segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O SAMBÓDROMO, O PRESIDENTE, O GOVERNADOR, O PREFEITO, OS OFICIAIS DA PMERJ E A LIESA.

O Globo – 23/02/2009 – Batalhão da Liga será investigado.

O “Batalhão da Liga” continua rendendo notícias no jornal “O Globo”, com chamada na capa e uma grande matéria na página 8, assinada pelo jornalista Sérgio Ramalho.
Eu já tratei do tema no artigo, onde tornei pública a minha opinião:

A matéria publicada, basicamente, repete a matéria publicada ontem, sendo acrescida de opiniões atribuídas ao Secretário de Segurança Pública, o Delegado de Polícia Federal José Mariano Benicá Beltrame:
- “Para o secretário Beltrame, é inadmissível a participação de Oficiais da PM no “bico” para a Liesa, entidade criada e que ainda mantém em seu conselho superior integrantes da cúpula da contravenção no Rio. Entre eles Ailton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães; e Aniz Abrahão David, o Anísio da Beija-Flor, que respondem em liberdade a ações na justiça federal por lavagem de dinheiro, descaminho, corrupção ativa e exploração de jogo, entre outros crimes”.
- Na realidade brasileira, o salário de um Oficial (R$ 3.000,00 foi o valor citado pelo secretário) fica dentro de uma média, comparando com o valor pago a profissionais liberais. Essa não é apenas uma questão financeira. A iniciativa privada sempre vai pagar mais que o estado. É preciso estabelecer normas de disciplina para que um comandante ou um subcomandante de batalhão, ou mesmo um oficial que atue em outras áreas da corporação, não trabalhe, mesmo que indiretamente, para um evento que tem ligações históricas com a contravenção – afirma Beltrame.
Eu respeito o Secretário de Segurança, tendo formado uma impressão muito positiva a seu respeito nas várias reuniões em que participei com ele. Posso discordar, porém não posso deixar de reconhecer nele um homem sério e com os melhores propósitos, que enfrenta as dificuldades de ocupar um “cargo político”, o que não é tarefa fácil.
Na nossa luta por melhores salários e adequadas condições de trabalho (Coronéis Barbonos e 40 da Evaristos), mais de uma vez, durante reuniões com Coronéis de Polícia, o Secretário deixou claro o seu descontentamento com a forma como o governo estava conduzindo a questão salarial. Ele sempre reconheceu que os nossos salários eram péssimos e vários Coronéis de Polícia sabem desta verdade.
A matéria se encerra informando que os Oficiais serão investigados pela Corregedoria Interna.
Ratifico a minha opinião publicada em artigo anterior sobre esse “bico”.
Não concordo com a opinião do secretário a respeito dos salários pagos pela iniciativa privada e pelo Estado. O melhor exemplo são os salários da própria Polícia Federal, salários que dificilmente se consegue na iniciativa privada. Isso sem falar nos salários pagos pelo Estado aos integrantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, quase que inalcançáveis na iniciativa privada.
Entretanto, concordo com o secretário que não podemos dissociar o “Carnaval no Sambódromo”, a “Liesa” e os “contraventores” (jogo dos bichos), historicamente, usando uma palavra do próprio secretário.
E exatamente neste ponto, reside o grande paradoxo:
SE TODOS NÓS SABEMOS A VERDADE, COMO EXPLICAR A PRESENÇA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DO GOVERNADOR E DO PREFEITO EM UM CAMAROTE DO SAMBÓDROMO!
Eu não encontro explicação, nem mesmo para o fato da Companhia de Músicos da PMERJ, a convite da Liesa, ter aberto o desfile no sambódromo, executando o hino nacional ( O Globo – Caderno Especial do Carnaval, folha 2).
Sinceramente, não encontro explicação e fico perplexo diante das seguintes matérias jornalísticas:

FOLHA DE SP ONLINE:
APÓS CASAMENTO E DESFILE,
NEGUINHO DA BEIJA-FLOR SE REÚNE COM LULA E AUTORIDADES DO RIO.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u508296.shtml
JORNAL DO BRASIL ONLINE.
SEM VAIAS, LULA ESTRÉIA NA SAPUCAÍ E PROMETE VOLTAR EM 2010.
http://jbonline.terra.com.br/editorias/rio/carnaval2009/temporeal/ye230215847.asp
O DIA ONLINE:
PRESIDENTE LULA PRESTIGIA PRIMEIRO DIA DE DESFILES AO LADO DE PAES E CABRAL.
http://odia.terra.com.br/carnaval/htm/presidente_lula_prestigia_primeiro_dia_de_desfiles_ao_lado_de_paes_e_cabral_231867.asp

O Presidente Lula ainda ajudou a distribuir camisinhas para os freqüentadores do sambódromo.

PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA