domingo, 14 de outubro de 2007

A CORRUPÇÃO e o livro A CABEÇA DO BRASILEIRO.



É com imensa satisfação que tenho percebido que o livro “A CABEÇA DO BRASILEIRO”, do autor ALBERTO CARLOS ALMEIDA, com a colaboração de CLIFFORD YOUNG e que trata da Pesquisa Social Brasileira, tem ampliado o seu espaço nas livrarias da cidade.
Com a sua capa brasileiríssima, em amarelo, verde e azul, o livro tem alcançado a pilha da frente no balcão de algumas livrarias.
Isso é um bom sinal, pois somente conhecendo o problema poderemos tentar resolvê-lo e o livro nos oferece ótimos subsídios.

Percebo que valeu a pena interromper a leitura do livro “UM ANTROPÓLOGO EM MARTE”, de OLIVER SACKS, para dedicar-me inteiramente as suas páginas.
No artigo recente - OS CORRUPTOS – BASEADO EM FATOS “REAIS” (http://celprpaul.blogspot.com/2007/10/os-corruptos-baseado-em-fatos-reais.html), resisti em citar o livro em referência e só decidi não fazê-lo, quando optei por dedicar um artigo especificamente ao início do Capítulo 1 – CORRUPÇÃO: COM JEITINHO PARECE QUE VAI.

O Capítulo 1 está compreendido entre as páginas 45 a 71, começando com um trecho de uma música de JORGE BEM JOR, “CARAMBA... GALILEU DA GALILÉIA”:

“E como já dizia Galileu da Galiléia
Malandro que é malandro não bobeia
Se malandro soubesse como é bom ser honesto
Seria honesto só por malandragem, caramba
Ai, ai, caramba, ai, ai, caramba”.

O autor demonstra os resultados da pesquisa sobre os temas FAVOR, JEITINHO ou CORRUPÇÃO?


Uma abordagem muito interessante sobre a diferença entre esses três termos.
Mais uma vez, convido a todos para a leitura do livro, as surpresas surgirão em cada folha virada.
Na página 54, o autor destaca o resultado da pesquisa, os 7 (sete) casos que os entrevistados consideram como CORRUPÇÃO e não como FAVOR ou JEITINHO.
Dois desses casos me chamaram mais a atenção:
O terceiro – Dar 20 reais para um guarda para ele não aplicar uma multa – que foi considerado como CORRUPÇÃO por 84% (oitenta e quatro por cento) dos entrevistados.
O resultado demonstra que 16% (dezesseis por cento) dos entrevistados não consideram tal fato um ato de corrupção, um ato criminoso.
E apenas para destacar a relevância do percentual, o Botafogo não possui a preferência de 16% (dezesseis por cento) dos torcedores do Estado do Rio de Janeiro e a sua torcida é imensa.


O quinto – Uma pessoa ter dois empregos, mas só vai trabalhar em um deles – que foi considerado CORRUPÇÃO por 74% (setenta e quatro por cento) dos entrevistados.
E por que esse item me chamou tanta atenção?
Pelo inusitado do fato, como uma pessoa pode ter dois empregos e só ir trabalhar em um deles?
Isso é impossível, a vista desarmada, como gostam de citar os homens da ciência.
A única vantagem de se ter dois empregos e só trabalhar em um, seria receber dois salários, ou seja, receber um dos salários sem trabalhar.

