sábado, 25 de junho de 2011

BRASIL - CONSTRUÇÃO DE SUBMARINOS - CURIOSO ( ? ).

Marinha do Brasil - MB
Meios Disponíveis e Futuros

ESTALEIRO DE SUBMARINOS
ITAGUAÍ CONSTRUÇÕES NAVAIS
ESTALEIRO ITAGUAÍ
INTRODUÇÃO
O novo Estaleiro de Submarinos pertencerá à Marinha do Brasil, que vai cedê-lo por 20 anos, período em que será construído e operado por uma joint-venture, ou Sociedade de Propósito Específico (SPE), com 50% das cotas sob controle da Odebrecht, 49% da DCNS francesa e 1% da MB.
Essa participação do governo brasileiro na SPE será mesmo simbólica, mas ele terá uma “golden share”, o que lhe dará o direito de veto em questões estratégicas, como já ocorria na Embraer e também passou a ocorrer na Avibras desde 20 de janeiro de 2009.
O Estaleiro DCNS-Odebrecht estará apto em breve para garantir novas empreitadas de construção naval em larga escala para a Marinha do Brasil e exportações, tudo no bojo do Plano Estratégico de Defesa Nacional.
No mês de agosto de 2009, tornou-se realidade a construção da Base Naval de Submarinos e o Estaleiro da MB na área do Porto organizado de Itagauaí, pois foi criada a ITAGUAÍ CONSTRUÇÕES NAVAIS, como será chamado o Estaleiro DCNS-Odebrecht. O repasse da ordem de R$ 6,4 bilhões também foi consignado.
À época, foi noticiado que a associação franco-brasileira teria capital de R$ 10 milhões, com participação de 59% da Odebrecht e de 41% da DCNS, cujos executivos exercerão o controle da gestão. Essa divisão é diferente da originalmente divulgada (acima).
Para assegurar a produção das embarcações, a Itaguaí empregará 700 operários, encarregados da produção ao longo dos 15 anos de projeto. A previsão é de que o primeiro Scorpène deixe o estaleiro em 2017. Veja detalhes no PROSUB (9 Mb em pdf) (leiam).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

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