quarta-feira, 16 de julho de 2008

A FALTA DE VALORES - UMA GESTÃO EQUIVOCADA.

Willian Andrew, que trabalhou na reestruturação da polícia de Nova York, declarou durante uma entrevista para a Revista Época que para alcançar resultados positivos era necessário investir no policial e melhorar a gestão.
Eu concordo plenamente.
Uma organização que no terceiro milênio não possui plenamente definidos e operacionalizados a sua MISSÃO, os seus VALORES e a sua VISÃO DE FUTURO está condenada ao fracasso.
Cabe destacar que as instituições policiais têm as suas MISSÕES definidas na Constituição Federal, porém precisam estabelecer os seus VALORES INSTITUCIONAIS e definir a sua VISÃO DE FUTURO.
Quais são os VALORES das instituições policiais?
Qual é a VISÃO DE FUTURO destas instituições?
Infelizmente, gerenciamos as Polícias ao sabor da política e sem essa visão empresarial, agindo assim, não implementamos mudanças, ficando presos a arcaicos paradigmas e acabamos por repetir estratégias erradas, considerando que desviamos o FOCO, comprometendo todo o processo.
Dias atrás eu compareci a uma empresa particular (LABS D’OR) e logo na entrada, tive a oportunidade de ler em um cartaz os VALORES da empresa:
"VALORES:
- HUMANIZAÇÃO - Tratar todo cliente com respeito, prevalecendo a generosidade e a solidariedade na relação.
- CREDIBILIDADE – Construir relações verdadeiras com todos os clientes, através da confiança e da transparência.
- ÉTICA – Praticar conduta moral, humana e profissional despertando o orgulho de trabalhar na empresa.
FOCO NO CLIENTE – Fazer com que o cliente se sinta sempre importante e especial.
COMPROMETIMENTO – Agir consciente de que a participação de cada um é fundamental para o sucesso do negócio.
RECONHECIMENTO – Valorizar a contribuição individual nos resultados com senso de justiça e celebrando o sucesso."
Uma rápida leitura nos permite identificar claramente que a empresa cultua VALORES focados no SUCESSO da EMPRESA, nos FUNCIONÁRIOS e nos CLIENTES.
Os FUNCIONÁRIOS são colaboradores para o sucesso da EMPRESA.
Fazendo um paralelo com a atual política de segurança pública implementada no Rio de Janeiro, percebemos que existe uma preocupação com o SUCESSO POLÍTICO, porém o FOCO não tem sido o CLIENTE e muito menos o FUNCIONÁRIO.
O CLIENTE - o cidadão fluminense - parece estar se transformando mais em vítima da “política” de segurança do que em CLIENTE dessa segurança pública, que deveria estar voltada para a proteção da vida, acima de tudo.
O FUNCIONÁRIO – o Policial - cada vez mais esquecido pelo poder político, recebe um salário famélico que o obriga a procurar outro emprego para garantir o sustento de sua família. Ele trabalha em duas ou mais EMPRESAS e na maioria das vezes a EMPRESA PÚBLICA – Polícia – vira o “bico”.
O FUNCIONÁRIO – o Policial – desgastado física e emocionalmente, totalmente desmotivado, não consegue interagir corretamente com o CLIENTE.
Refém de uma "política" equivocada VITIMIZA O CLIENTE e VITIMIZA A SI PRÓPRIO, considerando que a ele todas as culpas e todas as penas legais.
Por favor, releiam os VALORES da LABS D’OR e analisem como a “política” de segurança pública trata os CLIENTES e os FUNCIONÁRIOS.
Como trata os POLICIAIS e os CIDADÃOS.
O resultado só poderia ser um, o fracasso da EMPRESA.
Concluindo, a GESTÃO está totalmente equivocada!