E isso é impossível!
Imagine você, brasileiro, empregado da construção civil, tendo dois empregos, em horários simultâneos e só comparecendo em uma das obras para erguer paredes.
Imagine você, brasileira, diarista, marcando faxina no mesmo dia e hora, em dois lugares diferentes, só comparecendo em um deles para fazer a faxina.
Imagine você, brasileira, professora particular, trabalhando em duas escolas diferentes, no mesmo dia e hora, só comparecendo em uma delas para ministrar aulas.
Imagine você, brasileiro, médico, marcando consultas no mesmo dia e hora, em clínicas diferentes, só comparecendo em uma delas para atender aos pacientes.
Vocês 4 (quatro) teriam o mesmo destino, a demissão e não receberiam um dos salários.
Entretanto, existe uma categoria de brasileiros, que pode realizar tal proeza.
Os funcionários públicos.
Não os funcionários públicos que movem esse país continente, trabalhando exaustivamente para fazer a máquina gigantesca andar e recebendo parcos salários.
Vocês não!
Porém, existe uma categoria especial de funcionários públicos, OS CEDIDOS!
Isso mesmo, os que não trabalham no órgão de origem e ganham gratificações e outras vantagens para exercerem atividades em outros órgãos.
E como tem professor público cedido, por exemplo, nesse país de salas de aula vazias!
Essa turma consegue o impossível, ganhar dois “salários” e só comparecer para trabalhar em um dos “empregos”.
Em tese, salvo entendimento errado de minha parte, deve ser essa situação a alcançada pela pesquisa.
A Polícia Militar tem lutado contra essa prática, solicitando o retorno de todos os CEDIDOS e olha que são mais de 2.000 (dois mil), embora nem todos ganhem gratificações, principalmente os Praças.
A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária teria sérias dificuldades para continuar funcionando, caso todos os CEDIDOS retornassem, pois é o órgão que possui mais Policiais Militares CEDIDOS.
Interessante destacar que na Polícia Militar existe um grau hierárquico que se destaca quando abordamos o tema CEDIDOS.
O posto de MAJOR.
Cidadão Fluminense, 1/3 (um terço) dos Majores da Polícia Militar não trabalham na Polícia Militar, eles estão cedidos a diversos órgãos.
Mais de 100 (cem) Majores da Polícia Militar não trabalham na Polícia Militar!
Isso é um fato real!


Mal comparando, seria como se toda a torcida do Flamengo (1/3 dos torcedores do estado) fosse assistir aos jogos do Fluminense, ao invés de comparecer ao Maracanã, para incentivar o “Mengão”.
Eles ganham dois “salários” para trabalhar em um único emprego.

Portanto, para que não surjam interpretações inadequadas, apresento uma proposta:

Todo Policial Militar que está CEDIDO ou que venha a ser CEDIDO deve optar entre receber o salário pago pelo estado ou receber a gratificação e as outras vantagens pagas pelo órgão que o acolhe.

Simples e eficaz.


Seria um bom começo e o êxodo dos Majores poderia findar!


PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL
CORREGEDOR INTERNO

6 comentários:

Wanderby disse...

Proposta absolutamente coerente.

Anônimo disse...

CORONEL, DESCULPE,MAS ESTA NOTICIA NÃO É TORTURA?DEPOIS DIZEM QUE A PM É QUE É BANDIDA.VEJAM A REPORTAGEM DE HOJE DO JORNAL O DIA, A COVARDIA QUE FIZERAM COM UM HOMEM NA FRENTE DE SUA FILHA.CADÊ AS ONGS, A IGREJA O GOVERNADOR PARA APURAR O ASSUNTO O MAIS RÁPIDO POSSIVEL E DAR UMA RESPOSTA A SOCIEDADE.CIVIL INDIGNADO.

15/10/2007 01:26:00

Executado por ser PM

Soldado foi morto em assalto depois de ser identificado

Rio - A polícia ainda não tem pistas dos assassinos do soldado da PM Sebastião Tadeu Teixeira Mendes, de 28 anos, morto com sete tiros nas costas durante um assalto, na tarde sábado, em lava-jato na Rua Amarajó, no Rio da Prata, em Bangu.

Segundo familiares, Sebastião e a filha de 1 ano e seis meses saiam do lava-jato no carro do PM, um Fiat Stylo, quando quatro homens chegaram em um Peugeot 307 preto e anunciaram o assalto. Ao verem a farda e a arma da vítima, os bandidos mandaram Sebastião se ajoelhar para morrer. Ele tentou fugir se escondendo em uma casa nos fundos do estabelecimento, mas foi executado.

Antes do assassinato, os bandidos mandaram um funcionário do lava-jato retirar a menina de dentro do veículo e levá-la para a rua. “Os bandidos também atiraram no cão labrador que pertencia ao dono do estabelecimento. Depois, fugiram levando o carro de Sebastião”, informou um amigo da vítima que preferiu não se identificar.

