terça-feira, 21 de junho de 2011

A MOBILIZAÇÃO POR CIDADANIA NO CORPO DE BOMBEIROS E NA POLÍCIA MILITAR.

CORPO DE BOMBEIROS.
Logo no segundo ato da mobilização dos heróicos Bombeiros Militares eu disse que o governo não tinha mais como vencê-los, mas que eles (BMs) poderiam perder a luta.
É fácil entender as razões que sinalizavam para a impossibilidade do governo vencer a demanda, pois como falei naquele dia, os Bombeiros tinham encontrado a fórmula exata para vencer, ou seja, bater constantemente no governo, tendo sempre um grupo mobilizado nas ruas, sem cometer transgressão disciplinar ou crime de qualquer natureza.
Diante dessa verdade, o resultado penderia para o que tivesse maior resistência, o que favorecia amplamente os Bombeiros, diante da sua enorma capacidade de mobilização, fruto de um trabalho muito bem feito pela comissão gestora. O governo Sérgio Cabral (PMDB) não resistiria ao desgaste político diário nas ruas, sobretudo considerando que os que falavam mal do governo eram os Bombeiros, amados pela população.
Infelizmente, por razões que não conheço bem, resolveram os Bombeiros radicalizar e começaram a faltar aos serviços, o que acabou fazendo com que tivessem que aceitar um acordo desfavorável, interrompendo a mobilização, para não ingressarem na condição de desertores.
Apesar desse recuo, a mobilização voltou com muita força, isso até o dia 03 JUN 2011, quando os Bombeiros foram pegos em uma armadilha pelo governo Sérgio Cabral (PMDB) e acabaram entrando no QG do CBMERJ forçando a entrada. Os resultados foram trágicos e mais de 400 Bombeiros Militares foram autuados, passaram dias longe de suas famílias e estão sendo processados.
Felizmente, Deus está no controle e permitiu que eu testemunhasse a "farsa" e a comunicasse formalmente em vários órgãos públicos (Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral de Justiça, ALERJ, OAB, Corregedoria Geral Unificada, Secretaria de Segurança, Auditoria de Justiça Militar, Polícia Federal, Associação Brasileira de Imprensa e até na 1a Região Militar). Penso que tais comunicações acabarão conduzindo ao trancamento do processo contra os Bombeiros na Auditoria e devem colocar o governo Sérgio Cabral (PMDB) no banco dos réus.
Apesar das prisões, a mobilização voltou com força novamente e a orla de Copacabana conheceu o TSUNAMI VERMELHO com mais de 30.000 pessoas caminhando do Copacabana Palace até o Posto 6.
Um show de cidadania, parabéns a todos os mobilizados que participaram.
Finda a festa domingueira, a sensação que ficou com a retirada da base que ficava na ALERJ, somada à programação de um ato apenas para o dia 26 JUN 2011 (domingo), parece ser de enfraquecimento da mobilização, como tenho ouvido aqui e ali, em face do afastamento das ruas.
Percebo tal sensação, posso estar errado.
Por razões óbvias, os Bombeiros poderão retomar a luta com mais força ainda, como têm demonstrado, mas penso que seja urgentíssimo uma reorganização da comissão organizadora e uma gestão mais democrática, caso o interesse seja conseguir ganhos com menor desperdício de esforços.
Força Bombeirada!
POLÍCIA MILITAR.
A mobilização na PMERJ está começando a aparecer e como era previsto, a onda tinha que surgir
no Interior e nas UPPs. Atualmente, os Policiais Militares da Costa Verde, Região dos Lagos e da Região Serrana são os mais mobilizados, não resta qualquer dúvida. Eles estão conduzindo e fazendo crescer a ONDA AZUL que irá alcançar a Capital, mais dia, menos dia, pois os primeirios focos de mobilização já surgiram como no BPChoque, no 6o BPM e no 21o BPM.
Penso que a Polícia Militar está começando a chegar com força e temos que organizar essa mobilização, o que só conseguiremos promovendo encontros nas várias regiões e encontros de âmbito estadual, em região que fique equidistante para todos, inclusive para os PMs da Capital.
Na PMERJ é hora de organizar e planejar, organizar e planejar, organizar e planejar.
Temos que continuar na direção de unificarmos a luta com os Bombeiros Militares, considerando que o governo estadual está estudando a concessão de reajustes apenas para os BMs, como o próprio comandante geral do CBMERJ tem dito.
Não podemos esquecer que os Policiais Militares possuem duas ferramentas excelentes de luta: as operações padrão e tolerância zero.
Ambas foram muito bem empregadas pela Polícia Federal quando os seus salários ertam miseráveis como os nossos.
É hora de promover intercâmbio entre os grupos mobilizados das várias regiões e dar o passo inicial da unificação dos mobilizados, marcando uma grande reunião de Policiais Militares no ato do dia 26 JUN 2011, às 09:00 horas, no Aterro do Flamengo. A grande reunião poderá ocorrer antes ou depois da caminhada.
Nós, Bombeiros e Policiais Militares temos tudo para vencer.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

