quarta-feira, 2 de julho de 2008

BLOG REPÓRTER DE CRIME - JORGE ANTONIO DE BARROS - 01/07/2008 - CASO DUQUE

Blog Repórter de Crime.
Jorge Antônio Barros.
Caso Duque.
O governador às vezes fala como se estivesse em Paris.
Sejamos sinceros. Quando o assunto é segurança, o governador Sérgio Cabral, às vezes, fala como se estivesse bem distante do Rio. Como se estivesse, por exemplo, em Paris. Nos jornais de hoje, ele afirma que o PM que matou um jovem desarmado e inocente para supostamente proteger o filho da promotora Márcia Velasco, de quem era guarda-costa, é um despreparado. Ora, isso é óbvio. Inclusive este policial extrapolou sua função. Bastava um pouco de inteligência para tirar o seu protegido do local da briga e não botar mais lenha na fogueira que acabou tirando a vida de um rapaz.
O que o governador precisa apurar é por quem o PM foi "despreparado". O policial pertence à polícia que supostamente está sob o controle do próprio governador, que foi mais rápido por exemplo para debelar a crise que derrubou o antigo comandante, coronel Ubiratan. Por que há tanto policial despreparado? Por que não há uma cadeia de responsabilidade em tanto despreparo?
O caso do estudante Daniel Duque, assassinado na porta de uma boate em Ipanema, levou ao menos o governador a responder a uma pergunta que cansaram de fazer aqui neste blog. Na matéria publicada hoje no GLOBO o governador informou que o número de PMs cedidos a outros órgãos já diminuiu cerca de 40% desde o início do seu governo. Já? Eu diria AINDA. A PM ainda tem cedidos a outros órgãos 1.778 policiais, efetivo suficiente para montar dois novos batalhões no Grande Rio - um na Zona Oeste e outro em São Gonçalo ou Niterói, por exemplo.
Falando ainda no caso do estudante assassinado, soube que a promotora Márcia Velasco - cujo segurança foi o pivô da tragédia - está arrasada com o episódio. E, ainda que seja impossível, tem tentado de toda forma se colocar na situação da mãe da vítima, Daniela Duque, que
deu emocionante depoimento hoje no Programa Mais Você, da Rede Globo.