sexta-feira, 2 de maio de 2008

O GLOBO - 02/05/2008 - PROTESTO ANTIVIOLÊNCIA OCUPA PRAIA DO RECIFE

O jornal O Globo publica nessa sexta-feita uma matéria sobre ato cívico realizado na cidade de Recife pela ONG RECIFE PELA PAZ, em parceria com a ONG RIO DE PAZ, que atua no Rio de Janeiro e que no último final de semana promoveu o ato cívico VIA CRUCIS, no Aterro do Flamengo, quando foram fixadas 2000 cruzes brancas nos canteiros ao longo das pistas, simbolizando cada pessoa assassinada no Estado do Rio de Janeiro em 2008.
O ato cívico VIA CRUCIS teve grande repercussão nacional e internacional.
A matéria é da jornalista Letícia Lins e informa que o ato em Recife foi um protesto inusitado: "espalharam pela beira-mar 500 sacos plástico pretos que, juntos, davam a impressão de corpos à espera de resgate em um campo de guerra".
Uma da faixas identificava o local como "CAMPO DE BATALHA" - "Pernambuco chora pelos seus 1511 mortos por assassinato em 2008".
A matéria esclarece ainda que na "quarta-feira o PeBody-count, o blog contador de homicídios ocorridos no estado, inaugurou um painel eletrônico digital em Recife que conta as vítimas de assassinatos."
As mobilizações cívicas que se espalham pelo Brasil noticiando as vítimas de assassinatos no país cumprem a importante missão de dar conhecimento ao povo brasileiro sobre a dimensão do problema.
Conhecer um problema é a condição indispensável para começar a resolvê-lo.
O manifesto que a ONG RIO DE PAZ vai encaminhar ao Presidente da República, com um milhão de assassinaturas contém uma série de propostas para que juntos possamos iniciar uma mudança nesse cenário de violência urbana que vitimiza as populações das metrópoles brasileiras.
A valorização dos profissionais de segurança pública - o Policial Militar e o Policial Civil - é uma dessas propostas e alguns estados da federação já começaram a investir nessa valorização, condição sem a qual nunca conseguiremos exercer o nosso direito a usufruir de uma segurança pública de qualidade.
Cidadão brasileiro, participe dessa mobilização cívica, assine o manifesto:
JUNTOS SOMOS FORTES!
MOVIMENTO SEGURANÇA CIDADÃ!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
CIDADÃO BRASILEIRO PLENO