9 comentários:

Anônimo disse...

CORONEL,
VOU REPETIR O QUE JÁ PERGUNTEI AQUI.
CADÊ OS DEMAIS BARBONOS (OS DEMAIS VERDADEIROS) E OS 40 DA EVARISTO?

Anônimo disse...

Justiça condena ex-comandante dos bombeiros por fraude em concurso de 1998

Publicada em 21/06/2011 às 18h21m
Luisa Valle (luisa.valle@oglobo.com.br)



RIO - A Justiça condenou quatro pessoas, além do Governo do Estado, entre elas o ex-secretário estadual de Defesa Civil coronel bombeiro Paulo Gomes dos Santos Filho, pela fraude num concurso público do Corpo de Bombeiros realizado em 1998. Foi a primeira sentença da Justiça de uma das 49 ações propostas pelo Ministério Público em 2007 sobre o caso, quando 49 pessoas foram incorporadas à corporação sem terem feito concurso. De acordo com a setença da juíza Margaret de Olivaes, da 6ª Vara de Fazenda Pública, o coronel da reserva, que hoje é cônsul honorário da República da Guiana no Rio, foi condenado a ressarcir o valor "integral do prejuízo acarretado aos cofres públicos".

Anônimo disse...

Com o apoio de 24 deputados estaduais, o deputado Paulo Ramos (PDT) conseguiu nesta terça-feira o número necessário de assinaturas para o seu requerimento criando a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de ilegalidades, violências e agressões ocorridas quando da prisão de bombeiros militares no Quartel Central da Corporação, no último dia 3.

A CPI vai apurar também a responsabilidade sobre os danos causados ao patrimônio público “decorrentes da forma como foi desencadeada a inusitada repressão”, segundo o requerimento.

Também são autores do pedido de CPI os deputados Luiz Paulo e Comte Bittencourt. Para Paulo Ramos, a ordem de invasão do quartel foi um ato arbitrário do governador Sérgio Cabral:

“Os bombeiros estavam com suas famílias, o que comprova que estavam lá de forma pacífica. Nada justifica o emprego da força, inclusive com soldados do Bope, contra integrantes de uma corporação que luta por melhores condições de vida e salário digno. O governo do estado foi intransigente e arbitrário ao mandar invadir e prender os bombeiros”, afirmou Paulo Ramos.

Para o deputado, houve ilegalidade também na prisão, já que a ordem partiu de um comandante da PM, quando os bombeiros teriam que ouvir do seu próprio comandante que estavam presos.

“Foi uma cadeia de ilegalidades e absurdos, que esta CPI vai investigar e pedir punições, se for o caso”, finalizou o deputado do PDT.

SGT da ReserVa disse...

Coronel eu concordo com o Sr. porém e mais difícil com a PM haja vista o que já sabemos sobre desvio de ética, porém torno a dizer não é impossível se conseguirmos começar com o pessoal inativo já seria u começo, penso também que vários policiais estão aguardando o descontentamento da maioria da tropo isso incluí também os oficias, pois no bombeiro como tenho observado os oficias estão na luta com eles, pois sabemos como é usado o RDPM. sugiro que uma reunião no club dos oficias da PM seja conversado sobre isso, nós sabemos que o que segura o MILITAR é a Hierarquia de cims pra baixo. Boa noite.

Alexandre, The Great disse...

