domingo, 22 de fevereiro de 2009

VOCÊ SABIA QUE EXISTEM "CONTRAVENTORES" ENVOLVIDOS COM O DESFILE DO SAMBÓDROMO? NÃO?

O Jornal O Globo estampa na capa, neste domingo:
- “LIESA TEM 60 OFICIAIS DA PM FAZENDO SEGURANÇA PRIVADA”.
A reportagem é publicada na folha 11:
- “RIO
CARNAVAL 2009
O BATALHÃO DA LIGA
Segurança privada na Sapucaí é feita por 300 PMs, entre os quais 60 Oficiais”.
O BATALHÃO DA LIGA (Liesa).
SEGURANÇA PRIVADA NA SAPUCAÍ SERÁ FEITA POR 300 POLICIAIS MILITARES, ENTRE OS QUAIS 60 OFICIAIS.
Oficiais recebem diárias de R$ 350,00 a R$ 850,00.
http://oglobo.globo.com/carnaval2009/rio/mat/2009/02/21/seguranca-privada-na-sapucai-feita-por-300-pms-entre-os-quais-60-oficiais-754532095.asp

Destaco o primeiro parágrafo da reportagem de Sérgio Ramalho:
“Sob os holofotes da Sapucaí, um batalhão de 300 PMs desfila em harmonia com a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), entidade que tem como conselheiros integrantes da cúpula da contravenção no Rio. Na tropa da segurança privada da liga, há pelo menos 60 Oficiais da ativa da PM – de Tenentes a Coronéis -, dos quais cinco no mínimo atuam no comando de unidades, em postos estratégicos, com funções como recrutamento e seleção de pessoal, e até no gabinete do comandante-geral da corporação, Coronel Gilson Pitta”.
A matéria esclarece que os PMs são arregimentados pelo coordenador de segurança da Liesa, coronel da reserva da PM Celso Pereira de Oliveira, através de uma empresa que estaria no nome das filhas do Coronel Celso, a MJC Eventos e Serviços.
Walter Maierovitch, do Instituto Brasileiro Giovanni Falconi e ex-secretário Nacional Antidrogas, declarou que:
- “O crime organizado hoje não se contenta em pagar apenas aos broncos. Há um grau de sofisticação que privilegia quadros mais graduados. O mais preocupante nesse caso é o conflito de interesses por trás da contratação de oficiais da polícia. Passado o carnaval, fica difícil imaginar esses oficiais reprimindo a contravenção. O problema é que a polícia não paga o suficiente para proibir de fato o “bico”. Essa discussão envolve diretamente a questão do aumento salarial”.
Luiz Eduardo Soares, sociólogo e ex-Secretário de Segurança Pública:
- “A polêmica sobre a legalização ou não do “bico” nas Polícias Civil e Militar passa pelos salários pagos aos policiais. Para o sociólogo (...) não há como cobrar dedicação exclusiva dos policiais às corporações com os salários pagos atualmente”.
Inicio a minha análise deixando claro o meu posicionamento:
Sou contra a participação de policiais federais, militares e civis, bem como, de bombeiros militares e de guardas municipais em eventos que tenham o patrocínio – conforme apregoado pela mídia – de “bicheiros” (contraventores).
Sou contra a participação como um “bico” e sou contra a participação como serviço!


Ou será que alguém – em sã consciência – pode admitir o emprego da força pública para dar segurança a um evento reconhecidamente promovido (pelo menos em parte) por "contraventores", repito, como a mídia tem noticiado.
Sou contra o comparecimento de Governadores, Prefeitos, Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais, Juízes, Promotores, Defensores Públicos ao evento, considerando a possibilidade da conivência, diante do noticiado pela mídia.
A presença de um Presidente da República já seria um “escândalo internacional”, essa é a minha opinião.
Sou contra a mídia que divulga o evento meses antes e que dá uma cobertura extraordinária ao desfile das escolas de samba, mesmo sabendo o que se esconde por trás.

Só faltam surgirem “vinhetas” com a fotografia dos “patronos” do evento na Passarela do Samba, durante a transmissão da maior rede de televisão do país.

Se “todos” sabem da participação de “contraventores” precisamos tratar do fato com a seriedade que merece e não condenar policiais, enquanto autoridades públicas sambam, usufruem do bom e do melhor em camarotes e beijam os estandartes das escolas de samba. Isso sem nenhum pudor, inclusive fazendo pose para fotos que ilustram as matérias do dia seguinte.
Ratifico, sou contra a participação de “todos”, porém três parâmetros devem ser considerados, no tocante a participação de policiais:
- O Estado do Rio de Janeiro paga os piores salários do país aos seus policiais.
- O “bico” é uma necessidade para uma sobrevivência digna dos policiais e de seus familiares.
- Por que só os policiais foram alvos de críticas na matéria?
E os outros?
E a mídia que divulga o evento?
Não deixem de ler a matéria publicada na página 12:
O GLOBO:
PATRONO INVISÍVEL.
AFASTADO DA LIESA EM 2007 AO SER PRESO, BICHEIRO CAPITÃO GUIMARÃES CONTINUA NO COMANDO DO CARNAVAL.
http://oglobo.globo.com/carnaval2009/rio/mat/2009/02/21/afastado-da-liesa-em-2007-ao-ser-preso-bicheiro-capitao-guimaraes-continua-no-comando-do-carnaval-754532303.asp
Infelizmente, brasileiros, a verdade no nosso país, dorme acobertada por lençóis caríssimos e o povo segue em frente, sambando literalmente.

O desfile das Escolas de Samba – um lindo espetáculo popular – deve ser considerado um evento privado, sem qualquer patrocínio público e os “contraventores” devem ter o destino a eles reservado pela lei das contravenções penais.
A segurança do evento privado (como de todo evento privado) deve ser realizada por uma Empresa de Segurança Privada.
Basta de escalar policiais para realizarem segurança de eventos privados, que geram enormes lucros, tirando a folga dos policiais, nem sequer pagando as "devidas horas extras".

A legislação não anda sendo cumprida com relação ao “jogo dos bichos”, há muito tempo, basta a mídia solicitar ao Instituto de Segurança Pública, o número de prisões em flagrante e de apreensões de material próprio para a prática da contravenção.
Busquem os dados!
Isso sem falar na ostensividade dos "pontos do jogo dos bichos" espalhados por todo o Rio de Janeiro.

O Segundo Comando de Policiamento de Área – Comandado pelo Coronel Lopes – deverá ser uma das exceções, pois sei que lá a "contravenção" está sendo combatida como a legislação determina.

No mais, a matéria não chega a ser nem novidade, pois o fato já foi noticiado em anos anteriores, entretanto, nunca ficou tão claro que “todos” (inclusive a mídia) sabem do envolvimento de “contraventores” no desfile das Escolas de Samba.
E nunca é tarde para lembrar, hoje e amanhã, a Rede Globo transmite para o mundo o desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.
Na sexta-feira e no sábado transmitiu o desfile das Escolas de Samba de São Paulo.
Vamos ver quem vai aparecer na televisão, nos jornais e nas revistas...
Bom Carnaval!

O GLOBO

REVISTA ESPECIAL DO CARNAVAL

GUIA DA SAPUCAÍ


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA.