terça-feira, 25 de março de 2008

PROPAGANDA GOVERNAMENTAL SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA NO RJ


O Governo do Estado do Rio de Janeiro tem veiculado na mídia em geral e em outdoors espalhados pela cidade, uma campanha sobre os seus investimentos na área da Segurança Pública.

A propaganda informa a modernização do 190 e a compra de viaturas operacionais.

Os anúncios governamentais aparecem nos intervalos comerciais do horário nobre da televisão.

Na Rede Globo surgiram nos intervalos do "Fantástico" e do "Jornal Nacional", por exemplo.

Sinceramente, eu não tenho a menor idéia do custo de toda essa propaganda governamental.

Aliás, na condição de cidadão fluminense, patrocinador desse Estado do Rio de Janeiro, não consigo entender o gasto do dinheiro público - nosso dinheiro - nesse tipo de propaganda.

Sem dúvida, a melhor propaganda seria a prestação de um serviço público de qualidade para o cidadão fluminense, o que na área da segurança pública, está longe de ser uma REALIDADE.

O servidor público que arrisca a vida na área da segurança pública - o Policial Militar - nunca esteve tão desmotivado, considerando que não recebe qualquer incentivo relacionado com o recebimento de salários dignos.

Atordoado, o Policial Militar assiste a essa propaganda e se pergunta:

- Por que alegam que não existe dinheiro para conceder salários dignos, se existe dinheiro para esse investimento em propaganda?

Um investimento totalmente inócuo, diante da realidade vivenciada por cada cidadão do Rio de Janeiro.

Ratifico que não tenho a menor idéia sobre o custo de toda essa propaganda e se alguém souber, por favor, informe nos comentários.

Uma coisa é certa, toda essa propaganda governamental me motivou ainda mais para continuar participando da mobilização cívica pelo resgate da cidadania do Policial Militar e do Bombeiro Militar.

Certamente, a propaganda governamental não informará ao Brasil que os Policiais Militares do Rio de Janeiro ganham o segundo pior salário do país.

A propaganda governamental não veiculará que um Soldado da Polícia Militar ganha menos de R$ 30,00 (trinta reais) por dia, para arriscar a vida em defesa da Sociedade Fluminense.

Metade do que ganha uma diarista no Rio de Janeiro.

Nós, Policiais Militares e Bombeiros Militares, devemos ser os veículos dessas informações, para que o cidadão fluminense saiba a importância que o governo estadual tem atribuído à Segurança Pública no Rio de Jnaeiro.

Essas verdades nunca serão veiculadas nos intervalos do "Fantástico" ou do "Jornal Nacional".

Porém, quem sabe, nós consigamos colocá-las em "panfletos" e "outdoors" espalhados pela cidade do Rio de Janeiro, isso nós podemos, basta querermos!


REUNIÃO NA AME/RJ

26/03/2008 - Quarta-feira - 1900 horas

COMPAREÇA!

PARTICIPE!

VAMOS MUDAR ESSA REALIDADE!

JUNTOS SOMOS FORTES!



PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO

9 comentários:

Anônimo disse...

AGORA SIM, GOSTEI DA INICIATIVA. O NEGÓCIO É INCOMODAR, NÃO DEIXAR CAIR NO VÁCUO DO ESQUECIMENTO. QUERO VER NA PRÁTICA, QUERO PASSAR NA AV. BRASIL E VER UM OUTDOOR DESTE. SE TIVER VAQUINHA PRA PAGAR, INFORME ONDE POSSO COLABORAR.

Anônimo disse...

Juro que não entendi...
Tem aquela historia do explica mas não justifica, quando vemos companheiros adidos em outros órgão estaduais...
Mas acho que voces também não vão acredita na ultima...
Bol PM nº 035 - página 18
" ADIR, de acordo com o inciso IX, Art 21 do R-16, passando a servir a disposição da Polícia Militar do Estado do Pará:
CB PM RG 56.401 SIMONE CRISTINA GOES MOREIRA BLANCO (Ref Proc nº E-09/246/2500/2007, DOERJ nº 033 de 20 fev 2008)"
Juro que não estou sonhando, e também juro que não li errado (li mais de dez vezes para tentar entender)...
Alguem se arrisca a explicar???
Policia Militar do Pará???
Pode???

Anônimo disse...

Não adianta. O governo(?) joga dinheiro fora mais uma vez com estas propagandas inócuas.
Pensa que está enganando a quem?
O turista não vem mais, o carioca conhece as mazelas; a quem eles querem enganar? Só se forem os marcianos!

Nunca um velho ditado se mostrou tão apropriado: "A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS".


Turma 76

Anônimo disse...

Ih, o governo lembrou que nós existimos!

Leia-se: vem mais alguma coisa voltada para nos prejudicar ou difamar:




Secretaria lança cartilha para orientar cidadãos sobre direitos na hora da abordagem policial


Brasília - A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) iniciou nesta segunda-feira a distribuição de quatro publicações que têm o objetivo de melhorar a relação entre a população e os órgãos responsáveis pela Segurança Pública e também fortalecer as Ouvidorias de Polícia.

Duas são voltadas para a população, são elas: “A Polícia me Parou. E agora? e “Você Conhece a Ouvidoria de Polícia?”. Uma delas é destinada aos policias militares, trata-se do “Guia de Direitos Humanos”. A quarta publicação é o “Guia de Referência para Ouvidorias de Polícia”.

“As publicações foram produzidas pelo Programa de Apoio Institucional às Ouvidorias de Polícia, que á financiado com recursos da União Européia”, explica a diretora nacional do Programa da SEDH/PR, Isabel Figueiredo.