Não existe outro caminho senão AS RUAS.
A PMERJ irá "acordar" e marchará, brevemente, ao lado dos Bravos Heróis do Fogo.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

PMs QUEREM CRIAR COMISSÃO PARA FALAR COM CMT GERAL E APRESENTAR PROPOSTAS
1 - Fim do Rancho. Fundamento: A comida servida nos ranchos das unidades é de baixa qualidade, ainda que fosse de boa qualidade, o que acontece com aquele que não gosta do cardápio oferecido? Gasta seu próprio dinheiro, se não quiser passar fome, é uma afronta ao princípio da dignidade humana que o policial não possa efetuar sua própria refeição;


2 - Fim do serviço extraordinário NÃO remunerado. Fundamento: uma solução possível seria que os serviços extras fossem remunerados pelos municípios a exemplo do que ocorre com o PROEIS, fere o princípio da isonomia que alguns policiais recebam remuneração para serviços extraordinários e outros não, ademais, EXTRAORDINÁRIO, deveria ter correlação com eventualidade, à medida que três ou até mesmo quatro vezes por semana polícias concorram a escalas de serviços extraordinários, não se pode falar em EXTRAORDINÁRIO, o que presenciamos são policiais perdendo seus finais de semana, gerando em suas vidas problemas de adequação com outros compromissos, tudo isso pelo fantasma do EXTRA, e sempre que há questionamento, a resposta é sempre a mesma, "nunca vai mudar, não esta satisfeito "pede para sair", hipócritas são aqueles que se submetem as arbitrariedade de um Estado arcaico e injusto;


3 - Fim das transferências arbitrarias, neste ponto é importante chamar a atenção para os recém formados, principalmente os que fizeram concurso para o interior e estão servindo na capital, contrariando o edital do concurso e causando transtornos imensuráveis às vidas de cada um;


4 - Tratamento digno aos companheiros da Reserva, reforma e pensionistas, uma vez que todos eles pagaram o preço, quem é inativo já contribuiu com sua parcela para o bem coletivo, e as pensionistas, já sofreram com a perda do ente querido, muitas das vezes em razão próprio serviço;


5 - Diminuição das parcelas do aumento, posto que da forma que esta, trata-se na verdade de correção monetária e não de aumento, à medida que praticamos o índice de inflação em torno de 0.5 % ao mês, e o aumento mensal caminha nessas proximidades, ao final do aumento, em tese, estaremos percebendo a mesma remuneração atual;


6 - Planejamento com fim de diminuir os ataques a policiais de folga em razão da função, é preciso dar um basta nisso, moleques, marginais, todo tipo de escória uma se une e covardemente atacam policiais e torturam e o Estado não se manifesta. Que soberania é essa que não protege seus representantes? Pois o policial é o representante do Estado, não podemos mais aceitar isso, medidas dever ser tomadas urgentes!


Todos os pontos acima necessitam apenas de boa vontade, pois pouca ou quase nenhuma alteração haverá no orçamento e demonstrará boa fé do Governo, bem como trará inúmeros benefícios a todos da corporação.


Local e data da reunião de abertura serão divulgados a medida que os interessados em compor a comissão se apresentem.

Anônimo disse...

CEL. PAUL, NÓS BOMBEIROS PARECEMOS FRACOS...(ESTRATAGEMA). NOS ARTICULAMOS MUITO RÁPIDO, LEMBRA LÁ NO INÍCIO. O SR. DISSE SE NÃO REVEZAREM NÃO VÃO AGÜENTAR, ISSO, LÁ NO INÍCIO NO GMAR. LEMBRO QUE FALAMOS: CEL. NÃO TEMOS CANSAÇO, ESTAMOS ACOSTUMADOS COM GRANDES TRAGÉDIAS. ESTÁ AÍ! TEM OUTRA, AQUELE MOMENTO FOI O QUE TINHA DE SER FEITO, ENTRAR NA NOSSA CASA, SIMBOLIZANDO A NOSSA FORÇA, APENAS ENTRAMOS NA NOSSA CASA. EM TODOS OS INSTANTES COMBATEMOS O BOM COMBATE, E GUERRA É GUERRA. NÃO DESISTIREMOS NUNCA.
PARTE-2
TENHO CERTEZA QUE COMO NÓS LÁ NO INÍCIO, NÃO IMAGINÁVAMOS CHEGAR AONDE CHEGAMOS. DIZER QUE NÃO AVANÇAMOS, CLARO QUE SIM. JÁ MODIFICAMOS ALGO: AUTO-ESTIMA. A PMERJ VAI SER IGUAL TENHO CERTEZA, QUANDO MENOS ESPERAR, ACONTECERÁ UMA GRANDE UNIÃO CBMERJ/PMERJ, FALTA MUITO POUCO, PERCEBO O POLICIAL JÁ MUITO INCONFORMADO, MAGOADO, E NÃO VAI DEMORAR, PARA DIZER CHEGA! A PMERJ ESTÁ MUITO SOFRIDA, TENHO CONVERSADO COM ALGUNS E MUITOS DELES TENTAM SE DESCULPAR PELA COVARDIA DO BOPE A MANDO DO sc. DIGO QUE NÃO HÁ MÁGOA, E QUE O MEDO DO sc, É A PMERJ ADERIR. POR ISSO, TENHO CERTEZA, A PMERJ ENCONTRARÁ O CAMINHO PARA ENFRENTAR O INIMIGO, QUE NÃO É O BANDIDO DE FAVELA, MAS O BANDIDO DO ASFALTO.