De acordo com o delegado da 34ª DP (Bangu), Emerson Franco Rocha, os bandidos teriam utilizado a arma do próprio PM para matá-lo.

“Ainda estamos investigando, mas recebemos uma informação de que o carro do policial foi levado para a Favela da Coréia. Vamos investigar todas as informações e ouvir testemunhas do caso”, afirmou o policial.

Pai diz que fillho temia a morte

Indignação e revolta marcaram o enterro do PM Sebastião Tadeu Teixeira Mendes, lotado no 27º BPM (Santa Cruz). Pelo menos 150 pessoas acompanharam o sepultamento no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap.

Segundo o pai do policial, Francisco Pereira Mendes, o filho gostava da corporação, mas temia que algo de ruim lhe pudesse acontecer. “Meu filho sempre me dizia que qualquer dia desses eu iria vê-lo morto”, lembrou.

Francisco descreveu o filho como uma pessoa boa. “Meu filho é uma pessoa maravilhosa, muito bacana, um pai dedicado”, ressaltou, lembrando o filho como se ele ainda estivesse vivo. Sebastião era casado com N., com quem teve uma filha.

Para o irmão da vítima, que preferiu não se identificar, a morte de Sebastião será mais uma estatística da violência do Rio de Janeiro. “Esse é um momento de dor para a família e não queremos comentar o fato. Ele não tinha medo da profissão”, disse.

Anônimo disse...

CORONEL ASSIM NÃO DA PARA AGUENTAR,JÁ PAGAM MAL E AINDA PERDEMOS HOMENS DESTA FORMA,DEFENDENDO ESTA SOCIEDADE PODRE E DESONESTA?CHEGA DE SOFRIMENTO,VEJA A IMAGEM DO JORNAL O DIA ONDE A FILHA DO POLICIAL UMA JOVEM É AMPARADA POR UM HOMEM DA PEMERJ,HOMEM HONESTO QUE SAIU DESTA SOCIEDADE QUE TANTO QUER DESUSES, MAS QUE É ESTA SOCIEDADE QUE É A PRIMEIRA A ATIRAR PEDRAS NA PEMERJ.ONDE ESTÃO A OAB, ONGS, POLITICOS, GOVERNADOR, IMPRENSA IGREJAS, SOCIOLOGOS, ANTROPOLOGOS, VIVA RIO E OUTROS PALHAÇOS PARA DEFENDER NOSSOS HOMENS QUE SÃO CHEFES DE FAMILIA?CHEGA DE PALHAÇADA VAMOS DEFENDER NOSSOS POLICIAIS COM DIGNIDADE, POIS SOMENTE QUEM É PAI, MÃE, FILHO DESTES HOMENS SABEM O QUE SOFREM E O QUE ENFRENTAM.




15/10/2007 15:51:00

Somente nesta manhã, dois PMs foram mortos e um sub-tenente foi baleado

Crimes ocorreram em Caxias, Bangu e Jacarepaguá




Rio - Dois policiais militares foram mortos e um foi baleado somente na manhã desta segunda-feira no Rio de Janeiro. Os crimes ocorreram em Caxias, Bangu e Jacarepaguá.

O primeiro caso foi policial militar do Batalhão de Choque Glebson Moura de Souza. Segundo o 15º BPM (Caxias), ele foi encontrado morto na Rua Barbacena, bairro Doutor Laureano, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. No mesmo local foi encontrado baleado Jorge Israel França, 24 anos. Ele foi levado para o Hospital de Saracuruna. O caso foi registrado na 59ª DP (Duque de Caxias).

Já o sub-tenente da Polícia Militar Antônio Carlos Gomes de Assis, 58 anos, foi baleado no pescoço durante tentativa de assalto, em Bangu, na Zona Oeste, por volta das 9h30 desta segunda-feira. Ele teria reagido ao ser rendido por dois homens quando passava pela Rua Primeiro de Maio. De acordo com o 14º BPM (Bangu), ele foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo. Os bandidos conseguiram fugir.

