes dos órgãos e não para definir metas. Segundo o coordenador, isto será feito em breve, em reuniões ainda sem data para acontecer."O motivo da minha visita tem a ver com duas coisas: articular o Rio de Janeiro no programa da ONU e ajudar a alinhar os processos de pacificação até 2016. Vamos fazer trabalhos de prevenção de delinqüência e criminalidade, principalmente relacionado a favelas", explicou.Velásquez elogiou a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora nas favelas do Rio e disse acreditar que o governo está no caminho certo. "Gostei muito do sistema das UPPs que está tendo um bom início. Quando temos um piloto dando certo, tem que ser multiplicado para ser valorizado", disse.As informações são de Andrea Bruxellas, do Terra.
JORNAL DO BRASIL:
Mesmo tiro mata mãe e fere filha.
RIO DE JANEIRO - Foi enterrada nesta segunda-feira no Cemitério de Irajá (Zona Norte) a dona de casa Ana Cristina Costa do Nascimento, de 24 anos, morta no fim da noite de domingo quando saía da Favela Kelsons, na Penha (Zona Norte), com sua filha no colo. Caienny Nascimento de Aragão, de 11 meses, foi ferida no braço pelo mesmo tiro que matou a mãe. As duas foram levadas para para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, onde a Ana Cristina chegou sem vida. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, nesta segunda feira a criança melhorou e se alimentou.
Parentes da vítima disseram que os autores do disparo foram PMs do 16º BPM (Olaria), mas a Polícia Militar nega. Segundo a corporação, seus homens foram recebidos a tiros por traficantes e não revidaram.
Um primo de Ana Cristina, que preferiu não se identificar, contou que tinha sido escolhido por ela para ser padrinho de Caienny. O rapaz, uma das pessoas que acompanhava a vítima na hora em que ela foi atingida, contou sua versão do crime.
– Fizeram de maldade, já entraram na rua atirando. Ninguém atirou nos policiais, a favela estava calma na hora que mataram ela. Não tinha porque entrar atirando – desesperou-se o rapaz.
Também sem se identificar, um dos seis irmãos de Ana Cristina, questionou a polícia.
– O governo tem que preparar melhor os policiais, dar mais treinamento. Tem que ter mais inteligência, não dá pra entrar na favela atirando sem saber em quem. O resultado é esse que você está vendo – disse apontando para o túmulo da irmã.
A Polícia Militar lamentou a morte da vítima e afirmou que vai colaborar com a apuração dos fatos, entregando as armas dos policiais para perícia.
A 22ª DP (Penha), onde o caso foi registrado, informou que o laudo da perícia técnica feita no local do crime e nas armas sairá em dez dias.
Enterro
Durante o sepultamento a mãe da vítima, Maria da Conceição do Nascimento, chorava e lamentava a perda da filha.
– Quero ser enterrada com você, quero ir junto.
O marido, Anilton de Aragão, também de 24 anos, culpou os governantes.
– Foi incompetência desse governo. Falam bem na TV, viajam bastante, mas são incompetentes. Quero saber quando essa guerra acaba e que resposta eles vão me dar.
20:29 - 26/10/2009
JORNAL EXTRA:
Farda manchada
PM prende suspeito de crime contra coordenador do AfroReggae
Enviado por Antero Gomes
Policiais militares do Serviço Reservado (P2) prenderam, na noite de ontem, às 21h30min, um dos suspeitos pelo assassinato do coordenador do grupo AfroReggae, Evandro João Silva, morto no último dia 18, durante assalto no Centro do Rio. O suspeito, identificado como Rui Mário Maurício de Macedo, de 34 anos, o Romarinho, foi levado para a 1ª DP (Praça Mauá). Segundo informações do tenente-coronel Hugo Freire, chefe do Serviço Central de Inteligência da PM, ele teria confessado o crime aos policiais que o prenderam (leia).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

5 comentários:

Anônimo disse...

PRESIDENTE LULA MANDA O MINISTRO DA JUSTIÇA APERTA O DESGOVERNADOR CABRAL !27/10/09.
O crescente número de presos perigosos que se aproveitam do benefício da progressão de regime para fugir fez o governo federal mudar a tendência de abrandamento das leis penais. O ministro da Justiça, Tarso Genro, revelou que o governo está preparando um projeto para aumentar o peso das punições contra o narcotráfico e, ao mesmo tempo, endurecer as regras de progressão de regime. A ideia é evitar que grandes traficantes possam passar com facilidade para o regime semiaberto de prisão.

- Estou trabalhando para remeter um projeto ao Congresso até o final do ano. Eu defendo, por exemplo, que o microtraficante tem que cumprir penas alternativas, não ser jogado numa cadeia. E o regime de progressão para os traficantes verdadeiros e para os criminosos organizados deveria ser muito menos liberal do que é. Essas penas deveriam ser aumentadas - disse Tarso.

Nesta terça-feira, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Tarso terá um encontro com o governador Sérgio Cabral para fazer um balanço das medidas adotadas pelos dois governos na segurança pública do Rio. O ministro pretende ouvir os pleitos do estado e redefinir novas linhas de atuação. Segundo Tarso, não faltarão recursos para novos projetos. Ele rebateu as acusações do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, de que o governo federal e a Polícia Federal são omissos no combate ao tráfico no Rio.

Cabral descartou a possibilidade de pedir ajuda das Forças Armadas contra a criminalidade.

- As Forças Armadas já deixaram bem claro que não aceitam esse papel de presença física nas ruas - disse, elogiando a ajuda do governo federal à segurança pública do Rio.
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/10/26/ministerio-tem-projeto-para-reduzir-beneficios-aumentar-penas-de-bandidos-mais-perigosos-914381476.asp

Paulo Ricardo Paúl disse...

Cabral está mais perdido do que cego em tiroteio, aliás um tiroteio provocado pelo Beltrame.

edival anchieta disse...

paul avisa para a galera não se preocupar, pois e novo jogo de cena do governo federal e estadual
O FAMOSO "SOMANDO FARSAS"

todo mundo sabe que lei nova(NOVATIO LEGIS) não pode prejudicar o réu, SOMENTE BENEFICIA-LO.

Anônimo disse...

Esta notícia está incompleta, o próprio mario sérgio informou que foi uma ação conjunta entre as polícias civil e militar.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Sem dúvida, esse "somando forças" é apenas parte da expressão.