quarta-feira, 19 de março de 2008

DIA ONLINE - 19/03/2008 - NO ALEMÃO, POLÍCIA RONDA MAS NÃO ENTRA

No Alemão, polícia ronda mas não entra
Força Nacional ocupa acessos às favelas e poucos PMs patrulham o complexo.
Secretário de Segurança nega acordo com o tráfico
Celso Jr.

"Rio - Poucos policiais militares patrulharam ontem o entorno do Complexo do Alemão, um dia depois de uma viatura do 16º BPM (Olaria) ser recebida com fogos de artifício minutos antes do início das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na comunidade.
Nos acessos, apenas homens da Força Nacional de Segurança (FNS) estavam de prontidão. Apesar da ausência da PM em pontos fixos, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, frisou que a polícia não fez acordo com lideranças comunitárias para interromper operações e ficar fora das favelas durante o projeto.
Galeria de fotos do início das obras do PAC
“Quero deixar claro que nenhum representante da Secretaria de Segurança, seja da PM ou da Polícia Civil, fez ou fará qualquer acordo desse tipo. O que estamos fazendo nesse primeiro momento das obras é respeitar nosso planejamento”, afirmou. Segundo ele, a redução do número de PMs nas favelas da região já estaria programada para evitar confrontos e permitir a instalação dos canteiros de obras.
Com um tom bem diferente de discursos recentes, quando a política de enfrentamento dos criminosos era sempre lembrada, Beltrame informou ontem que o governo executará no Alemão uma “operação social”. “A polícia não vai entrar de assalto, de maneira agressiva. Nosso trabalho de investigação vai continuar independentemente do PAC. Agora à tarde (ontem), por exemplo, se tivéssemos informações precisas sobre um paiol, faríamos uma operação lá”, garantiu ele, que participou da assinatura de convênio para repasse de verba do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) à segurança.
Presente na solenidade, o comandante-geral da PM, coronel Gilson Pitta Lopes, assegurou que o policiamento ostensivo na região continua, embora sem reforço. Ele reiterou que as ações na primeira fase do PAC serão baseadas no trabalho de inteligência, evitando confrontos diretos. “Nos últimos dias vem existindo um clima de tranqüilidade na região e sentimos queda nos índices de crimes. Isso ocorreu em função da migração dos traficantes para outros locais, como a Vila Cruzeiro”, afirmou Pitta.
Em busca de verbas, Beltrame vira ‘pedinte’
Convênio de cooperação que repassa R$ 10 milhões da arrecadação do Detro para o reaparelhamento da polícia foi assinado ontem no Palácio Guanabara. O governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, disse que o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, recorrerá a outros para conseguir ajuda para sua secretaria.“O Beltrame poderá se o nosso pedinte em todos os setores, já que a prioridade do governador é reforçar a segurança”, observou Pezão. Liberados em dez parcelas, os R$ 10 milhões serão usados para compra de 100 carros para a Polícia Civil na capital, 50 para a PM no interior do estado, motos para atuar em vias expressas e para a instalação de 17 cabines blindadas nas zonas Norte, Oeste e em Niterói."
O "puxão de orelha" do Presidente Lula provocou mudanças impressionantes, tanto nos discursos, quanto nas ações.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO

Um comentário:

Anônimo disse...

Cel Paúl. Não foi bem um "puxão de orelha"; foi mais um "passa-moleque".