quinta-feira, 9 de junho de 2011

BOMBEIROS E POLICIAIS MILITARES - MOBILIZAÇÃO - AJMERJ NEGA PEDIDO DE SOTURA DOS 439 BOMBEIROS - ESCLARECIMENTO.

O GLOBO:
Protestos
Justiça nega relaxamento de prisão de bombeiros detidos no último sábado
Gustavo Goulart, Duilo Victor, Miguel Caballero e Vinícius Lisboa
RIO - O relaxamento da prisão dos 431 bombeiros que foram detidos no último sábado, após a invasão do Quartel-General da corporação, foi negado na noite desta quarta-feira pela juíza Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, da Auditoria da Justiça Militar do Rio. O pedido havia sido feito pela Defensoria Pública do Estado.
De acordo com a juíza, não há qualquer nulidade no auto de prisão em flagrante. Segundo ela, "a custódia cautelar de todos os militares mostra-se imprescindível à garantia da ordem pública, por conveniência da instrução criminal e para a manutenção dos princípios da hierarquia e da disciplina militares, que se encontram flagrantemente ameaçados".
De acordo com a decisão da juíza, os bombeiros extrapolaram seu exercício do direito de lutar por melhores condições de vida pessoal e profissionalao invadir o Quartel-General, desrespeitar seus superiores e danificar o patrimônio público, subvertendo a ordem assegurada pela Constituição, e exigindo a intervenção da Polícia Militar para a retomada da unidade.
"Deste modo, eventual liberdade dos militares, ao menos neste momento, certamente fortaleceria a pecha deste movimento reivindicatório, não apenas com a ocupação de logradouros importantes da capital fluminense, trazendo transtornos à vida do cidadão comum que, apesar do apoio aos bombeiros, nada pode fazer para atender a seus anseios, mas também aumentaria ainda mais a certeza da impunidade daqueles militares que, sob o discurso insuflado e apaixonado - mas desprovido da razão - proferido por líderes cuja prisão já fora decretada anteriormente por este Juízo por suposta prática de incitamento à prática de crimes militares, podem servir novamente como 'massa de manobra' e promover outros atos inaceitáveis, em detrimento da população civil em geral, pondo, evidentemente, em risco a ordem pública", justificou a juíza Ana Paula (...).
COMENTO:
Justiça nega o relaxamento de prisão.
Pronto, isso é mais que suficiente para o leigo colocar o Brasil contra a decisão, considerando que o clamor nacional é pela libertação dos 439 BMs, para que eles respondam em liberdade e possam exercer a sua ampla defesa e contraditório no curso do processo, sendo responsabilizados apenas os que fizeram ações tipificadas penal e administrativamente.
A exma juíza da AJMERJ tomou tal decisão baseada no contido nos autos até o presente momento, não tendo avaliado, por exemplo, as constatações que fizemos após análise dos fatos e que foram exibidas em parte no SBT Rio, ontem. Esses fatos novos, ainda não estão no universo da investigação: os autos. Nada, absolutamente nada, do que eu disse na televisão está nos autos, portanto, a nossa missão dessa quinta-feira é continuar tentando com que as gravíssimas constatações de inércia, em tese, criminosa, do governo estadual, na prevenção e repressão à tentativa de invasão do QG do Corpo de Bombeiros, previamente anunciada com três dias de antecedência (site SOS Bombeiros), que acabou se consumando com resultados trágicos, inclusive uma morte.
Cidadão fluminense, se o governo do Rio de Janeiro não consegue evitar que um quarte seja tomada por homens desaramados, mulheres e crianaças, como pretende garantir a segurança pública na Copa do Mundo e nas Olimpíadas?
Se eu fosse o Presidente da FIFA e do COI começava a pensar em um "plano B".
Mas voltando à investigação dos fatos, diante da realidade de que o que não está nos autos, não existe no Universo, ontem eu conversei preliminarmente sobre os fatos novos com o Ministério Público e a Defensoria Pública da AJMERJ, tendo sido muito bem recebido. Certamente, as informações para a investigação, todavia, tecnicamente, elas ainda não estão nos autos.
Isso é um fato.
Tanto que ontem retornei à ALERJ por volta das 20:00 horas e expliquei aos 200 mobilizados que estavam no local todo esse processo. Penso que eles tenham compreendido e peço que multipliquem esse entendimento.
Diante do exposto, temos que tentar inserir nos autos essas informações oficialmente, o que continuaremos a fazer hoje, pois quem está preso tem pressa, mas isso é tema para o próximo artigo.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

7 comentários:

Anônimo disse...

BMs...mostrem a JUSTIÇA que nós continuaremos a lutar por DIGNIDADE salárial e profissional.Que a JUSTIÇA saiba que os excessos que foram cometidos, se deram no desespero pelos desmandos do CMDO BM, do SR Beltrame e por último do SR Governador Sergio Cabral.

JSF

Anônimo disse...

TEM QUE TER VÁRIAS FAIXAS PARA O DIA 12/06/11.

FORA CABRAL DITADOR , VIVA A DEMOCRACIA !

Anônimo disse...

IMPEACHMENT PARA QUEM GOVERNA COM DITADURA !

Anônimo disse...

CORONEL PAUL TEM QUE TER ESSAS FAIXAS NO DIA 12/06 EM COPACABANA, COM:

-IMPEACHMENT PARA QUEM GOVERNA COM DITADURA !


-FORA CABRAL DITADOR , VIVA A DEMOCRACIA!


- LIBERTEM OS TRABALHARORES BOMBEIROS !


ESSE 3 TIPOS DE FAIXAS EM PORTUGÊS E ENGLÊIS.

Anônimo disse...

ESTOU CONFUSO: 439 BOMBEIROS ESTÃO PRESOS. E SÉRGIO CABRAL ESTÁ SOLTO?!

Anônimo disse...

Fico preocupado com as decisões do Poder Judiciário do Estado. As provas não circunstanciadas superam a defesa provada. O Estado facilitou a ação "ilegal", então prevaricou.

Anônimo disse...

CEL.PAÚL,BOA NOITE!Ñ SEI SE O SR.LEU O BLOG DO GAROTINHO HOJE. ELE DIZ, QUE A FOLHA DE S.PAULO PUBLICOU QUE 12 AGENTES DO SERVIÇO RESERVADO DO BM, ESTAVAM NA INVASÃO POR DETERMINAÇÃO DO SEC.BELTRAME,INCITANDO ALGUNS BMS E PROVOCANDO O BOPE PARA JUSTAMENTE TER PROBLEMAS PARA A IMPRENSA DIVULGAR.ACONTECEU QUE 11AGENTES SAÍRAM NA HORA DO TUMULTO,MAS,1 FOI CONFUNDIDO PELO BOPE E ACABOU PRESO E ABRIU A BOCA.ESTE FATO VEM DE ACORDO COM O SEU RACIOCINIO DA ARMADILHA,COM UMA AGRAVANTE:AGENTES FORAM INFILTRADOS PELA SEC.DE SEGURANÇA PARA TRAZEREM DESORDEM E CULPAR OS MANIFESTANTES.POR FAVOR,CONFIRA NO BLOG DO GAROTINHO.JUNTOS SOMOS FORTES!!!