No fim da manhã, o policial militar William de Araújo Rodrigues foi morto a tiros por bandidos, durante confronto na Favela do Caratê, em Jacarepaguá, na Zona Oeste. Soldados do 18º BPM (Jacarepaguá) faziam patrulhamento normal, mas quando passaram em frente a uma boca de fumo foram surpreendidos por tiros. O soldado ferido morreu no local. O corpo foi levado pelos colegas para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra.

A Assessoria de Imprensa da Polícia Militar informou que William será sepultado na tarde desta terça. O seu corpo será velado até as 13 hs no Cemitério do Tanque, em Jacarepaguá. O sepultamento está previsto para as 14 hs no Cemitério Jardim da Saudade, Sulacap.

À tarde, a PM fez operação na favela para capturar os assassinos. Houve nova troca de tiros e o bandido identificado somente Galê foi morto. Ele era o gerente do tráfico de drogas na comunidade. Foram apreendidos uma metralhadora anti-aérea, três pistolas, mil munições, maconha e crack.


CIVIL E PAI DE MILITAR MUITO REVOLTADO,QUE O GRANDE ARQUITETO DEFENDA TODOS OS PMM E MEU FILHO, POIS CASO ALGUMA COVARDIa aconteça viro um guerrilheiro e detono estes bandidos todos.

Anônimo disse...

Sugestão.

Sei que depende de alteração da lei de promoções.

Ao sair da PMERJ interrompe-se a contagem do interstício do posto, do "Oficial maçaneta" somente retornando-se a contá-lo após o retorno a Corporação. Assim podem ficar o tempo que desejarem abrindo portas e bajulando todo mundo. Ficarão fora do quadro de acesso e sem promoções, por falta cumprimento de requisito. Cumprido requsito concorrem à promoção como todos os bobos que tiraram seus serviços e fizeram seus "IPMs".

Anônimo disse...

Proposta coerente!
Mas qual deveria ser a contrapartida do Estado para que os PPMM não se dispusessem a servir em outros órgãos alheios a Corporação?
Quem sabe a valorização dos vencimentos aliada aos cortes das gratificações destas funções alheias à PM?
Talvez seja um caminho.


Turma 76

Anônimo disse...

Matéria polêmica, mas instigante, gostaria de dar algumas sugestões:
a)Talvez a contrapartida pudesse ser acabar com o excesso de permanência no último posto, ocupando vaga! (a criação do Tribunal de Justiça Militar seria uma opção - A CRFB autoriza, mas quem quer buscar tal opção?);
b)o fim da valorização apenas dos comandantes (só eles são gratificados), estendendo a gratificação aos subcomandantes, tb! Afinal, quem comanda realmente as OPM's são os SCMT (os quais, não raras vezes, são Maj PM, que tb estão assumindo até Ch do EM dos Cmdo Intermediérios)
c)Valorizar os Oficiais, em geral, mas principalmente os Superiores, os quais são aplicados de qualquer forma. Às vezes até justificando os comentários das praças que afirmam, não raras vezes, que os oficiais não passam de "sd com estrelas".
d) o fim da nomeação de comandantes SEM CSP, prestigiando os que já estão preparados para alçarem o último posto (Cel PM) e que, não raras vezes são comandados por oficiais que não prestam o concurso para o CSP por não quererem perder os comandos (será?) ou porque não consegue passar mesmo. (aí é menos provável!) Assim atenderia principalmente à lei que determina que os comandantes devem ser possuidores de CSP (lembram!!!!?)
e) e, finalmente, aumentando substancialmente o salário dos integrantes da corporação, pois, sejamos sinceros, idealismo tem o límite demarcado pelas necessidades básicas do ser humano e aqui faço uma pergunta básica:
" Será que, se o nível salarial da PMERJ fosse igual ao das coirmãs que tem os maiores salarios no Brasil, os nossos coronéis permaneceriam 35, 40 anos no serviço ativo?" Não acredito!, prefiro entender que os mesmos perseverem na ativa para preservar o salário indireto (lícito lógico!) que as funções exercidas garantem (afinal, a profissão é de risco, ganha-se um pouco mais na inatividade, a família pede a saída, há uma pressão dos amigos pelo afastamento face às acusações de corrupção, etc.)
Bom, acho que podemos pensar nestes tópicos.