Anônimo disse...

Blog do Roberto Moraes

52 anos, professor e engenheiro do IFF (ex-CEFET) em Campos dos Goytacazes,RJ onde nasceu. Pretende com este espaço, apresentar e debater questões e opiniões sobre o norte-fluminense e eventualmente sobre o país.

Segunda-feira, Outubro 19, 2009

Complexo do Açu na Época desta semana

Numa matéria de três páginas cujo título é "Uma troca vantajosa - O Ministério Público investiga como a empresa de Eike Batista se tornou credora do Estado do Rio".

Abaixo um trecho do meio da matéria que pode ser lida na íntegra aqui neste portal de assunto jurídicos:

Além de comandar a instalação do complexo industrial na nova área cedida pelo governo, o grupo de Eike ainda pode receber indenização pela fatia que virou reserva ambiental.

O chefe da Casa Civil do governo do Rio, Régis Fichtner, justifica a compensação ao grupo de Eike. ?Nós o prejudicamos com essa declaração de interesse ambiental. É impossível para um privado realizar 2 mil compras de terrenos. Bastaria dois ou três não venderem que ele não conseguiria a área inteira?, diz Fichtner. ?Ele (Eike) comprou, mas estamos desapropriando outra área para servir de polo industrial. O Estado assumirá esse ônus?, afirma o secretário do Desenvolvimento Industrial do Rio, Júlio Bueno.

O grupo empresarial comandado por Eike confirmou a ÉPOCA que a área desapropriada pelo governo para fazer uma reserva ecológica faz parte dos planos para o Porto Açu e o polo industrial. ?Essa área foi adquirida numa transação imobiliária com um proprietário particular. É uma área que fazia parte de nosso plano de negócio de alguma forma, mas passou a interessar à agenda ambiental do governo. Estamos aguardando uma manifestação oficial?, afirmou em comunicado o grupo EBX. ?Imaginamos que seremos tratados como qualquer particular que teve uma terra desapropriada. Acreditamos que temos direito a um valor, mas ainda não se falou disso.? De acordo com o grupo EBX, a nova área desapropriada pelo governo para abrigar o complexo industrial não seria uma compensação pela área desapropriada para a reserva ambiental.

O Porto Açu é um misto de terminal marítimo e complexo industrial. Além do investimento de US$ 1,6 bilhão para construir o terminal, o projeto vai exigir também mais US$ 4 bilhões para a construção de uma usina termelétrica a carvão, com capacidade para gerar 2.100 megawatts. As obras no Açu começaram em 2007. A previsão é que o porto comece a funcionar em 2012. A área próxima deverá abrigar ainda duas siderúrgicas, duas cimenteiras e um polo metal-mecânico. Na semana passada, a LLX comunicou a seus acionistas e ao mercado que a MPX Energia S.A., empresa de geração de energia do grupo EBX, recebeu do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro a licença de instalação para a termelétrica."

Anônimo disse...

Cel nos Bombeiros estamos vendo a revolta da Chibata.Agora queremos ver o Movimento Tenentista,visto que somente estes oficiais são os unicos da ativa,que se encontram prontos para assumir o Comando de uma possivel manifestação.
A Tropa somente os aguarda,pois estão unidos no sofrimento.
Digo que todos estamos aprendendo a jogar xadrez e a arte da guerra.
A internet é a nossa maior arma,pois uniu os manifestantes no País inteiro.Os idos de Julho serão decisivos.