terça-feira, 28 de junho de 2011

FINALMENTE, A FARSA DAS UPPs COMEÇA A SER REVELADA.

Desde 2009 o nosso blog denuncia a farsa das Unidades de Polícia pacificadora (UPPs), onde os Policiais Militares sofrem uma série de constrangimentos e limitações de direitos, dentre eles o direito de ter os Equipamentos de Proteção Individual adequados.
Além de denunciar no blog, comunicamos ao Ministério Público da Cidadania e da Tutela Coletiva através de várias denúncias formais, inclusive com relação aos coletes inadequados, que seria arquivada, mas nós entramos com um recurso contra esse arquivamento, o que pode ser confirmando junto ao órgao que fiscaliza as leis.
Finalmente, um órgão da mídia resolve tratar do assunto. Esperamos que todas as denúncias sejam publicadas, não faltará assunto.
O Extra pode começar com os PMs do concurso de 2008, os quais deveriam estar no Interior e estão obrigados na Capital. Outro tema interessante, em tese, é a improbidade administrativa por parte do comando da PMERJ, que ao invés de colocar os PMs no Interior, paga a passagem para que eles venham do Interior para a Capital para trabalharem nas UPPs. Uma despesa desnecessária que deve atingir cerca de R$ 300.000,00 a cada mês. Tal absurdo também foi comunicada ao MP da Cidadania e da Tutela Coletiva. Em algumas UPPs o comando não paga as passagens, mas manda viaturas pegarem e levarem os PMs do Interior. Imaginem o gasto em combustíveis?
Parabéns ao jornal Extra, afinal antes tarde do que nunca e, por favor, sigam com as matérias sobre as verdades que cercam as UPPs, um lado sombrio que estava escondido pela mídia e pelo governo.
JORNAL EXTRA
BLOG CASOS DE POLÍCIA
Policiais da UPP da Coroa afirmam trabalhar sem colete apropriado

Guilherme Amado
Os policiais da UPP dos morros da Coroa, Fallet e Fogueteiro — a mesma onde três soldados ficaram feridos após o lançamento de uma granada por traficantes no último sábado — não trabalham com o colete apropiado e criticam o tipo de armamento que usam no dia a dia. Ouvidos nesta segunda-feira pelo EXTRA, diversos PMs lotados na Coroa revelaram temer novos ataques. Em pesquisa feita nas nove primeiras UPPs pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), o medo de sofrer ataques do tráfico atinge 54% dos agentes.
— O único colete disponível é tamanho extra grande. O policial precisa do colete no tamanho apropriado por causa da aderência. Se não estiver no tamanho certo, o tiro atravessa — criticou o policial X., que estava de plantão na noite do ataque: — Nem quis ver o lugar onde houve o ataque. A cena era muito forte.
Outro alvo de crítica entre os policiais da Coroa é a decisão do comando de entregar fuzis só para o Grupamento de Ações Táticas (GAT), responsável por operações complexas. Hoje, cabe a cada UPP decidir que armas entregar a cada equipe de PMs, de acordo com a necessidade.
Segundo o Cesec, 94% dos policiais das nove primeiras UPPs acham necessário usar o fuzil no dia a dia, principalmente devido à presença de traficantes e armas na favela. A pesquisa apontou que, entre os policiais estudados, predomina a visão do personagem "capitão Nascimento", do filme "Tropa de elite", em vez de um policiamento de proximidade, como o pretendido pelo processo de pacificação, em que o fuzil precisa ser abolido para o sucesso da própria UPP.
No entanto, a decisão do comando da UPP Coroa — que só tem quatro meses de idade — vai contra a tendência das primeiras favelas pacificadas. No Santa Marta, o uso do fuzil demorou a diminuir. O mesmo ocorreu no Chapéu Mangueira e o Pavão-Pavãozinho. Segundo a Secretaria de Segurança, está sendo negociada a compra de 4.500 coletes para as UPPs. A distribuição entre os PMs será feita de acordo com o tamanho solicitado pelo policial.
O policial Alexsander Oliveira Silva, que perdeu uma das pernas no sábado, permanece internado em estado grave no Hospital da PM.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Anônimo disse...

Você policial militar,grite não aceite trabalhar em precarias condições,denuncie como aconteceu ontem,7 policiais por turno é absurdo,mesmo sabendo-se que os marginais ainda continuam nas upps,onde fazem suas necessidades?precisamos humanizar a policia militar e o corpo de bombeiros!!!

Anônimo disse...

descupem-me quiz dizer marginais nas favelas!!!