domingo, 8 de fevereiro de 2009

POLÍCIA FEDERAL FARDADA - JOSÉ CARLOS NEDEL - PRESIDENTE DO SINPOFESC.



Sinpofesc

Polícia Federal fardada »
Por: José Carlos Nedel

Estratégia é o modo de atingir um objetivo usando de metas e de planos de ação. Figuradamente falando é como você imaginar um círculo que reúne dentro tudo o que você precisa, almeja, quer, mas que você não pode chegar e pegar. Há restrições. Por conta disto foi criada a estratégia, um caminho a ser percorrido com "técnica" para chegar ao objetivo.
Quando as pessoas reunidas para pensar e executar uma estratégia estão em consenso não existe problema algum, está tudo bem. Porém quando a união de idéias, ou pior, de ideais é conflitante, a estratégia deverá conter também a artimanha, ou simplesmente a grande volta. Infelizmente, interna corporis o DPF há um bom tempo é uma grande desunião e desilusão. Convivemos diariamente entre as mesmas paredes, mas bem longe uns dos outros.
A falta de perspectiva funcional e a falta de uma carreira têm levado a uma desmotivação crescente e sem precedentes dos servidores da Polícia Federal. Policiais e administrativos desiludidos abandonam a Instituição atrás de melhores perspectivas e paz. Ninguém mais pode negar ou omitir, embora alguns zoilos finjam que está tudo bem. Mas por isso eles são o que são, patetas que não percebem nada.
Nada sobrevive fazendo de conta. Só Alice no "País dos Patetas". Não aprendem que as pessoas são o bem mais importante, não as pistolas modernas, os programas de última geração ou um par de botas novas. E todos ao seu tempo vão pagar caro pelos prejuízos que causaram de forma mal intencionada ao DPF. Tanto aqueles que estão emperrando que esta Polícia Federal modernize-se, avance e seja realmente uma propriedade do Brasil e dos brasileiros, e não de alguns poucos.
Outros seremos nós, servidores administrativos e policiais, sindicatos e federação se virarmos as costas de maneira covarde, com a mera desculpa de que não podemos fazer nada, é muito difícil e deixamos vilipendiarem a Instituição Polícia Federal. É nossa obrigação funcional lutar contra toda desordem e grau de desmando, bandidagem ou crime.
E se por acaso, ainda assim você perder a perspectiva desta luta em prol de uma Polícia Federal moderna, democrática, eficiente, equilibrada e justa, olhe no rosto, nos olhos de quem você ama de verdade, para perceber que você precisa deixar uma PF melhor do que quando você entrou.
Não vamos deixar que a Polícia Federal vire somente uma grife. Não vamos deixá-la continuar pregando moral de cuecas: obrigando os que erram a serem justos e cumpridores das leis, e dentro da sua casa ignorar olimpicamente o que é certo. Portanto, fique atento enquanto nossos adversários não mudam ou não provam que mudaram, haverá as estratégias, as artimanhas, as voltas para chegarem aos seus objetivos.
Estou falando isto, porque certa vez sindicatos e Fenapef lutaram contra uma Polícia Federal fardada. Na ocasião tentavam desvalorizar a todo custo a nossa conquista do nível superior através da Lei 9266/96.
Através da MP 51/2002 tentaram criar uma polícia dentro da polícia, foi a Guarda de Polícia Federal. Despolitizada como deve ser, dizia um ex-superintendente que passou por aqui.
O Brasil todo mobilizou-se e neutralizamos a tentativa de retrocesso. Estratégia mal intencionada, porém estratégica. Dependendo da situação é dar uma grande volta para atingir um objetivo. Escrevi no início. Não tão novo, mas a Divisão de Comunicação Social do DPF informou a "aquisição de uniformes aos servidores policiais".
Engraçado que parando para observar melhor, a cada dia que passa sem que percebamos estamos cada vez mais fardados. O exagero chega a ser cômico ou preocupante, como foi o caso de um colega flagrado num final de semana em um restaurante com a família, todo de preto... Imaginem? Foi o que contou um presidente de Sindicato numa AGE da Fenapef.
Nada de errado se for para melhorar o que fazemos. Mas não é possível confiar sem desconfiar da turma do lado de lá. Não pretendo esgotar aqui os prós e contras do uso "das fardas", mas fazer com que todos reflitam sobre as estratégias ou artimanhas.
Mas não pára. Prepare-se que vem aí uma nova geração da polícia, a "polícia terceirizada". Então vai ficar aí parado fingindo que não é com você?

JOSÉ CARLOS NEDEL

Presidente do Sinpofesc
Fonte: Sinpofesc.



PAULO RICARDO PAÚL

CORONEL DE POLÍCIA