quinta-feira, 29 de outubro de 2009

POLÍCIA MILITAR: O PROGRAMA DE CONTROLE DOS DISPAROS DE ARMA DE FOGO.

AROEIRA

No curso da nossa gestão na Corregedoria Interna da Polícia Militar foi criado um programa de controle dos disparos de armas de fogo realizados por Policiais Militares em serviço.
Esse programa determina que todas as Unidades Operacionais encaminhem à Corregedoria Interna, no dia seguinte, um relatório sobre todos os disparos de arma de fogo realizados no dia anterior pelos Policiais Militares do seu efetivo.
O relatório deve conter além de outros dados, o número e o modelo da arma empregada, bem como, o número de disparos realizados; o número de feridos/mortos (Policiais Militares e civis) e os dados sobre o registro da ocorrência na delegacia da Polícia Civil, nos casos de crime de competência da justiça comum.
Esses dados facilitam futuras apurações e servem para avaliar o emprego da arma de fogo pelo Policial, considerando que o controle é individual, realimentando o processo ensino-aprendizagem no tocante às instruções de armamento e tiro.
Na época começamos a avaliar as Unidades Operacionais onde ocorriam o maior número de confrontos armados e o consumo de munição de alguns Policiais Militares chamava a atenção.
Sem dúvida, o programa era extremamente relevante.
O programa estava em início de implantação quando fomos exonerados da função de Corregedor Interno, será que ele foi desenvolvido ou extinto, diante do atual enfraquecimento da Corregedoria Interna?
Alguém saberia informar?
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

3 comentários:

Anônimo disse...

Papo do Blog

Zona Franca do Tráfico



Faz um ano, que a polícia não faz uma operação no Complexo do Alemão. E olha que o governador Sérgio Cabral não se cansa de repetir que a política do enfrentamento vai continuar. E tem continuado. A toda a hora assistimos inocentes e policiais morrerem em operações sem nenhum planejamento, que não enfraquecem os traficantes. Só não existe enfrentamento no Alemão, onde os bandidos estão a salvo.

Lá, para não atrasar as obras do PAC, que embora sejam do governo federal, o governador Sérgio Cabral tenta convencer a população que são suas, a ordem é para a polícia não subir.

Acho engraçado que muito tem se falado ao longo dos anos, que o então governador Leonel Brizola proibia a polícia de fazer operações nos morros e favelas. Não era bem assim. Brizola defendia que a população honesta das comunidades, que é a grande maioria, não podia ser tratada como um bandido.

Agora pela primeira vez na história do Rio de Janeiro, se tem conhecimento de uma área da cidade que já é conhecida pela polícia, como Zona Franca do Tráfico, porque Cabral proíbe operações no Alemão. A sua única preocupação é que pelo menos uma parte das obras fique pronta, a tempo dele cortar a fita junto com o presidente Lula.

O resultado de um ano de trânsito livre de bandidos sem nenhum combate resultou na formação de um consórcio de criminosos, o mais poderoso e bem armado já visto na história do Rio.

Agora o governador Sérgio Cabral enfrenta um dilema. Já foi avisado por policiais experientes, que se nada for feito no Alemão, a violência vai aumentar ainda mais em toda a cidade, com novas grandes invasões, inclusive na Zona Sul. A facção criminosa que está abrigada no complexo está preparada para uma guerra. Tanto assim que derrubou o helicóptero da PM.

Como antecipei aqui no blog, a polícia está preparando mais uma grande operação. Só não se sabe se terá autorização para entrar no Alemão. Mas quando entrar, dá até medo só de imaginar o banho de sangue que virá. Se em 2007, naquela operação cinematográfica morreram dezenas de pessoas e foram feridas mais de 100 (uma boa parte inocentes), agora que o tráfico passou um ano se fortalecendo sem ser incomodado podem se preparar.

Bem, passaram os eventos internacionais do fim-de-semana no Rio, o presidente Lula já passou por aqui, agora vamos aguardar, pedindo a Deus que proteja aquelas pessoas de bem que moram no Complexo do Alemão e os nossos bravos policiais, que arriscam a vida para defender a populaçã

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelo comentário.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Esse é um programa interessante...