Segundo ela, a proposta é encontrar caminhos para divulgar o trabalho das Ouvidorias de Polícia e fortalecer a ação pró-ativa, por meio da disseminação dos direitos da população em situações de abordagem e recordar noções de direitos humanos para os policiais militares”.

O folheto "A Polícia me parou. E agora?" dá dicas à população sobre como se comportar durante uma abordagem policial e quais os seus direitos nessa situação. O público-alvo prioritário são os jovens, principalmente os que vivem na periferia das grandes metrópoles.

Com tiragem de 1 milhão de exemplares, o folheto será distribuído pelas 14 Ouvidorias de Polícia nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará e Bahia. A perspectiva é que o material esteja em todos as ouvidorias até o final da próxima semana.

"A nossa proposta é que cada ouvidoria tenha a sua forma de atuação com a população, privilegiando contatos com escolas públicas, reuniões com a comunidade", afirma Isabel.

"A abordagem policial é um procedimento rotineiro e não pode ser usada como um mecanismo de perseguição ou abuso. Faz parte do trabalho da polícia fazer revista em situações suspeitas”, lembra Isabel. Segundo ela, a idéia da publicação é melhorar esse contato para que não ocorram confrontos.

"Queremos deixar bem claro que de forma alguma o folheto é um material contra a polícia. Ao contrário, o que buscamos é evitar situações de beligerantes que são ocasionadas tanto por abusos de policiais”, conclui.












Para isso o governo também tem dinheiro! Só não tem para pagar um salário digno e nos tirar da MENDICÂNCIA!

Anônimo disse...

.





Se eles puserem propaganda em outdoor vamos colar cartazes em cima escrito:

pagamos o PIOR salário do país para nossos policiais-mendigos que estão passando fome e DESMOTIVADOS.

Anônimo disse...

AÇÕES CONCRETAS, CHEGA DE FALÁCIA, VAMOS VERDADEIRAMENTE PARTIR PARA O CONFRONTO, REPITO SEM ANARQUIA, COM ORDEM E DECÊNCIA.

A TROPA NÃO GOSTA DE SER MANIPULADA, FIQUE ADMIRADO QUEM QUISER, MAS ELA SABE QUANDO ESTÃO FAZENDO ISTO.

DEPENDENDO DAS AÇÕES PODEMOS CRESCER OU ESVAZIAR O MOVIMENTO.

CERTAS REGRAS EXISTEM PARA SEREM QUEBRADAS ATÉ JESUS QUEBROU ALGUMAS, QUANDO ESTAS ERAM USADAS PARA MANIPULAR VIDAS.

A PROPÓSITO PORQUE O SENHOR NUNCA POSTA MEUS COMENTÁRIOS?

A CRÍTICA TEM SEU ESPAÇO EM QUALQUER LUGAR DESTE MUNDO, E NOS AJUDA A PENSAR.

JUNTOS SOMOS FORTES!

Dr. Praça disse...

A ideia é sensacional. Porque não cria-se uma Conta corrente com esse objetivo? Poderia ser para Outdoors, faixas e cartazes, onde estes últimos poderiam ser enviados por e-mail e cada um de nós teriámos o compromisso de imprimir ou fazer algumas cópias, cerca de 100 e espalharmos pela cidade em dia e hora marcada, mas sem alarde... Sou praça, queria ver uma polícia melhorpara todos. Estou há algum tempo, e sempre vi as vanteges irem direcionadas somente aos oficiais; Cursos, Refeição, Tudo.
Não queria uma polícia dividida, e sim uma igual para todos, onde o oficial não pense que Deus e o Praça um inútil.
Só isso, é muito?
Dr. Praça

Anônimo disse...

Engana-se o Amigo (Anônimo) que fez a seguinte colocação “Leia-se: vem mais alguma coisa voltada para nos prejudicar ou difamar:” relativo as quatro edições sobre uma cartinha na qual esta sendo distribuída para que o Cidadão saiba quais os procedimentos a serem seguidos quando forem abordados por policias. Parabéns a essa iniciativa, pois quando abordamos algum suspeito devemos proceder como profissionais que somos, talvez um grande numero dos componentes das Policias não o façam por nunca terem tido instruções para agirem dessa forma ou por não estarem preparados emocionalmente, afinal os Governantes na pressa de maquiarem o “Caos” que nos encontramos, para a cobrança cada vez maior da Sociedade, confecciona um Policial em apenas seis meses, e acredite já vi casos de ate em três meses, nos “jogando” nas ruas sem o devido preparo e sem os devidos equipamentos de segurança, só para nos passarmos uma falca sensação de segurança. Saiba Amigo Anônimo, que quanto maior seu conhecimento mais difícil é para te manusear, isso é o que nos falta, conhecimentos, conhecer as Leis as quais somos os “fiscais”, conhecermos nossos Direitos para que possamos cobra-luz e os nossos Deveres para que eles não nos sejam impostos, em muitas vezes de maneira arbitraria, por isso é que acho muito boa a iniciativa, porem devemos fazer o mesmo, termos iniciativa, pois quem de dever não faz por questões Políticas ou Pessoais, cabe a cada um de nos disseminar essa idéia entre os assemelhados, para que quando também formos tratados de forma não condizente pelas pessoas as quais abordamos, possamos através das nossas atitudes ter a credibilidade a qual nos foi retirada.
Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro
SGT PM RJ

Anônimo disse...

Eu gostaria de lembrar, cadê o Riocard, que só beneficiou meia dúzia de "pessoas", como diz o secretário de segurança se referindo aos policiais militares, por que o restante da corporação ainda não recebeu?